Dia Internacional e Nacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no nosso Agrupamento com atividades de sensibilização. 

O Grupo de Educação Especial, em articulação com as Educadoras de Infância e os Professores Titulares do 1.º ciclo, comemorou esta data com a participação dos alunos num conjunto de atividades sensoriomotoras que potenciaram a reflexão, em contexto de sala de aula, sobre as experiências vivenciadas.

Na escola sede, foi apresentado à Comunidade Educativa um vídeo com a apresentação de uma mímica, dinamizada pela turma do 7.ºC, baseada na adaptação de um poema intitulado “As Mãos”, de Manuel Alegre, in “O Canto e as Armas”, 1967. A presente iniciativa contou com a dinamização efetuada pelo Grupo de Educação Especial e pelas professoras Manuela Balseiro, Celeste Cerqueira e Sara Sousa. A visualização deste vídeo constituiu um fator motivacional para uma reflexão sobre a temática da Diferença em todas as turmas.

As atividades supracitadas tiveram como finalidade sensibilizar a comunidade educativa para atitudes de aceitação da diferença, como forma de quebrar barreiras e enaltecer valores como a tolerância, a solidariedade e a empatia. Permitiram, ainda, fomentar a participação da comunidade escolar nas atividades propostas e contribuir para a formação holística dos alunos.

 

O Grupo de Educação Especial

Dia Internacional e Nacional das Pessoas com Deficiência

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL