Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos, professores e assistentes operacionais, após uma envolvência significativa de todos na preparação das iniciativas.
As Jornadas da Serafim tiveram como público-alvo os alunos dos diferentes níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao Secundário, envolvendo todas as áreas disciplinares, cujas práticas partilhadas e desenvolvidas se enquadram no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Assim, durante dois dias imersivos, os alunos da Serafim Leite, assim como os Encarregados de Educação e entidades municipais, usufruíram de experiências «fora da caixa», desde as Oficinas Artísticas ao Macramê, nas quais demonstraram a sua criatividade.
Por seu lado, as Olimpíadas da Serafim, foram, de novo, um sucesso absoluto, com competições emocionantes, entre ciclos e anos de escolaridade. O Desporto Adaptado também marcou presença, mostrando que a inclusão e a acessibilidade são valores fundamentais numa Escola.
Já nos Laboratórios de Ciências, os alunos envolvidos realizaram experiências científicas, ao passo que o Karaoke e o Super T animaram «a malta» com muita música à mistura. O jogo Quem quer ser milionário foi um verdadeiro desafio para os mais corajosos, enquanto o Laboratório de Matemática revelou que esta disciplina pode ser bem divertida.
A Realidade Aumentada e o Laboratório de Eletrónica surpreenderam os visitantes com experiências inovadoras. O Acerta a Hora! testou as capacidades dos participantes em relação ao tempo, enquanto a Arte em Ação e os Casos Clínicos revelaram o talento dos discentes, no primeiro caso, e permitiram a exploração de situações médicas, na segunda iniciativa.
Outras atividades como a ARISS (Estação Espacial Internacional), o Aproveita & Poupa: Juntos Contra o Desperdício (sustentabilidade no mundo), o filme «Quem quer ser milionário?» (reflexão em torno da Educação e a discriminação), a Inteligência Artificial, a atividade lúdica Caça ao Tesouro, os Jogos Tradicionais (resgate da tradição portuguesa), o Isto é Economia e a Partilha de Antigos Alunos complementaram o programa do primeiro dia aberto, proporcionando momentos singulares e enriquecedores para todos.
Por fim, o dia 5 de abril foi, por sua vez, dedicado às Jornadas Desportivas, porque já os clássicos defendiam que nada melhor, para o ser humano, do que «mens sana in corpore sano».
Face a tudo o que foi exposto, testemunhado por toda a comunidade educativa, as Jornadas da Serafim foram, mais uma vez, um verdadeiro sucesso, reunindo todos os envolvidos em torno do conhecimento, da criatividade e da diversão. Uma experiência inesquecível que demonstrou a excelência e a diversidade presentes no AESL, revelando, igualmente, que a Educação, a Escola e o Ensino não se restringem às quatro paredes de cada sala de aula.