Por iniciativa da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizou-se, no passado dia 5 de julho, o Dia do Agrupamento - o “Dia do AESL”. A jornada, inscrita do Projeto Educativo do Agrupamento (PEA), consistiu num encontro informal do pessoal docente e não docente, em que os vários setores e as diversas escolas do Agrupamento foram convidados a promover iniciativas que envolvessem os outros membros da comunidade educativa, de forma criativa, divertida e didática.

 

O dia começou com um encontro no auditório da escola sede, em que a Diretora, professora Anabela Brandão, expôs os meritórios resultados da avaliação externa, indicando os múltiplos aspetos da vida do Agrupamento e as ações que serão levadas a cabo, a curto prazo, tendo em vista a constante melhoria do serviço educativo prestado. Expôs, ainda, as razões que levaram a Direção a promover este dia: “somos uma Grande Família e, como qualquer família, mantemos os nossos laços bem apertados e firmes, porque há no AESL ligações que vão muito para além do profissionalismo”.
Seguiram-se as atividades, coordenadas pela docente Manuela Balseiro, do Conselho Pedagógico, e promovidas pelos diversos departamentos curriculares e ciclos de estudo, com uma sessão de manhã e outra de tarde, em que professores e assistentes se inscreviam ao seu gosto e em função das suas motivações. O Pessoal Não Docente organizou a atividade “A folha que gira” e uma sessão de “Biodanza”; o departamento Pré-Escolar optou por um ateliê de construção de brinquedos e um outro dedicado à expressão plástica; o 1.º Ciclo propôs uma sessão de Yoga e outra de jogos tradicionais; o departamento das Expressões promoveu as sessões “Boccia nova experiência” e “Som e Imagem”; a Matemática e as Ciências Experimentais envolveram os interessados num “Laboratório CSI” e, à tarde, numa atividade de construção de origami e de reflexão sobre o seu uso pedagógico; as Tecnologias ensinaram “Robótica a brincar” e a forma de construir uma APP para Android; o departamento de Ciências Sociais e Humanas promoveu um “Atelier de Estampagem” e uma sessão sobre o tema: “O filósofo é um desmancha-prazeres, o mensageiro do que não se quer ouvir?”; o departamento de Línguas ofereceu a todo o Agrupamento, além de um workshop em torno do casamento entre a gastronomia e a literatura, os seus “Petiscos Literários”, em que se incluiu o almoço com o arroz de favas, as fatias de Resende, a aletria e numerosos outros acepipes, testemunhados na Literatura Portuguesa, que deliciaram a centena de convivas reunidos na cantina à hora prandial. As cozinheiras e demais voluntários da organização do repasto trajavam vistosos “aventais literários”, com estampagens de imagens de escritores portugueses, fruto de um workshop previamente organizado para o efeito. Também as mesas se encontravam literariamente decoradas, com menus e toalhas a condizer.
No final, a Diretora Anabela Brandão fez o balanço do dia: “Hoje foi um dia muito importante para todos nós, que trabalhamos durante o ano letivo, de forma incansável, dedicada e muito especial. Sim, este Agrupamento é muito especial, porque nele trabalham todos os dias profissionais de excelência, capazes de transformar o Mundo e de procurar sempre o melhor para todos os NOSSOS alunos.”
Este dia foi, na verdade, o reflexo da vida no AESL!

Gabinete de Comunicação do AESL

Para ver o álbum, clique em:

Fotos: Carlos Marques 

Fotos do Dia do AESL

Origami: Fotos enviadas pela professora Fátima Sousa

Dia do AESL - Origami

Fotos enviadas pela professora Dina Paiva

Dia do AESL - Atividades do Grupo de Inglês

 

1