Durante uma semana, vários foram os grupos de alunos, desde o 1.º ciclo ao 12.º ano, que, com alguns dos seus professores, participaram, de forma alegre e empenhada, em atividades diversas de promoção da qualidade ambiental, a saber:

1. Limpeza dos espaços exteriores da escola, com recolha de lixo existente no chão, limpeza de sarjetas e remoção de ervas daninhas e plantas invasoras do jardim (jarros, azedas e alho bravo);

2. Plogging na área envolvente da escola e na praia do Furadouro;

3. Criação de uma instalação com o lixo recolhido na praia do Furadouro;

4. Pintura de sarjetas da escola com motivos relacionados com os oceanos ("O Mar começa Aqui");

5. Oficina de reciclagem de papel;

6. Construção de Ecoescovinhas;

7. Leitura e exploração do livro "Vamos Amar a Terra", de Julian Lennon e Bar Davis, com ilustrações de Smiljana Coh;

8. Encontro com o escritor Nuno Caravela;

9. Feira do Livro Usado (Biblioteca Municipal).

Os objetivos passaram por envolver o maior número possível de membros da comunidade educativa em ações de promoção da qualidade ambiental. Estas ações desenvolveram-se em parceria com as Câmaras Municipais de Ovar e de S. João da Madeira bem como a Junta de Freguesia de S. João da Madeira e enquadraram-se no âmbito da 3.ª edição do «Plogging Challenge Portugal», do «Global Action Days 2023», promovidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), pelo Living Peace Internacional e pelos projetos Ubuntu, Escolas Amigas dos Direitos Humanos, Biblioteca Escolar e Eco-Escolas.

Em suma, foi uma semana de esperança face ao futuro!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL