“Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa biblioteca”. Era a Clara Barbosa, do 5.ºA, a iniciar a apresentação.
“Hoje pretendemos fazer memória do momento importante que mudou a vida do nosso país – o 25 de Abril de 1974. Já lá vão 50 anos. “Sons em Liberdade” será uma homenagem a esse grande acontecimento”- disse a Benedita Pereira, do 5.ºB. “ Mas a liberdade não tem idade e todos os dias são bons para comemorar este valor essencial da nossa vida! Através da harmonia dos sons musicais e das palavras, mostraremos como a liberdade vive em cada um de nós” – afirmou a Clara. ”Que venha a música!”.
“Trova do vento que passa”, a canção de Adriano Correia de Oliveira, tinha dado o mote e o vídeo “25 de Abril num minuto” despertado a curiosidade de muitos e a memória de alguns, poucos.
A Diretora do Agrupamento e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, como sempre, deram as boas vindas e desejaram a todos um bom espetáculo.
E a música respondeu ao chamamento da Benedita com o quinto ano a apresentar três momentos musicais: primeiro, o tema musical Uptownfunk, seguido de O tempo é dinheiro e de Pó de arroz. Depois do quinto ano, houve o primeiro momento de leitura, dois minicontos de Abril, criados pelos alunos do 2.º ciclo: primeiro, “Dizem os mais velhos”, de Eliana Neves, e “Celebrar Abril”, de Rita Pereira. Os textos foram lidos pelos alunos Vítor Pinho, do 5,ºD, e Lúcia Rocha, do 6,ºD.
Logo de seguida, presenciou-se a atuação do 6.º ano, que interpretou quatro temas: primeiro, O espectador constipado, depois Perdóname, seguido de Titanic e, finalmente, A minha casinha. O Davi Lima, do 6.ºD, cantou o tema My Heart Will Go On e encantou a plateia expectante. Mais um momento de leitura e de memória do 25 de Abril se seguiu, agora com textos dos alunos do 3.º ciclo e do Secundário. “Livres a partir de agora”, de Mariana Oliveira, e “António, o menino dos cravos”, de Maria Resende Silva. Os textos foram lidos pelos alunos Gaspar Silva, do 5,ºB, e Rafael Fernandes, do 6,ºA. Por fim, o 5.º e o 6.º anos juntaram-se no palco e, cheios de alegria e muito ritmo, apresentaram o tema “Sexta-feira” acompanhando com batimentos corporais: palmas, clics, pernas e pés.
E a Clara rematou: “Sons em Liberdade” está a chegar ao fim. Resta-nos agradecer a todos os que tornaram possível este momentoe ao público - aos nossos pais, encarregados de educação, familiares e professores. Vamos todos juntos interpretar o último tema “Somos Livres”. Nunca se esqueçam o quanto custou conquistar a liberdade! 25 de Abril sempre! Viva a Liberdade! “.
Os agradecimentos estendem-se, também, a todos os “artistas invisíveis” que constituem a ficha técnica do espetáculo: Sr. Fernando e Afonso Sousa, do 11.ºD, técnicos do som e de imagem, professora Celeste Cerqueira, gravação em vídeo, e professora Anabela Brandão e D. Clara, nos arranjos e na decoração do auditório.
Fim de tarde bem vivido!
“Sons em liberdade “ fez jus ao 25 de Abril!