Durante uma semana, vários foram os grupos de alunos, desde o 1.º ciclo ao 12.º ano, que, com alguns dos seus professores, participaram, de forma alegre e empenhada, em atividades diversas de promoção da qualidade ambiental, a saber:
1. Limpeza dos espaços exteriores da escola, com recolha de lixo existente no chão, limpeza de sarjetas e remoção de ervas daninhas e plantas invasoras do jardim (jarros, azedas e alho bravo);
2. Plogging na área envolvente da escola e na praia do Furadouro;
3. Criação de uma instalação com o lixo recolhido na praia do Furadouro;
4. Pintura de sarjetas da escola com motivos relacionados com os oceanos ("O Mar começa Aqui");
5. Oficina de reciclagem de papel;
6. Construção de Ecoescovinhas;
7. Leitura e exploração do livro "Vamos Amar a Terra", de Julian Lennon e Bar Davis, com ilustrações de Smiljana Coh;
8. Encontro com o escritor Nuno Caravela;
9. Feira do Livro Usado (Biblioteca Municipal).
Os objetivos passaram por envolver o maior número possível de membros da comunidade educativa em ações de promoção da qualidade ambiental. Estas ações desenvolveram-se em parceria com as Câmaras Municipais de Ovar e de S. João da Madeira bem como a Junta de Freguesia de S. João da Madeira e enquadraram-se no âmbito da 3.ª edição do «Plogging Challenge Portugal», do «Global Action Days 2023», promovidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), pelo Living Peace Internacional e pelos projetos Ubuntu, Escolas Amigas dos Direitos Humanos, Biblioteca Escolar e Eco-Escolas.
Em suma, foi uma semana de esperança face ao futuro!