No dia 15 de fevereiro, fomos fazer uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda e ao Pavilhão da Água, ambos no Porto.

Pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Museu Papel Moeda, que oferece uma visão detalhada da história e da importância do dinheiro, ao longo dos séculos. Além das notas e moedas, o museu permitiu, também, uma exposição de miniaturas de veículos, a qual representou uma mais-valia à experiência.

Durante a visita, os alunos puderam aprender sobre diversos tópicos relacionados com a literacia financeira, incluindo a origem do dinheiro e as diferentes características de segurança incorporadas nas notas modernas.

Essa imersão na história do dinheiro proporcionou uma compreensão mais profunda das finanças, na sociedade. A maioria dos alunos expressou um maior interesse pela exposição de notas antigas, apreciando a oportunidade de ver, de perto, exemplos raros e históricos do papel-moeda. No entanto, uma parte menor do grupo destacou a variedade de notas, das diferentes nações, como o aspeto mais cativante da visita.

4

No final da visita, a Professora Maria Mendonça, da FACM, ofereceu um livreto com conteúdos práticos sobre aspetos financeiros e, ainda, um livro de uma coleção.

Após a visita ao Museu Papel Moeda, os alunos foram ao Norte Shopping e, depois de almoçarem, dirigiram-se ao Pavilhão da Água, onde puderam explorar uma série de experiências interativas relacionadas com o tema da água, aferindo sobre a sua importância para a vida no planeta. Esta parte da visita proporcionou uma abordagem complementar ao aspeto histórico e financeiro explorado no museu anterior.

3

Os alunos apreciaram e aproveitaram bastante a visita, tendo revelado interesse na atividade e uma atitude responsável ao longo da mesma.

1

11.ºF_ TEAC


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL