Decorreu, nos Paços da Cultura de São João da Madeira, no passado dia 30 de novembro de 2022, o evento comemorativo das cidades educadoras de todo o mundo. Assim, de um total de 488 cidades educadoras ao nível mundial, 90 em Portugal, São João da Madeira destaca-se, desde 2007, como parte integrante deste grupo. À semelhança de anos anteriores, o Agrupamento Dr. Serafim Leite não pôde deixar de participar neste prestigiado debate, este ano, subordinado à temática “A Cidade Educadora, cidade de paz e de oportunidades”.

Num auditório repleto, com os nossos alunos do 11.º A na plateia, os temas da imigração, racismo, bullying, inclusão e exclusão, a cidadania e a democracia tomaram parte das duas horas de debate.

Esta iniciativa foi levada a cabo através de uma parceria com a RTP, a propósito do projeto europeu ENTR, que visa promover uma reflexão sobre o estado do mundo, validar novas ideias e poder debater temas atuais sem qualquer preconceito.Capa

O debate foi moderado pela radialista e locutora da RTP, Diana Duarte, sendo que o evento foi transmitido em direto na plataforma da RTP Play e nas redes sociais da Câmara Municipal de São João da Madeira.

De entre os participantes, o AESL contou com dois alunos no painel de interlocutores, a Anna Chorniava (11.º B) e o Bernardo Fonseca (12.º A). Ambos puderam mostrar as suas ideias e convicções sobre os temas em debate, dando destaque ao papel que o nosso agrupamento tem vindo a promover relativamente à importância da educação e da integração de estrangeiros na comunidade escolar, ao combate ao preconceito e à valorização da aprendizagem do Português como língua de acolhimento e de integração no nosso país. Além dos nossos dois alunos, o restante painel era composto por discentes de outros agrupamentos de São João da Madeira, englobando, também, estudantes provenientes do Brasil e da Venezuela que emigraram para Portugal.

Numa tarde de promoção da paz e dos valores da harmonia e da educação, a Anna e o Bernardo foram parte fundamental na riqueza deste evento em que a Câmara Municipal de São João da Madeira aposta anualmente, procurando revelar-se cada vez mais uma verdadeira Cidade Educadora.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL