No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

A atividade decorreu durante a tarde, em duas sessões, e começou com a chegada dos alunos ao auditório onde encontraram as autoras e assistiram à sua apresentação. O encontro envolveu cerca de duzentos alunos de onze turmas da escola.

Inicialmente, foram lidos poemas e excertos dos três livros publicados, nos dois anos anteriores. Ao longo da tarde, os presentes, alunos e professores, tiveram a oportunidade de interagir com as escritoras, fazendo perguntas e partilhando ideias. Foi um momento inspirador em que se criaram e perpetuaram memórias.

No final das sessões, foram oferecidas lembranças, da nossa Escola e da Câmara Municipal de S. João da Madeira, às convidadas.

As turmas dos 9.ºC e 12.ºD decidiram organizar e surpreender as nossas convivas com um lanche, preparado na biblioteca, com doces variados e aperitivos acompanhados por chá.

Todos os presentes saíram desta experiência contentes por terem tido a oportunidade de nela participarem.

Beatriz Almeida e Leonor Henriques, 9.º C do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

3

 

Perspetivas

Gostei muito da maneira como as autoras apresentaram os livros e também gostei dos livros que remetem para lendas antigas. Apreciei o convívio, que achei divertido, e foi bom para conhecer melhor as escritoras.

Daniel Campos

 

Gostei muito dos livros das lendas e também adorei as escritoras. Estou ansiosa para ler as próximas lendas que serão publicadas.

Beatriz Almeida

 

Ontem, foi um dia muito divertido e interessante em que aprendemos a valorizar mais a escrita e as ilustrações presentes nos livros. As escritoras foram muito simpáticas e engraçadas. Adorei ouvir cada uma a ler a lenda da freguesia do concelho de Vale de Cambra, ao qual pertencem. Em geral, foi uma apresentação muito cativante e as lendas muito interessantes.

Sofia Zara

 

Eu gostei bastante do dia de ontem. Foi muito interessante e apreciei bastante a leitura dos livros e as escritoras.

Edgar Andrade

 

Eu gostei bastante do dia de ontem. Foi divertido e os livros são interessantes. As escritoras eram bem-dispostas e proporcionaram um clima bom, já que eram engraçadas. Por último, tivemos um lanche que devia acontecer mais vezes, já que é algo importante para o convívio e para não estarmos só no telemóvel.

Pedro Leite

 

Gostei muito do convívio e da apresentação das lendas. Devíamos fazer mais encontros destes.

Guilherme Dória

 

Eu gostei imenso do dia de ontem. A apresentação dos livros foi bastante interessante, o convívio entre as escritoras e os alunos foi espetacular e permitiu interagir, num espaço diferente da sala de aula.

Mariana Oliveira

 

Eu gostei muito das lendas, porque eram muito interessantes. As escritoras eram bastante engraçadas. O lanche foi muito aconchegante e permitiu conviver e comer muito bem!

Rodrigo Neves

 

As minhas expectativas da atividade foram excedidas, ontem. As escritoras fizeram um ótimo trabalho ao expressar o que queriam transmitir. Aprendi coisas que não pensei que fosse aprender. Achei a atividade interessante e muito agradável.

Manuel Teixeira

 

Ontem, foi uma experiência única. A expressividade das escritoras, nos momentos de leitura, foi maravilhosa. Este projeto é muito importante para a preservação do património imaterial. Também serve de inspiração para muitos de nós, porque, com determinação, nós conseguimos aquilo que queremos.

Anaís Vasconcelos

 

4

 

 

 

Achei uma atividade muito importante para aprendermos, não só as lendas que as autoras escreveram, mas também sobre a importância de ficar a conhecer histórias que, especialmente os mais antigos, nos contam e que devem ser preservadas por longos anos. Também gostei imenso de conhecer as autoras, que fizeram um trabalho realmente impressionante. Elas foram super simpáticas e adorei a forma como discursaram. Todos deviam ler e fazer as atividades propostas, no final de cada livro, com as famílias, que é uma das intenções deste maravilhoso trabalho.

No final, fizemos um convívio com lanche e muita alegria. Sinceramente, acho que valeu a pena todo o trabalho para a atividade se realizar. Espero que voltem a acontecer convívios idênticos, porque foi, realmente, interessante e aprendemos de uma forma única.:)

Sofia Guimarães

 

Gostei muito da atividade de ontem, porque, apesar de aprender sobre a inspiração por detrás das lendas, que tivemos a oportunidade de ler nas aulas, também me diverti com os meus colegas e com as escritoras. Ficaria muito feliz se conseguíssemos repetir a atividade.

Leonor Henriques

 

 

Eu gostei muito da atividade de ontem. Foi muito interessante e divertida. Aprendemos e ouvimos várias histórias e acontecimentos, que as escritoras nos contaram, e gostei também do convívio que fizemos, no final da atividade. Gostei também das autoras, pois expressam as histórias de uma forma que nos faz pensar acerca das mesmas. Com esta atividade aprendemos várias coisas de que ainda não tínhamos conhecimento e que foram bastante interessantes.

Leonor Barbosa

 

Ontem foi um dia bastante divertido, as escritoras eram engraçadas e, depois, o convívio correu muito bem. Gostei muito dos livros.

Orlando Pereira

Acho que o dia de ontem foi divertido, incomum, mas eu gostei muito, porque cada dia aprendemos mais e o lanche permitiu que convivêssemos e socializássemos.

Martim Silva

 

 

Obrigada por partilharem as vossas histórias e lendas connosco, ontem. Estou ansiosa por ver como as novas lendas se vão desenvolvendo e evoluindo.

Leonor Andrade

 

 

Gostei da atividade do dia 22 de janeiro, porque, para além de eu ter gostado das três lendas, também gostei de ter o prazer de conhecer as autoras. O lanche foi ótimo, pois a comida estava boa, as pessoas foram incríveis e foi um momento maravilhoso.

Adriana Silva

 

1

Gostei muito da ideia dos livros sobre uma lenda de cada freguesia de Vale de Cambra. Os outros concelhos de Portugal deveriam fazer a mesma coisa, porque é muito interessante.

Interessou-me particularmente a lenda da freguesia de onde nasceu o meu pai que conhece a professora Clarisse e eu percebi que devem ter estudado na mesma escola e, se calhar, na mesma turma. Ele chama-se José Luís.

Francisco Pinho


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL