No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, todos os deputados escolares do Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, apresentaram as suas ideias e dúvidas e interrogaram o Deputado Hugo Oliveira sobre questões relacionadas com a Saúde Mental, o funcionamento da AR, a realidade nacional e mesmo sobre as opções políticas do Deputado do PS com assento na Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro.

Em modo introdutório, a ilustre assembleia, presente no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, recebeu as boas-vindas da representante da Comissão Eleitoral Escolar, Maria Eduarda Oliveira, do 12.º B, assim como da Diretora do Agrupamento, Helena Resende, a qual salientou a longa tradição deste projeto no Agrupamento pela sua enorme importância na formação integral dos jovens cidadãos. 

O representante nacional elogiou a adesão tão empenhada e significativa do Agrupamento, treze listas, referindo que este exercício de cidadania ativa e crítica é fundamental para a consolidação da nossa democracia, estimulando o gosto pela participação cívica e política e incentivando à reflexão e ao debate. Posteriormente, foi respondendo, de forma realista e pessoal, às questões colocadas. Uma manhã agradável e educativa durante a qual imperou a vontade de mudar o estado do país. 

 

Politicando

 

*****

 A nova aposta do Agrupamento, «Assembleia Geral de Alunos», que acentua a grande importância da voz dos alunos na dinâmica do AESL, teve, já, o seu primeiro plenário, neste ano letivo, contando com os representantes de todas as turmas, desde o 3.º ao 12.º anos, os quais souberam muito bem defender os seus interesses, enquanto discentes, e contribuir com as suas ideias para a (re)construção da sua Escola, de modo a que, cada vez mais, todos se sintam em casa. 

*****

Ao longo do 1.º semestre, os alunos, do 4.º ao 12.º anos, deram os primeiros passos no projeto «Assembleia Municipal Jovem», cuja nova missão caminha no sentido de se promover um «alerta pela liberdade e pelos direitos de todos nós», no município de S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens. 

Assim, com as ideias a fervilhar e tendo por base o tema desta edição, foi elaborado o respetivo programa eleitoral com três medidas que passam pelas seguintes ideias: melhores meios de acesso e ciclovias; oferta de bicicletas aos melhores alunos; implementação de programas de combate a todas as formas de expressão de ódio; ciclos de teatro; convenção que permita a partilha entre crianças e jovens com idosos.  

Resta-nos esperar, agora, pela cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 15 de fevereiro, no Fórum Municipal.

*****

No âmbito programa nacional, «Orçamento Participativo de Escolas»,o Agrupamento candidatou-se, tendo sido vencedor o projeto “Relaxa e Lê!”, que pretendia rechear a Biblioteca Escolar com sofás, de forma a contribuir para um ambiente mais confortável e relaxante, propício à leitura. Os ansiados sofás já chegaram, pelo menos dois, e outros se seguirão… Agora, ler sabe muito melhor!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL