A filosofia de vida UBUNTU, originária das tribos do sul de África, é trazida à dinâmica do século XXI pelo Instituto Padre António Vieira - IPAV - e Ministério da Educação, e visa formar cidadãos plenos na sua identidade e na contribuição ao próximo e à sociedade em geral, através da educação não formal alicerçada em cinco grandes pilares - autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora.

Durante cinco dias, jovens e formadores desenvolvem dinâmicas, no formato dos treinos de alto rendimento que, com forte impacto emocional, proporcionam introspeção, heterospeção e abertura para novos horizontes: eu sou porque tu és. Responsabilidade total por si próprio, pelos outros, pelas suas ações e respetivas consequências.

unbutu sl1Trinta jovens, do sétimo ao décimo primeiro ano da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, participaram nesta grande vivência, de 14 a 18 de fevereiro, orientados por duas representantes do IPAV e um grupo de professoras formadas por este mesmo Instituto.
Todas as dinâmicas decorreram no Auditório da Torre da Oliva, cedido pela Câmara Municipal da nossa cidade, que se fez presente na cerimónia de abertura na pessoa do Senhor Presidente Jorge Vultos Sequeira e da Vereadora Dr.ª Irene Guimarães, bem como na sessão de encerramento com a presença desta última, na entrega de diplomas. Estiveram presentes também a Presidente do Conselho Geral, Dr.ª Isabel Valente, e a diretora do Agrupamento, Dr.ª Helena Resende. Foi com agrado que, durante a semana, vários elementos da escola visitaram este treino e se irmanam neste crescimento em conjunto.
Todos os participantes contaram ainda com a presença de dois ex-alunos da escola e membros ativos da comunidade sanjoanense: Pedro Vieira e Bruno Rafael Sousa; o primeiro, como exemplo de construção de pontes entre diversos seres humanos e, o segundo, como força de vida e resiliência perante dificuldades e limitações físicas.
O grupo de formadoras da Escola obteve certificação do IPAV e de duas formadoras que, além da orientação nesta primeira viagem, manifestaram regozijo pela forma dedicada e profissional como todas se entregaram e desenvolveram o seu trabalho, o que levou a que a Semana UBUNTU fosse um sucesso. Este grupo vai agora dar corpo ao Clube UBUNTU, na Escola, onde muitas dinâmicas vão ser vivenciadas e levadas a todos, através do exemplo de liderança servidora.


O sentir dos alunos


unbutu sl2“Adorei esta experiência! Irei levá-la para sempre no meu coração.”

“Uma semana diferente, pela positiva, cheia de aprendizagens que nos ajudaram a ser melhores pessoas em todos os aspetos. Vou utilizar o que aprendi nesta semana para o resto da minha vida.”

“Aprendi que eu só sou porque tu és!”

“Eu sei que cada um dentro desta sala é alguém maravilhoso, que tem algo muito especial dentro de si e vou levar cada um de vocês comigo para sempre, porque esta semana vai ficar guardada comigo para sempre.”

"A semana ubuntu fez-me sair da amargura até ao ponto que saio dos dias ubuntu com um sorriso na cara.”

“Foi uma semana de reflexão acima de tudo e cresci como pessoa, aprendi a confiar em mim própria e a amar quem sou um pouco mais."

Estes são alguns dos sentires dos alunos que participaram na semana Ubuntu.

