Durante o trabalho de preparação da edição da oferta formativa do AESL, a ser publicada nos jornais "Labor" e "O Regional", no dia 13 de junho, solicitamos a três antigos alunos da Serafim Leite que prestassem um depoimento sobre a sua frequência desta escola. Na impossibilidade de publicarmos esses depoimentos na íntegra, nos referidos jornais, aqui os publicamos, com um agradecimento pela disponibilidade que revelaram. A sua voz é o melhor testemunho do que é "ser Serafim". 

 

 AN fachadaIMG 7287

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fernando Veloso

(Professor, pintor e artista plástico - Ex-aluno do CCH de Artes Visuais na ESSL)

AN velosoQuando me foi proposto dar o meu testemunho sobre o que representa para mim a Serafim Leite, senti que iria, mais do que falar sobre uma escola, falar “da minha escola”. É, de facto, a minha escola referencia durante o percurso de estudante (e passei por algumas!)… não tivesse ela sido determinante naquilo em que transformaria! Recordar a Escola Dr. Serafim Leite não é só recordar o passado mas também o presente; sim, hoje em dia muito do que de bom (e muito bom) é feito no país e no mundo, deve-se a algumas pessoas que passaram por esta instituição e que dão cartas nas mais diversas áreas profissionais.
Naquela que mais me diz respeito, lembro o número de jovens que, com maiores ou menores espectativas, percorriam aqueles corredores e os espaços de recreio – perfeitamente definidos como territórios próprios – e dos quais me orgulho de ver actualmente com obra feita e com nome reconhecido. Não foram poucas as vezes que em sítios muito distintos me referi a esta escola pelo facto de ser um ninho de figuras de proa no panorama cultural e artístico. Como é evidente, para isso terá contribuído não só a “matéria-prima” mas também e muito os professores e auxiliares que, no seu todo, faziam com que cada dia fosse mais um passo na formação do nosso caracter e personalidade. Lembro os saraus para os quais eramos chamados a intervir a todos os níveis, os jogos de futebol com professores, as exposições que se faziam e que nos elevavam o ego, o trabalho nas oficinas artísticas em que experimentei pela primeira vez algumas técnicas que viriam a ser determinantes no meu futuro…
Não seria justo nomear um ou outro nome de antigos alunos da Serafim Leite, sob pena de injustamente esquecer muitos outros que também o mereciam mas, do design de moda à arquitectura, das artes plásticas ao design gráfico e industrial passando pela fotografia (para falar apenas da minha área, repito) são muitos os casos de sucesso e que são reconhecidos. O mesmo se aplica aos professores, aqueles que só mais tarde - muitas vezes tarde demais - vêem merecidamente o seu trabalho reconhecido e no sucesso dos seus alunos um bocadinho do seu próprio sucesso. Também aqui me inibo de falar em nomes mas estou certo que todos os que por lá passaram tiveram e têm as suas boas memórias no que toca aos docentes.
Durante muito tempo a Escola Secundária Dr. Serafim Leite foi a única na região com oferta de formação no ensino secundário em Artes Visuais. Por esse facto, muitos alunos provinham de concelhos vizinhos, sujeitando-se por vezes a um grande esforço, compensado pelos frutos que poderiam vir a colher por se encontrarem nesta escola. Esta mescla de alunos num ambiente salutar contribuiu sempre para o enriquecimento e diversidade de mentalidades e de culturas, fazendo com que amizades e ligações permanecessem até hoje, assente num denominador comum… o gosto pelas artes nas suas diferentes expressões.Não por saudosismo –até porque não o sou – mas por lembrar e reconhecer, posso afirmar que muito do que sou hoje se deve ao tempo que passei na Serafim Leite e por isso, aqui fica publicamente a minha gratidão.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mariana Ameixieira

(Departamento de Contabilidade da Symington Family Estates, Vinhos, S.A. Ex-aluna do curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas na ESSL)

 

AN Mariana AmeixieiraO meu nome é Mariana Ameixieira e frequentei o curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas, de 2004 a 2007, na Escola Secundária Dr. Serafim Leite (agora Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite). Acrescento, ainda, que foi a minha escola durante o 3.º ciclo do ensino básico.
A minha experiência, enquanto aluna, neste estabelecimento de ensino foi bastante enriquecedora, não só do ponto de vista de crescimento pessoal, como de aquisição de competências técnicas e cognitivas que se revelaram muito importantes ao longo da minha formação académica na Faculdade de Economia do Porto. De facto, só com bases solidamente construídas foi possível corresponder ao grau de exigência da licenciatura e do mestrado que finalizei em 2013.
O empenho, o brio e a dedicação dos professores do curso que abracei, assim como o zelo de todo o corpo docente da então Escola Secundária Dr. Serafim Leite, demonstrados na preparação dos alunos para a vida como cidadãos proativos e responsáveis na dimensão humana, social e profissional, constituíram um alicerce bem cimentado. Toda esta entrega de profissionais, entusiasmados, ambiciosos e constantemente disponíveis, a uma das mais nobres causas que é a EDUCAÇÃO, no sentido lato do termo, foi bem sucedida, já que, atualmente, trabalho no departamento de Contabilidade da Symington Family Estates, Vinhos, S.A., uma das grandes potências no setor de Vinho do Porto.
Orgulho-me de ser um dos rostos da Escola Dr. Serafim Leite e, sobretudo, de fazer parte da sua história pautada por uma longevidade que a credibiliza!

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pedro Tavares

(Aluno do curso de Engenharia Física Tecnológica, no Instituto Superior Técnico - IST - Ex-aluno do CCH de Ciências e Tecnologias da EB/S Dr. serafim Leite)

 

AN pedro tavaresO meu nome é Pedro Tavares e encontro-me, neste momento, no 1° ano do curso de Engenharia Física Tecnológica, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. Durante o ensino secundário, frequentei a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, CCH de Ciências e Tenologias, que me ofereceu, desde o princípio, todas as condições para um ótimo aproveitamento escolar. A autonomia e responsabilidade são alguns exemplos de competências que os professores procuram, desde cedo, incutir aos alunos, sendo estas, sem dúvida, essenciais no ensino superior. Assim, embora nem sempre fácil, dada a exigência do curso que frequento, o meu 1° ano, enquanto estudante universitário, tem decorrido bastante bem, sendo que me tem permitido crescer e aprender imenso.

De facto, tanto o IST como a Serafim Leite são a prova de que, realmente, aquilo que define uma escola não são as "paredes", mas as antes as pessoas que dela fazem parte.

 

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL