No transato dia 21 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no atual mandato, ao tema: «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

A sessão abriu com o testemunho dos agrupamentos escolares sanjoanenses que, através de uma representação cultural, deram a conhecer conteúdos tão enriquecedores de diferentes comunidades espalhadas pelo mundo. No caso da Serafim Leite, o aluno Mohammad Yusuf, do 11.º F, acompanhado pelos discentes Jéssica Ferreira (10.º D) e Rúben Marques (11.º C), revelou mistérios do seu país natal, o Afeganistão e, em particular, de Cabul, a capital e o local que o viu nasceu, assim como, em forma de homenagem ao seu pai, o grande herói que abriu caminho para uma nova vida em Portugal, por razões contrárias ao regime afegão, mostrou o grande talento de seu pai, um grande músico que continua a demonstrar o seu talento em terras lusitanas. Foi um momento de muito orgulho e que nos permitiu viajar no tempo e no espaço. Agradecemos ao Yusuf pelo seu testemunho e congratulamo-lo pela sua coragem.

 

1

Seguidamente, teve lugar o Ato de Instalação, tendo tomado posse todos os jovens deputados dos três Agrupamentos de S. João da Madeira e do CEI. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, dando as boas-vindas a todos os presentes e fazendo referência ao momento único cultural a que todos tínhamos assistido. Da Letónia, sob videoconferência, chegou o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, revelando, de novo, o seu orgulho por esta iniciativa – a AMJ – e pelo facto de todos os jovens deputados tomarem posse num ano tão especial, num ano em que se festejam os 50 anos da Revolução dos Cravos e, por inerência, do início da Democracia, em Portugal, e num ano de eleições tão importantes para o nosso país. Aproveitou, igualmente, para divulgar que estes jovens com um papel tão especial no seio municipal participarão em atividades de comemoração do 25 de abril.

4

No final da sessão, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, convidou todos os presentes para um merecido lanche.

6


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL