No dia 17 de abril, pelas 17h30, foi dinamizado, no Auditório do AESL, mais um colóquio do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, intitulado, este ano, “O Poder das conexões no AESL”.
Assim, com a mesma dinâmica adotada nos anos transatos, privilegiando-se um ambiente de conversas em que cada convidado, um docente de cada departamento, partilhou ideias que valem a pena espalhar. A organização, constituída pelos colegas Anabela Brandão, Eduarda Peixoto, Marta Almeida, Pedro Gual e Vânia Avelar, começou por lançar um desafio inicial com o material fornecido, a todos os presentes, à entrada do espaço. Todos os participantes estiveram conectados com um placard, tendo o resultado final culminado na construção do logótipo do AESL. Estiveram presentes, como oradores, os colegas Mirna Bernardo, Rute Pinho, Fátima Ferraz, Rui Gonçalves, Pedro Gual, Marco Vasconcelos e Ana Paula Oliveira, os quais abordaram um determinado tema, durante 7 minutos, ficando o evento estruturado em 7 blocos temáticos.
Esta atividade teve como finalidade aproximar os profissionais da educação, facilitar e partilhar experiências na área da educação, divulgar potencialidades nas várias áreas do saber, conhecer, aprofundar ou atualizar conhecimentos e tornar-se um espaço aberto ao diálogo sobre determinados assuntos/curiosidades.
Os temas abordados por cada representante de cada Departamento foram, então, os seguintes: «O Jardim e Infância e as conexões com pais/família» (Departamento da Educação Pré-escolar); «Comunidades de Aprendizagem» (Departamento do 1.º ciclo); «Conexões» (Departamento de Ciências Sociais e Humanas); «As palavras e as conexões humanas» (Departamento de Línguas); «Conexões Espaciais» (Departamentos de MCE e Tecnologias); «Em sintonia, no mesmo comprimento da onda» (Departamento de Expressões).
Foi um final de tarde bem interessante recheado de conexões e, para finalizar, foi oferecido um cravo a cada participante para assinalar os 50 anos de liberdade, independência e compromisso, já que foi o poder das conexões de um povo que caracterizou o 25 de abril. Em suma, momentos como estes são cada vez mais importantes, pois permitem-nos criar uma rede de conexões sólidas, a partir da qual é cultivado o relacionamento interpessoal, envolvendo todo o Agrupamento.
Esperamos que tenham gostado! Mais uma vez, agradecemos a todos os presentes a disponibilidade e o interesse em assistir a este evento.