A professora Helena Resende foi eleita diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, pelo respetivo Conselho Geral, para o quadriénio 2021 – 2025. A professora Helena Resende iniciou funções letivas, como docente de Inglês, no ano letivo de 1993/94, e, após prestação de serviço em várias escolas, efetivou na Escola Secundária Dr. Serafim Leite em 1999.

 

Entre junho de 2009 e 2013 exerceu funções de Adjunta da Diretora do Agrupamento e Coordenadora das Novas Oportunidades, mandato que se prolongou até 2021, nas funções de adjunta da diretora, com atribuições em áreas diversas nomeadamente a coordenação da formação modular, a implementação do Sistema de Qualidade no âmbito dos EQAVETs para os cursos profissionais, integrando também a equipa Erasmus+.

Do seu percurso académico fazem parte um mestrado, duas pós-graduações e a frequência do Doutoramento em Ciências da Educação, bem como a participação em diversos projetos nacionais e europeus e a frequência e orientação de ações de formação.

O projeto de intervenção da nova diretora.

Ao apresentar o seu projeto de intervenção, a Drª Helena Resende destacou os seus aspetos mais relevantes. "O que se pretende para o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite é que se mantenha na linha da frente das escolas inclusivas e cuja aprendizagem possa ser reconhecida como de qualidade, garantindo o acesso e o sucesso educativo a todos, sem qualquer tipo de exceção. Desta forma, o seu futuro como Agrupamento considerado de Excelência pela promoção da Equidade e da Aprendizagem estará assegurado. É essencial consolidar uma cultura de Agrupamento humanista, capacitadora da perpetuação dos valores do respeito pelos outros; da justiça; da educação; da solidariedade; da liberdade; da transparência, da democraticidade e da pluralidade participativa. Com vista à consecução destes objetivos, é fundamental que a sua gestão seja democrática e participada, sustentada no trabalho colaborativo de toda a comunidade educativa e num ambiente harmonioso e impulsionador do desenvolvimento dos valores e de competências que prepare os agentes educativos para os desafios e as imprevisibilidades do século XXI"

Um processo eleitoral muito disputado

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite é constituído por 19 elementos efetivos assim distribuídos: 7 Representantes do Pessoal Docente; 2 Representantes do Pessoal não Docente; 2 Representante dos Alunos (com idade superior a 16 anos); 4 Representantes dos Encarregados de Educação; 2 Representantes do Município; 2 Representantes da Comunidade Local.
Candidataram-se ao cargo as professoras Anabela Brandão, antiga diretora, e a professora Helena Resende que, até há alguns meses, desempenhara as funções de adjunta da diretora.
Na primeira reunião do Conselho Geral, destinada a eleger o diretor, no dia 25 de junho, registou-se a presença de 17 elementos, tendo o resultado da votação sido de oito votos a favor de cada uma das candidatas e um voto branco. Por essa razão, foi convocada nova reunião, para o dia 29 de junho, em que se registaram 10 votos a favor da professora Helena Resende e nove votos a favor da professora Anabela Brandão.

 

 

AN helena resende


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

    Sep 20, 2021

    PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o[…]

    Read more...
  • Jorge Sampaio

    Sep 11, 2021

    Jorge Sampaio Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

    Read more...
  • O campo de jogos.

    Sep 6, 2021

    O campo de jogos. Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se,[…]

    Read more...
  • Os técnico-profissionais

    Aug 17, 2021

    Os técnico-profissionais Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

    Read more...
  • Os meliantes

    Aug 13, 2021

    Os meliantes Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 60 visitantes e 0 membros em linha