Alunos e Professores da Equipa Ubuntu AESL

 


Mais Erasmus no agrupamento

unbutu sl3Alunos dos cursos profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), Técnico de Mecatrónica (TM), Técnico de Eletrónica, Automação e Comando (TEAC), Técnico de Audiovisuais (TA) e Técnico de Comunicação - Marketing, Relações-Públicas e Publicidade (TCMRPP) juntaram-se, dia 8 de março, para concretizarem um passo importante da sua preparação para a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
A maior parte dos alunos estará um mês, em Málaga, a realizar a sua FCT, na modalidade "VET Short - Mobility of VET learners". O AESL terá, também, representação, durante três meses, na modalidade " VET-PLONG - ErasmusPro - Mobility of VET learners", destinado a alunos pós 12.º ano. Ambas as mobilidades ocorrerão no âmbito do projeto erasmus+ me@EU, projeto n.º 2020-1-PT01-KA102-078062.
Os alunos do 12.º, e pós 12.º, terão, em Málaga, oportunidade de melhorar competências linguísticas; melhorar competências específicas na área profissional; obter experiência que pode vir a ser decisiva para o seu futuro profissional; e, certamente, com tanta, ou mais importância, farão, igualmente, aprendizagens não-formais, baseadas no respeito pela multiculturalidade, sustentadas no sentido de cidadania europeia. Os alunos verão as suas competências e qualificações obtidas neste contexto de mobilidade transnacional reconhecidas e validadas a um nível europeu.
Dia 8 de Março foi dia de formação em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, com a Enfermeira Ana Rocha e a professora Paula Regina.
Os alunos concretizaram assim um passo importante nas suas preparações. Sabem, agora, o que fazer para minimizar o risco de imprevistos a nível de saúde. De forma objetiva, exaustiva e prática, as formadoras clarificaram atuações devidas em casos muito diversificados, como são o caso de uma entorse ou de um desmaio.
Alunos VET Short estarão em Málaga a 19 de abril e em VET-PLONG já a 26 de março, desta forma o AESL diferencia, positivamente, mais uma vez, o percurso académico dos
seus alunos.

Elisabete dos Inocentes


“A Girafa que comia estrelas”

unbutu sl4Com os olhos focados nas mais variadas fragilidades que afetam, NA ATUALIDADE, o nosso Mundo, os alunos do 2ºA da EB do Parque, desenvolveram um Projeto de Investigação, com base na Obra Literária “A Girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa.
É uma história sobre a amizade entre a girafa Olímpia e a galinha-do-mato Margarida.
”... Olímpia passa o dia com a cabeça nas nuvens e Margarida fez das nuvens a sua casa. Certo dia, o céu fica sem nuvens, a savana começa a secar e as duas amigas vão unir esforços na tentativa de salvar o lugar onde moram..."
É importante continuarmos a alertar e a sensibilizar para o propósito do ambiente e para o valor da amizade, pois aquilo que fazemos ao nosso planeta COMPROMETE O FUTURO DE TODOS.

A professora Marisela Oliveira


Educar para a solidariedade e para o ambiente

unbutu sl5À semelhança de outros anos letivos, a escola de Fundo de Vila tem vindo a fazer a recolha de materiais, preparando as gerações presentes e vindouras para o respeito pelo ambiente.
Assim, entre muitas outras atividades onde impera a recolha, seleção e reciclagem de materiais, este ano letivo, também abraçamos um projeto de ajuda a uma menina que nasceu com um problema de saúde.
Os alunos, famílias, professoras e assistentes operacionais recolhem tampinhas de plástico de embalagens de iogurtes, champô, frascos de café, garrafas de água, detergente da louça e outras e trazem para a escola juntando àquele propósito o de sensibilização dos outros e de sermos solidários.
“Quando juntamos muitos garrafões a avó da menina vem cá buscá-los e fazemos um clic, no nosso telemóvel” para que fique para a posteridade.
“Ficamos muito felizes porque ajudamos a menina a melhorar”. Estamos certos de que vamos continuar a contar com a ajuda preciosa dos nossos familiares, vizinhos e amigos.
Um muito obrigado, profundo e sentido, da avó que ecoa através da nossa voz a todos quantos empenhadamente têm colaborado ajudando esta família.

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ler em Família

    Jul 2, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!!

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html

  • Ler + Espaço

    Jun 30, 2022

    Ler + Espaço Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisespaco2022.html

  • Terra Mater

    Jun 30, 2022

    Terra Mater Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisciencia_terramaterr.html

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL