O "Agora Nós", jornal online do AESL, procurando contribuir para o esclarecimento da comunidade educativa, no seu todo, e dos três setores que a constituem, a propósito das próximas eleições para o Conselho Geral, realizou uma entrevista a todas as listas concorrentes, dos três setores que compõem o Agrupamento. Em "continuar" poderão ser conhecidas as respostas às questões colocadas à Lista B dos Alunos, bem como a sua constituição. As eleições serão no dia 10 de novembro.

 

AN - Qual a principal razão que vos levou a constituir esta lista?

A principal razão que nos levou a juntarmo-nos numa lista foi o facto de acreditarmos que iremos conseguir lutar pelos interesses de todos os alunos de forma justa e responsável. Pretendemos que todos os alunos tenham a oportunidade de ser ouvidos e respeitados por este órgão.
A nossa lista é constituída por alunos com percursos letivos bastante diferentes, desde alunos que se juntaram ao nosso agrupamento no 1.º ciclo a alunos que se tornaram Serafins no último ano letivo. Acreditamos que todos têm o mesmo empenho e que todas as vozes serão ouvidas pois os nossos membros têm uma visão alargada acerca do funcionamento interino da nossa escola. Além de que todos nós nos encontramos, de alguma forma, ligados ao percurso das artes, uma área bastante reconhecida mas menos apoiada no nosso país.
Além disso, na nossa lista também temos elementos que já se encontraram e encontram envolvidos em diferentes atividades representativas da nossa escola como o Parlamento de Jovens, Amnistia Internacional, ERASMUS, Olimpíadas da Matemática, Português e Biologia, Concurso Nacional de Leitura, Pangeia, Exposições, Concurso “Sou Europeu”, entre muitos outros. Somos um grupo de alunos bastante focado na comunidade exterior à escola, que por vários anos consecutivos ajuda em recolhas de alimentos e voluntariado generalizado, representando e dignificando o bom nome do Agrupamento no seu expoente máximo.

AN- Sabendo-se dos condicionalismos que enquadram as competências do conselho geral, indiquem as 3 medidas mais urgentes ou importantes, que gostariam de ver aprovadas nesse órgão.

De entre as competências do conselho geral iremos, se possível num futuro próximo, procurar:
• Criar mais alternativas alimentares na nossa cantina escolar e no bufete da escola, contando com produtos vegan e sem lactose
• Uma maior intervenção da nossa tão adorada psicóloga tanto nos momentos da tomada de decisões relativamente ao percurso escolar dos alunos como também em momentos de esclarecimento acerca da saúde mental, assunto que afeta tantos de nós e por vezes negligenciado pelos nossos pares
• Criar mais momentos ao longo do ano letivo com ênfase ao ativismo e às vozes de toda a comunidade escolar, particularizando os nossos alunos

AN - Como equacionam a relação entre o conselho geral e a comunidade educativa no seu todo e os alunos em particular? Que medidas tencionam adotar para dar a conhecer aos alunos as medidas tomadas ou a tomar pelo conselho geral?

Nos vários anos em que muitos de nós frequentaram esta escola as decisões tomadas pelo Conselho Geral não foram rapida e eficientemente reveladas à comunidade educativa, especialmente aos nossos alunos. Este é um aspeto que queremos melhorar pois, afinal, todas estas decisões afetam a nossa comunidade.
Assim pretendemos que as intenções e decisões tomadas sejam divulgadas não só no nosso jornal escolar, o Agora Nós, mas também nas diferentes redes sociais como o Instagram, o Twitter e o Facebook, aumentando a visibilidade e pertinência deste órgão escolar.
Outra medida que iremos procurar colocar rapidamente em prática será um aumento da frequência de reuniões ou momentos de consulta da restante comunidade escolar, de maneira a aumentar a possibilidade de participação dos alunos, e por consequência aumentando e diversificando os pontos de vistas ouvidos.

Lista B ALUNOS

 

Cartaz CG listaB


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos!

    May 26, 2022

    Graúdos e Miúdos, aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! No âmbito do projeto de literacia financeira ” Graúdos e Miúdos – aprendemos, poupamos, aplicamos e solidificamos! “, patente no Plano Anual de Atividades da BE, os alunos de Economia do 12º ano dinamizaram sessões em articulação com os 4º anos da[…]

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL