No dia 27 de junho de 2024, no Teatro Thália, em Lisboa, o AESL fez-se representar pelo professor João Mesquita, convidado pelo IAVE e pela DGE, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no âmbito da Literacia Financeira.
Assim, fizeram, igualmente, parte do painel de discussão a representante da Direção Geral da Educação, Dr.ª Eulália Alexandre; a representante da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Dr.ª Inês Drumond; o representante da NOVA SBE, Dr. Miguel Ferreira; e o representante da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Carlos Pires.
As intervenções dos convidados foram precedidas da sessão de apresentação dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, levada a cabo pela Dr.ª Anabela Serrão, representante do IAVE.
Em linha com as conclusões do relatório apresentado pelo IAVE, o AESL apresentou a sua estratégia para responder às expectativas de melhoria dos resultados, numa futura avaliação do PISA, um estudo internacional trienal, realizado pela OCDE, que avalia, neste caso, se os alunos de 15 anos possuem os conhecimentos e competências essenciais para a vida social e económica. Nesse sentido, o professor representante da Serafim Leite deu a conhecer que o Agrupamento passará a ter uma disciplina opcional - Educação Económica e Financeira - que os alunos do 12.º ano poderão já escolher, para o próximo ano letivo, assim como referiu que está previsto o envolvimento de Encarregados de Educação dos alunos inscritos no 3.º ciclo e, por fim, adiantou a possibilidade de se recorrer a meios audiovisuais e a canais digitais, para que a mensagem chegue mais facilmente aos alunos do Ensino Secundário.
A sessão de encerramento ficou a cargo do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Dr. Fernando Alexandre.