A visita de estudo ao Porto, realizada no dia 23 de março do ano corrente, envolveu a turma de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Serafim Leite do décimo ano.

A primeira paragem do dia foi na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Os alunos obtiveram, inicialmente, um reconhecimento laboratorial dos impactos feitos pelo plástico nos oceanos, assim como produtos a evitar, devido a um elevado nível de microplásticos nos mesmos. Num segundo momento, os alunos experienciaram como é produzido o leite sem lactose, percebendo, assim, todos os processos aos quais o leite é sujeito até a lactose ser hidrolisada em glicose e galactose.

Na parte da tarde, os alunos dirigiram-se à empresa “Ramirez”, onde, para além de conhecerem a história e o alcance internacional da fábrica, visualizaram, também, os processos de tratamento e embalagem do peixe.

Cientificamente

Em seguida, os alunos deslocaram-se até à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde, para além de visualizarem uma feira de emprego, tiveram a oportunidade de conhecer algumas investigações científicas que são desenvolvidas por investigadores do LEPABE Assim, os alunos conversaram com investigadores e puderam aprender e observar as atividades relacionadas com os Biofilmes e a Diversidade Microbiana e a Nanotecnologia no desenvolvimento de novos medicamentos.

A visita de estudo realizou-se no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e do Programa «Cientificamente Provável», da Rede de Bibliotecas Escolares.

Gabriela Castro, 10.ºA


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL