Realizou-se, no passado dia 15 de julho, no auditório do CMI, da EB/S Dr. Serafim Leite, a cerimónia da tomada de possa da nova diretora do Agrupamento, professora Helena Resende. O ato enquadrou-se na reunião do Conselho Geral, presidido pela professora Isabel Valente, órgão responsável pela eleição da nova diretora. Além de membros do Conselho Geral, no auditório encontravam-se algumas dezenas de elementos representativos da comunidade educativa, uma vez que os condicionalismos impostos pela pandemia não permitiram o uso pleno da lotação da sala.
A presidente do Conselho Geral abriu a sessão, com a leitura da ordem de trabalhos e uma explanação sobre a forma como decorreria a sessão. No momento próprio, chamou à mesa a nova diretora, que leu e assinou o termo de responsabilidade, assinado, igualmente pela presidente do Conselho Geral, ato sublinhado por uma salva de palmas dos presentes. Estava consumada a tomada de posse.
Discurso da presidente do Conselho Geral
Seguidamente, a professora Isabel Valente deslocou-se à tribuna, para dirigir algumas palavras aos presentes:
Foi para mim uma honra ter dado posse à Dr. Helena Resende como diretora deste agrupamento e gostaria de lhe dirigir umas breves palavras.
Em primeiro lugar, desejo-lhe muito sucesso nas novas funções para as quais acabou de ser empossada, sendo que, garantidamente, o seu sucesso será o sucesso do nosso Agrupamento de Escolas.
Em segundo lugar, desejo que o caminho que for trilhado, se paute pela construção de pontes, que conduza à união e à paz de e com todos aqueles que constituem a Grande comunidade Educativa deste Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
Desejo, ainda, que a sua gestão se caracterize pela perseverança, pelo equilíbrio, pelo dinamismo, sempre com base no respeito pela Igualdade e equidade de oportunidades de todos aqueles e aquelas que o constituem.
Estamos todos aqui disponíveis para a ajudar a levar a um muito bom porto o nosso agrupamento!
Muitas felicidades e sucessos para estes 4 anos de mandato!
Finalmente, as minhas últimas palavras são de agradecimento a todos aqueles e aquelas que constituíram a direção anterior, em especial à Drª. Anabela Brandão. Agradeço, de forma reconhecida, o trabalho desenvolvido e todas as conquistas obtidas em prol do nosso agrupamento.
As palavras da nova diretora
Ato contínuo, dirigiu-se à tribuna a professora Helena Resende, diretora recém-empossada para proferir o seu discurso de aceitação.
Ex.mas senhoras e senhores conselheiros, dos quais fazem parte o Ex.mo senhor Presidente da Câmara, a Ex.ma senhora vereadora da educação,
Ex.mos representantes das Associações Comerciais e Industriais,
Ex,mo representante da autoridade civil,
Ex.mos representantes dos meus colegas professores,
Ex.ma representante dos assistentes técnicos;
Ex.ma representante dos assistentes operacionais,
Ex.mos Pais e Encarregados de educação,
Ex.mos representantes dos alunos,
Ex.mo senhor diretor do centro de formação,
Ex.ma senhora presidente da junta,
Amigos, família….
Minhas senhoras e meus senhores,
Gostava de começar por dizer que é com uma enorme satisfação pessoal que registo a vossa presença neste auditório.
A tomada de posse de um diretor constitui naturalmente um momento de renovação e consequente expectativa na vida de um agrupamento pelo que, as minhas primeiras palavras são de agradecimento para a equipa diretiva cessante pelo trabalho, empenho e dedicação ao agrupamento ao longo dos últimos oito anos.
No projeto de intervenção que apresentei a este conselho geral referi que a minha Visão seria a de consolidar uma cultura de Agrupamento humanista, capacitadora da perpetuação dos valores do respeito pelos outros; da justiça; da educação; da solidariedade; da liberdade; da transparência, da democraticidade e da pluralidade participativa.
E acrescentei que a minha missão seria a de promover a equidade e aprendizagens de qualidade através de uma gestão democrática e participada, sustentada no trabalho colaborativo de toda a comunidade educativa e num ambiente harmonioso e impulsionador da inovação, do desenvolvimento dos valores e de competências que prepare os agentes educativos para os desafios e as imprevisibilidades do século XXI.
São estas palavras que hoje aqui reitero e que quero concretizar ao longo do mandato de 4 anos para o qual acabo de receber a vossa confiança.
Vivemos tempos de mudanças muito aceleradas e isso transporta incertezas e medos sobretudo quando confrontados com um contexto pandémico real que nos obrigou a adaptar e a readaptar práticas que para muitos de nós constituíam zonas de conforto. Não é fácil, mas temos que ver nessas mudanças oportunidades para evoluir e desenvolver sem nunca esquecer a herança sólida e consistente da identidade do nosso agrupamento.
É isto que se pretende para o AESL – uma instituição aberta ao mundo, aberta à mudança, integradora e responsável com o apoio e articulação entre todos aqueles que constituem a nossa comunidade educativa - os parceiros internos e externos sem exclusões (professores, pais, autoridades de administração local e nacional, centro de formação, académicos/pesquisadores, os meios de comunicação de massa e os restantes cidadãos e, claro….as nossas crianças e jovens em prol de quem todos estamos a trabalhar.
Termino dizendo que conto com o apoio de todos e certamente poderão contar com o meu apoio incondicional para uma expressão que se tornou quase um lema do meu projeto de intervenção e que é “a equidade e aprendizagens de qualidade”.
Agradeço todas as palavras de carinho e de apoio que tenho recebido ultimamente.
Música e simbolismo
Terminada a cerimónia protocolar, a professora Teresa Margarida encarregou-se de apresentar duas atividades de índole cultural. Em primeiro lugar, foi retomada uma velha tradição da Serafim Leite: animar os atos oficiais com momentos musicais. Para o efeito, foram chamadas ao palco duas professoras da casa que, há muito, formam um dueto para estas ocasiões: a professora Isabel Fontoura, já aposentada mas “sempre serafina”, e a professora Sónia Aires, docente de Filosofia no ativo. A acompanhá-las, estiveram dois músicos: Ricardo Mota professor de música da Escola de Música de Perosinho e Hélder Lemos.
Mesmo no final, a professora Teresa Margarida, num projeto de sua iniciativa, realizado com a colaboração de um ex-aluno de Artes Visuais, entregou a CHAVE DA ESCOLA à nova diretora e equipa de direção, às cantoras e músicos, bem como à Presidente do Conselho Geral e ao Presidente da Câmara.
A nova equipa diretiva
A professora Helena Resende apresentou, ainda, a equipa de professoras que a acompanhará nesta missão quadrienal, assim constituída:
Subdiretora: Raquel Moreira
Adjuntas:
1º CEB e Pré: Mirna Bernardo
2ºe 3º CEB – Maria João Oliveira
Secundário, E. Profissional e Recorrente: Diana Pádua
E, assim, de forma muito animada, terminou esta sessão que inicia um novo ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
À colega Helena Resende e a toda a restante equipa desejamos um mandato pleno de sucesso, traduzível na formação de cidadãos conscientes e aptos a enfrentar os desafios do futuro, desígnio maior do Agrupamento de Escolas dr. Serafim Leite.
Para ver todas as fotos da cerimónia, clique na imagem seguinte.