Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

Numa fase subsequente, tendo por base o tema escolhido para este ano letivo, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas que passam pelas seguintes ideias: implementação de uma Feira Cultural; comemoração do Dia Mundial da Diversidade; departamento de promoção da defesa da Paz e dos Direitos Humanos; desenvolvimento de aulas de defesa pessoal; atualização de programas desportivos; reforço dos ideais da Paz e dos Direitos Humanos— marcha, em forma de Cordão Humano, e corrida pela Paz.

Total

 

Após esta fase, a lista candidata realizou a sua animada campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, contando, no dia 23 de janeiro, com a visita de membros da Câmara e da Assembleia Municipais de S. João da Madeira, que muito gosto demonstraram no contacto com os nossos deputados.

Posteriormente, teve lugar o tão esperado momento de sufrágio que culminou na votação, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal. Assim, a lista candidata será coordenada pelo aluno Cláudio Silva, do 12.º B, e secretariada pela Jéssica Ferreira, do 10.º D.

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 21 de fevereiro, no Fórum Municipal.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL