Olhamos para o calendário e apercebemo-nos da chegada do dia 25 de novembro… É verdade! Neste dia, o Presidente da Câmara Municipal da nossa cidade, Jorge Sequeira, veio à escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais concretamente à sala 2.06, do novo edifício, o Bloco C, com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos acerca de temáticas inerentes ao “Dia de Não Comprar Nada”. Apesar de a aula lecionada pelo Dr. Jorge Sequeira ter sido transmitida através do canal youtube do Agrupamento, fisicamente, a mesma teve lugar na turma do 11.º B, às 8h30.  

Subjacentes a este tema, foram, também, abordados o consumismo exacerbado e as alterações climáticas. A este propósito, o Presidente mencionou algumas estatísticas que comprovam o ponto da situação municipal e mundial, entre as quais as percentagens de lixo residual produzido em São João da Madeira e o destino do mesmo.

Outra informação veiculada e deveras interessante foi a da Hierarquia da Gestão de Resíduos elaborada com a finalidade de reduzir, reutilizar, reciclar, valorizar e eliminar, tendo em vista a diminuição do desconforto causado pelos aterros sanitários na população. Neste sentido, considerámos pertinente o modo como o Sr. Presidente conseguiu conjugar a temática inicialmente abordada com outras adjacentes. 

O Dr. Jorge Sequeira apresentou, ainda, como base dos seus conhecimentos, alguns livros, um deles “A Sexta Extinção”, de Elizabeth Kolbert, a partir de cuja leitura referiu o exemplo de uma espécie extinta – o Arau Gigante. Segundo o mesmo, pela frieza e crueldade humanas, esta caso particular, no reino animal, ficou sempre marcado na sua memória.

Face ao exposto, esta aula atípica foi um ponto fulcral, sem dúvida, para a consciencialização das jovens mentes presentes, em sala de aula, em cujas mãos reside, como sabemos, o futuro do planeta Terra. Obrigado, Sr. Presidente, por uma aula diferente e carregada de ensinamentos.

 

Afonso Silva, Leonardo Santos, Miguel Santos, 

Rafael Andrade e Rodrigo Fernandes

Dia de Não Comprar Nada

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL