Nos pretéritos dias 27 e 28 de maio, teve lugar a ansiada Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais uma vez, o direito de representar, como tantas vezes, orgulhosamente, já sucedeu, o Círculo Eleitoral de Aveiro.
Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Rúben Marques (11.ºC) e Cláudio Silva (12.º B), assim como a repórter Lara Oliveira (12.ºA), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando, não esquecendo, também, o facto de a comitiva se estender ao programa «Euroscola», contando, desta feita, com a deputada Beatriz Barbosa (11.ºA), sendo o outro representante comum a ambas as iniciativas, Rúben Marques.
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa (S. Tomé e Príncipe) chegaram à Casa da Democracia, por volta da hora do almoço, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), juntamente com os círculos dos Açores, Coimbra, Europa, Évora, Guarda, Porto e Santarém, tendo a mesma sido presidida pelos representantes do CHEGA, Daniel Teixeira, e do PSD, Eva Brás Pinho, e assessorada por Maria João Godinho. O restante grupo do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se, antes, na 2.ª comissão (sala 2).
Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados serafinenses refutado, de forma séria e responsável, as medidas dos projetos da respetiva comissão, assim como defenderam outras que consideraram mais pertinentes, tendo em conta o tema da atual edição.
Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os jornalistas tiveram a oportunidade de empreender uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento. No mesmo período, decorriam, no Auditório “António de Almeida Santos”, as apresentações orais do programa «Euroscola», no qual participaram todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, à exceção de Faro.
Como o dia de trabalho parlamentar já ia longo, terminadas todas as etapas adjacentes às comissões, todos tiveram a oportunidade de assistir, na Sala do Senado, a um programa cultural, repleto de muita animação, a que se seguiu o jantar nos claustros do palácio beneditino e a partida para o Hotel Ikonik, em Lisboa.
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, na Sala das Sessões, por parte do Vice-Presidente da Assembleia da República, Diogo Pacheco de Amorim, cujo momento contou, igualmente, com as intervenções da Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Manuela Tender, e da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados eleitos para este efeito (Ana Rita Veiga, Nuno Fians, Rodrigo Vieira e Vicente Alves).
Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos Deputados da Assembleia da República, em representação dos principais grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, no dia anterior, versando os mais distintos temas: Eva Brás Pinho (PSD), Miguel Costa Matos (PS), Jorge Pinto (L), Inês Sousa Real (PAN), Paula Santos (PCP), Paulo Núncio (CDS-PP), Joana Mortágua (BE), Rita Matias (CH) e Patrícia Gilvaz (IL).
Posteriormente, a partir dos trabalhos do dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do tema da atual edição, tendo resultado um projeto final composto por doze medidas.
De acordo com a agenda delineada, os envolvidos deslocaram-se até aos claustros do edifício histórico, a fim de retemperarem as suas energias com um merecido almoço, tendo retomado, pouco tempo depois, os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. No horário estabelecido para o efeito, no campo jornalístico, a Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Manuela Tender, respondia, em conferência de imprensa, na Biblioteca Passos Manuel, às perguntas dos jornalistas das escolas, tendo participado, neste evento, a repórter do AESL, Lara Oliveira.
Num outro espaço, na Casa do Parlamento, recentemente inaugurada, tinha lugar, simultaneamente, um outro evento: a divulgação dos vencedores do programa «Euroscola».
Esta batalha parlamentar, na Assembleia da República, nesta edição em particular, teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, assumido pela Deputada Manuela Tender, cujo momento final foi ainda enriquecido com a merecida entrega dos certificados de participação e com o já habitual «Adeus» que, em linguagem patriótica, é o mesmo que dizer, «Hino Nacional», o qual foi entoado por todos os presentes, fazendo ecoar cada palavra pelos recantos da Casa da Democracia.
Num plano paralelo, o nosso Agrupamento recebia a maravilhosa novidade: a vitória no «Euroscola», com direito a um prémio bem recheado - uma viagem a Estrasburgo para 24 alunos e 2 professores.
E foi assim que, desta forma singular e profícua, se viveram dois dias intensos na capital do nosso país, na casa que é de todos nós!…