O jornal online "Agora Nós", procurando contribuir para o esclarecimento da comunidade educativa, no seu todo, e dos três setores que a constituem, a propósito das próximas eleições para o Conselho Geral, realizou uma entrevista a todas as listas concorrentes, dos três setores que compõem o Agrupamento. Em "continuar" poderão ser conhecidas as respostas às questões colocadas à Lista A dos Alunos, bem como a constituição da lista. As eleições serão no dia 10 de novembro.

 

AN - Qual a principal razão que vos levou a constituir esta lista?

A principal razão que nos levou a constituir esta lista foi o facto de considerarmos que representaremos, com seriedade e honestidade, os alunos e as suas vontades. A nossa intenção é fazer com que a voz de todos alunos seja ouvida nesse órgão.
Nós temos vindo a participar em vários outros projetos que nos fizeram “acordar”, analisar e refletir sobre as vivências do Agrupamento e, simultaneamente, a lutar pelo bem-estar dos alunos da Serafim Leite, considerando que estes são uma parte essencial da comunidade. Afinal, nós, alunos, somos uma significativa maioria da comunidade escolar e temos mesmo de ter voz, a nossa voz que, impreterivelmente, tem de ser respeitada e ouvida.
A nossa experiência, em cargos de representação de alunos, a vários níveis, é já reconhecida. Todos nós, Maria João Santos, Isaac Soares, Mafalda Silva, Bruna Santos e Ana Ferreira, participamos em projetos, como o Parlamento de Jovens, tendo contribuído para a apresentação de medidas relevantes para o combate a problemáticas que a todos nos preocupa. A Maria João representou, ainda, pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento como deputada na Assembleia Municipal de Jovens, já desde o Ensino Básico, tendo desempenhado um papel relevante na luta pelo início das tão desejadas obras do nosso Agrupamento, no momento em que estas estavam paradas. A sua voz ecoou no Fórum Municipal, dando o rosto por todo o Agrupamento, enquanto aluna que conhece, desde pequenina, a Serafim Leite.
Agora, com idade para, legalmente, concorrer ao Conselho Geral, consideramos que, face às provas que já demos, em projetos tão representativos, à escala municipal, distrital e nacional, reunimos as condições necessárias para representar os alunos serafinos e, desta forma, contribuirmos para que estes se sintam bem, se sintam felizes e se sintam bem representados na escola. Preocupamo-nos com todos e procuraremos ir ao encontro de soluções para os problemas de todos os alunos. Deixem-nos falar e escutem-nos – é o que tanto almejamos!

AN- Sabendo-se dos condicionalismos que enquadram as competências do Conselho Geral, indiquem as 3 medidas mais urgentes ou importantes, que gostariam de ver aprovadas nesse órgão.

Entre as várias competências do Conselho Geral, nós consideramos que as 3 medidas mais urgentes ou importantes pelas quais nos debateremos, nesse órgão, serão procurar, em conjunto com as entidades representadas nesse órgão, Câmara Municipal e Associações Empresariais e Comerciais e Associação de Pais, resolver problemas que, há muito, preocupam os alunos, a saber:
- existência de uma cobertura, desde a entrada da escola até ao edifício principal, para que nos sintamos mais protegidos, em dias de intempérie;
- mais espaços cobertos e destinados a momentos de lazer ou até de estudo conjunto;
- renovação do mobiliário de muitas salas de aula;
- aumento do número de computadores, nas salas de aulas, uma vez que esse recurso é cada vez mais utilizado e necessário como ferramenta pedagógica.
É igualmente importante propor atividades pedagógicas, científicas, culturais e desportivas que contribuam para uma maior motivação relativamente às nossas aprendizagens e que se coadunem com as vivências atuais dos estudantes.

AN - Como equacionam a relação entre o CG e a comunidade educativa no seu todo e os alunos em particular? Que medidas tencionam adotar para dar a conhecer aos alunos as medidas tomadas ou a tomar pelo Conselho Geral?

A nossa perceção é a de que a esmagadora maioria dos alunos desconhece a existência do Conselho Geral, a sua função na escola e os membros que a constituem. Aliás, cremos mesmo que julgam que o órgão mais importante de uma escola é a Direção, quando não é verdade. Desconhecem, ainda, as decisões que têm vindo a ser tomadas nesse órgão e de que forma essas acabam por influenciar as vivências dos alunos e toda a vida do Agrupamento ao qual pertencem e onde passam grande parte do seu tempo.
Assim sendo, queremos alterar essa situação e fazer com que os alunos passem a ser conhecedores das discussões levadas a cabo no Conselho Geral. Para isso, trabalharemos em conjunto com a Associação de Estudantes que, tal como o Conselho Geral, é uma organização fundamental numa escola e um dos elos entre alunos e professores, com a direção da escola e procuraremos participar nos Conselhos de Delegados de Turma.
Através das redes sociais, como o Instagram, o Twitter e o Facebook, pretendemos chegar mais facilmente aos alunos e divulgar o que é tratado e decidido nas reuniões. Através dos mesmos meios, auscultaremos os nossos colegas, tomando conta dos seus anseios, preocupações e intenções relativamente à escola e que mudanças gostariam de ver cumpridas, para, depois, como intermediários de toda a comunidade estudantil, aquando das reuniões do Conselho Geral, fazermos chegar a informação aos Conselheiros.

 

Lista A ALUNOS

 

 

 ListaA alunos fotos2

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 27, 2021

    Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

    Read more...
  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

    Read more...
  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

    Read more...
  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.

    Read more...
  • Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes

    Nov 27, 2021

    Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes Para apresentares o teu livro candidato ao Miúdos a Votos, basta acederes ao formulário disponível em bit.ly/3jHUlyT, ou em visaojunior.pt. Terás apenas de colocar o nome do livro, o autor, a escola a que pertences e o teu ano de escolaridade. Se o livro pertencer a[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Celestino Pinheiro

    Nov 22, 2021

    Celestino Pinheiro Recentemente aposentado, o professor Celestino Pinheiro é daquelas pessoas que sempre ficam na memória de todos. Grande dinamizador da imprensa escolar a ele se deve muito do trabalho feito pelo jornal Agora Nós. Docente de português, chegou agora o fim[…]

    Read more...
  • Os convívios de antigos alunos

    Oct 20, 2021

    Convívio de antigos alunos da Escola Industrial de S. João da Madeira, actual Escola Dr. Serafim Leite. Alguns destes convívios foram organizados por Teresa Margarida Brandão. Video com a cortesia desta ainda professora da escola via Professor Raul Esteves, facebook.[…]

    Read more...
  • O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

    Oct 7, 2021

    O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas[…]

    Read more...
  • Celebrando o dia da mulher

    Oct 6, 2021

    Celebrando o dia da mulher Nos cursos noturnos muitas atividades eram realizadas. A oito de março de 2005 os professores, funcionários e alunos destes cursos celebraram o dia da mulher com poemas e representações. Nestas fotos vemos e reconhecemos muitos dos participantes que por aqui[…]

    Read more...
  • Serafim Soares Leite

    Oct 5, 2021

    Atrevemo-nos a retirar de O Regional dois artigos de um já aposentado professor da escola, Daniel Neto, que ilustram a vida do Dr. Serafim Leite, patrono do agrupamento. Sobre as razões da escolha e sua obrigatoriedade por parte do ministério[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 26 visitantes e 0 membros em linha