Entre os dias 12 e 17 de março, uma delegação de alunos e professores do programa Erasmus+ , do projeto Creative Paths for Social Entrepreneus (CREATE), foi acolhida na Escola Secundária Dr. Serafim Leite, enquanto entidade organizadora. Os jovens provinham de cinco países estrangeiros, Espanha, Grécia, República Checa, Itália, Áustria, a que se juntaram três turmas da escola anfitriã cujos alunos alojaram em suas casas os estudantes estrangeiros.

O grande objetivo da ação era o de conhecer e debater experiências na área do empreendedorismo social. Em Portugal, e de acordo com o tema aglutinador do Plano Anual e Plurianual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, definiu-se como tema para este projeto o Voluntariado direcionado para a terceira idade. Todos os alunos envolvidos neste projeto irão disponibilizar horas para integrar um banco de horas de voluntariado. No final dos dois anos de duração do projeto deverá estar criada uma empresa social, com a responsabilidade de gerir o voluntariado.
No dia 12, a delegação, composta por três alunos e dois professores por país, foi recebida no Auditório da Escola. O Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira deu as boas vindas aos visitantes e apresentou a cidade de S. João da Madeira, enquanto terra de empreendedores por excelência. A diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Anabela Brandão, caracterizou o Agrupamento e salientou o grande potencial destes programas de intercâmbio em que a escola está envolvida há muito tempo. Após um pequeno programa musical, os alunos sanjo.anenses entregaram a cada delegação uma pequena lembrança e material alusivo ao programa da semana. Depois da apresentação da Serafim Leite feita por uma turma da escola, as delegações estrangeiras apresentaram também as suas escolas e os seus países. No inicio da tarde, a Equipa da Áustria, apresentou a primeira parte de um workshop sobre como fazer um plano de negócio, sendo que é especialista nesta área.

Um programa variado
No final tarde, a delegação visitou as instalações da Universidade Sénior do Rotary, onde foi recebida pela Presidente do Rotary Club, Manuela Gay, pela diretora da Universidade, Susana Silva, e pelas turmas de Coro, Tuna e Folclore. Além da apresentação da instituição, das disciplinas ali lecionadas e de alguns projetos sedeados na Universidade (Sopa Solidária, Dress a girls around the world…) os alunos e professores foram presenteados com um lanche e terminaram a tarde em alegre convívio, dançando e cantando.
Nos dias seguintes, a comitiva desenvolveu um vasto programa formativo e social: o dia 13 foi reservado para conhecer o Castelo de Santa Maria da Feira e a cidade do Porto, com uma passagem pelo Senhor da Pedra e pelo mar. Na verdade, a maior parte os professores e alunos estrangeiros viram o mar pela primeira vez o que foi, para eles, uma experiência indescritível. No dia 14, teve lugar mais um sessão sobre plano de negócios e, depois, foi a vez dos alunos do 10º ano do curso de Programação de Sistemas Informáticos, dinamizarem um workshop sobre novas tecnologias de comunicação. O dia terminou da melhor forma: os alunos de todos os países apresentaram e dinamizaram atividades com população idosa na Santa Casa da Misericórdia. No fim da tarde realizou-se uma sessão sobre empreendedorismo social com a associação Ecos Urbanos.
O dia 15 foi reservado ao conhecimento de projetos em Arouca (Passadiços do Paiva e Pedras Parideiras), terminando com um animado jantar volante na escola, no qual participaram alunos professores e famílias das turmas envolvidas no projeto.
No dia 16 realizou-se nos Paços da Cultura, um workshop animado pelo Doutor Palhaço PPPipoca, o norte americano Mark, um Fundadores da “Operação nariz vermelho”. Foram três horas e meia cheias, houve risos, mas também lágrimas de emoção com a partilha e uma capacidade extraordinária de comunicação do “Doutor Palhaço”.
A Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, agradece, em primeira instância, às famílias que acolheram de forma tão espontânea os alunos dos outros países, com a certeza de que foram brindados com a excelente hospitalidade portuguesa. Esse agradecimento é extensivo aos restantes parceiros do projeto: Universidade Sénior do Rotary, Santa Casa da Misericórdia, Associação Ecos Urbanos e Câmara Municipal; uma referência especial à Junta de Freguesia que cedeu o seu autocarro para as deslocações dos visitantes. O último e grande agradecimento vai para aos professores, assistentes técnicos e operacionais do Agrupamento que deram o seu melhor para o sucesso deste projeto. Quando se vê tanta gente tão empenhada numa ação desta dimensão, percebe-se melhor aquilo que tem de especial o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.


Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Para ver as fotos de vários momentos do programa, clique nos links seguintes.

Erasmus+-Create - Receção

Erasmus+ - Create - Na Universidade Sénior do Rotary 

Erasmus+ - Create - SM da Feira, Porto e Senhor da Pedra

 

AN2 CrIMG 1592

AN3 CrIMG 1592

AN CrIMG 1592

AN1 CrIMG 1592


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL