Entre os dias 12 e 16 de maio, decorreu, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, mais uma edição do projeto “It´s Logical, Dear Math!” (Erasmus+), que juntou alunos de cinco países europeus: Grécia, Itália, Lituânia, Hungria e Portugal.


Na manhã do dia 12, as delegações foram recebidas no átrio da escola e tiveram a oportunidade de tomar contacto com entidades do meio local e com a realidade da própria escola. Durante a semana, além das sessões de conhecimento mútuo, de provas de competição na área da Matemática e da Lógica e de oficinas de Origami, foi levado a cabo um vasto conjunto de atividades sociais e de conhecimento da região, como a visita à Torreira, a espaços do Turismo Industrial (Viarco e Museu do Calçado) aos Passadiços do Paiva, em Arouca, a Aveiro (Fábrica dos ovos Moles e passeio de moliceiro) e, a terminar, uma visita guiada ao Porto. Essas atividades foram acompanhadas por uma equipa de professores e alunos da Serafim Leite, que desempenharam um excelente papel de anfitriões.
No dia 16, realizou-se um jantar-convívio nas instalações da escola, durante o qual, num ambiente de grande animação e convívio, foram entregues os prémios da competição individual, em que se registaram os seguintes resultados: 1.º Lituânia- TITAS KARITONAS; 2.º Portugal - LUÍS COSTA; 3.º Grécia – MARINA CHRISIKOPOULOU. Por equipas, saiu vencedora a equipa de Portugal, constituída por quatro alunos do décimo ano.
No último dia, recolhemos a opinião de alguns alunos envolvidos, na hora da despedida, já na cidade do Porto. “Após uma grande semana, chegou a oportunidade de viajar até umas das cidades mais bonitas do nosso Portugal, onde visitamos o Palácio da Bolsa, as pontes, a Livraria Lello, a Sé Catedral... e onde nos despedirmos dos nossos convidados. O nosso regresso à Escola Serafim Leite e a partida deles para o aeroporto foi um momento de abraços e de lágrimas, sinal de que fomos bons anfitriões.” Mais oportunidades surgirão. Desta vez foi a Matemática e a Lógica que nos uniu, mas há muitas outras coisas que nos vão continuar a unir: a amizade, o espírito de grupo e a solidariedade. It´s Logical, Dear Math!


Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Para ver todas as fotos, clique em:

“It´s Logical, Dear Math!” (Erasmus+)

AN its logical IMG 7614

 

AN its logical1 IMG 7614


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL