Decorreram, no passado dia 12 de outubro, as duas sessões de entrega de Diplomas de Conclusão de Curso e de Mérito, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), ambas realizadas na Casa da Criatividade. Os diplomas de mérito reconhecem o desempenho escolar excecional, ora pelas suas competências sociais, cívicas e humanas, ora pela sua participação ativa e proveitosa em projetos nutridos e abraçados pelo Agrupamento.


A cerimónia da tarde, dirigida por dois alunos do 3.º ciclo, Diogo Aguiar (6ºA) e Eduarda Oliveira (8.º C), foi dedicada aos alunos dos três ciclos do Ensino Básico das três escolas do Agrupamento: Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque e EBS Dr. Serafim Leite. Foi evidente a alegria com que crianças e jovens receberam os diplomas de mérito, que constituirão um incentivo a progredirem os seus estudos e a obterem resultados cada vez melhores. O primeiro ato da tarde foi a entrega da bandeira do projeto “Escola Amiga dos Direitos Humanos”, pela coordenadora nacional, Luísa Marques, como forma de reconhecimento do trabalho levado a cabo pela Serafim Leite, ao longo dos últimos seis anos, em particular no ano letivo transato.
À noite, decorreu a cerimónia de entrega dos diplomas de mérito aos alunos dos 10.º, 11.º e 12º anos e de conclusão de curso aos alunos do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Técnicos Profissionais, muitos deles já inseridos na Universidade ou em empresas, onde vão ter oportunidade de aprofundar e desenvolver os conhecimentos adquiridos. A apresentação esteve a cargo da Márcia Marco, do 11.º F, e do Gustavo Martins, do 11.º A.
As cerimónias iniciaram-se com o desfile de todos os laureados, percorrendo as bancadas laterais e o espaço entre a plateia e o fosso da orquestra, até ao palco, onde ocuparam o espaço pré-determinado.
A Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Valente, agradeceu a presença de entidades oficiais, de empresários, dos pais e encarregados de educação, dos assistentes, de professores e, sobretudo, dos alunos, “uma vez que é por eles que se justifica a festa do dia.”
A Diretora do Agrupamento, professora Anabela Brandão, salientou que “o papel da Serafim é, também, o de ensinar a sonhar aos seus alunos, criando todas as condições para que, no futuro, estejam mais aptos a concretizar os seus sonhos”. Lembrou que a presença daqueles alunos se justificava, “porque estudaram muito, daí o seu mérito, mas também pelo facto de terem respondido aos constantes desafios lançados pelo nosso Agrupamento, que lhes permite ver o mundo de forma diferente… Posto isto, a palavra do dia é, sem dúvida, ORGULHO!”
Mais tarde, também a Presidente da Assembleia Municipal, professora Clara Reis, subiu ao palco para felicitar o Agrupamento e entregar os diplomas às alunas selecionadas para o Projeto “Erasmus Fora”, agradecendo “a sua participação e empenho, bem como de toda a equipa pedagógica que acompanhou o percurso escolar das alunas”.


Música, dança e alegria num Agrupamento multidisciplinar.


Ambas as sessões tiveram momentos de animação. A abrir a sessão da tarde, alunos do 2ºA, da EB do Parque, coordenados pela professora Ana Isabel Silva, encheram o palco com as danças "Tango" e “Pasodoble", contagiando os presentes, com toda a sua alegria e ingenuidade. Mais tarde, as alunas Maria Andrade e Maria Martins (7.ºA), da EBS Dr. Serafim Leite e do Conservatório de Dança do Norte, revelaram as artes do ballet, com a dança “Serviçais”. A última intervenção musical coube ao aluno Sebastião Teixeira (9ªB), do ensino articulado de música, da Academia de Música de S. J. Madeira, que, ao piano, dedilhou, com mestria, a “Invenção a duas vozes de Bach”.
À noite, também não faltaram momentos artísticos, sempre muito aplaudidos por uma plateia alegre e participativa. A Juliana Nogueira (12ºH), detentora de uma impressionante voz, deliciou os presentes, interpretando a música “Don´t watch me cry”, de Jorja Smith, e provando que na Serafim também existem exímios cantores. Mais tarde, Joana Silva, Rui Lima e Diogo Cruz (11.ºA)”, apresentaram um agradável momento musical, interpretando os temas “Ordinary Love” dos U2 e “Photograph” de Ed Sheeran; Rui Florêncio (11.ºE) juntou-se ao grupo, tendo, mais tarde, apresentado um tema musical onde a sensibilidade e a harmonia andaram de mãos dadas. A encerrar a cerimónia, o grupo “Não sei! Faltei!”, (mas não faltou!), constituído por Filipa Pinto (12ºB), Carolina Resende e David Pessegueiro (12ºB); Diogo Cruz (11ºA), alunos da EBSSL e da “Escola de Música Arte do Som”, interpretou um reportório variado, que animou ainda mais a plateia, com direito a “bis”.
Estão todos de parabéns, em particular o grupo de professores que teve a seu cargo a organização do evento, pelo empenho e pelo espírito de equipa que conseguiu incutir a todos os que colaboraram nesta realização. O dia do Diploma do AESL terminou, precisamente, com a subida ao palco de alunos, professores e técnicos envolvidos na organização de uma cerimónia que decorreu com ritmo, entusiasmo e emoção. Como salientaram os apresentadores de ambas as sessões “este evento foi totalmente organizado e implementado pela fabulosa equipa Serafim Leite, que somos todos nós”!

 

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

(Com a colaboração das Professoras Dina Sarabando, Maria Henrique e Manuela Balseiro. Coordenação: Professor Celestino Pinheiro)

(Fotos: Alunos do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, 12º F. Coordenação: Professor Manuel Fonseca) 

 

Álbuns (Clique sobre os títulos)

 

Sessão da tarde - Ensino Básico - Grupos

 

Sessão da noite - Ensino secundário - Grupos

 

Atuações - Apresentadores - Público

 

logo diploma

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL