No dia 3 de abril de 2023, assinalou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, em todo o Agrupamento. Esta iniciativa foi divulgada no átrio da Escola Sede através da construção de uma teia azul (cor representativa do Autismo) que continha as características desta problemática. No placard do corredor do bar, todos puderam ver fotos de autistas famosos e desmistificar as suas ideias sobre o Autismo.

 

Autismo

A sensibilização da comunidade escolar foi complementada com a visualização de um vídeo Coisas Fantásticas Acontecem, explorado nas salas de aula dos vários níveis de ensino. Neste sentido, após a visualização do filme, os docentes dos segundo e terceiro ciclos, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento ou noutras, trabalharam esta temática e solicitaram aos alunos o registo da sua perceção em cartões. Os alunos do 1.º CEB e do Pré-Escolar trabalharam, igualmente, esta temática, de forma ajustada ao seu nível de ensino. Os alunos do Ensino Secundário deixaram, voluntariamente, o seu contributo numa caixa disponibilizada no átrio da escola.

Os cartões, com as perceções dos alunos, foram expostos, posteriormente, na teia azul. Alguns destes cartões foram divulgados num pequeno vídeo publicado nas redes sociais. Toda a comunidade escolar foi sensibilizada para participar nesta atividade.

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL