A 4.ª edição do projeto interno foi desenvolvida no decorrer do 2.º semestre, tendo a respetiva Sessão Escolar decorrido no dia 18 de abril. Mais uma vez, os alunos revelaram, durante todo o processo, um vasto entusiasmo, evidenciando-se, neste sentido, a grande adesão do 1.º ciclo.

A missão foi extremamente bem conseguida, dado que os alunos/deputados souberam analisar muito bem a temática e efetuar o devido cruzamento com as necessidades do Agrupamento, numa visão em relação ao seu futuro. Viveram-se, assim, momentos de grande convicção democrática em sintonia com um Agrupamento no qual se valoriza, sempre e cada vez mais, a “voz dos alunos”!

Assim, no referido dia, após o cumprimento de todos os trâmites anteriores, os deputados da Serafim, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, reuniram-se, no Centro Multidisciplinar Interativo, a fim de apresentarem e debaterem as suas medidas e as das restantes listas, num total de 16 (6 do 1.º ciclo; 2 do 2.º ciclo; 3 do 3.º ciclo; 5 do Ensino Secundário).

Realizou-se uma sessão única, composta por duas partes (inicialmente, os 1.º e 2.º ciclos e, posteriormente, o 3.º ciclo e os alunos do Ensino Secundário), juntando miúdos e graúdos, nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com a seguinte ordem de trabalhos:

*Ponto um: Palestra em torno da «Constituição da República Portuguesa» pela Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto;

*Ponto dois: Visita guiada à exposição «Querendo, quero o Infinito», inspirada na figura de Fernando Pessoa (BE);

* Ponto três: Debate (Sessão Escolar) - Ensino Básico (14h30) | Lanche | Ensino Secundário (15h45):

- Tomada de Posse dos Deputados da Serafim Leite;

- Apresentação das medidas contempladas nos Projetos de Recomendação;

- Debate na Generalidade em torno das medidas de todos os Projetos de Recomendação;

- Votação nas Medidas que constituirão a Recomendação Final do Agrupamento;

- Eleição dos Deputados à Assembleia do Conselho Geral.

Na Mesa da Presidência da Assembleia Escolar, estiveram presentes a Coordenadora do projeto e Assessora da Direção pela Voz dos Alunos, Dina Sarabando; a Diretora do Agrupamento, Helena Resende; e a Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente. De realçar que as alunas Beatriz Figueiró e Beatriz Moreira, do 12.ºB, e Lara Oliveira e Lara Silva, do 12.ºA, assumiram a função de mediadoras, no 1.º ciclo, auxiliando nos trabalhos das listas deste ciclo de estudos, atendendo à sua experiência em projetos similares, ao longo dos três anos do Ensino Secundário.

Este ano, antes do arranque efetivo da sessão parlamentar, como vem sendo apanágio desta dinâmica, os alunos d’ «O Parlamento na Serafim» puderam usufruir de um projeto pioneiro desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, sob a orientação de docentes da Unidade Curricular de Direito Constitucional da FDUP, já na sua 9.ª edição, procurando incrementar o conhecimento dos jovens sobre a Lei Fundamental do nosso País – a Constituição da República Portuguesa (CRP), através de uma exposição seguida de questões efetuadas pelos alunos que, no caso, mostraram, desde cedo, o seu espírito curioso.

PJSerafim

 

 

Posteriormente, os alunos tiveram, igualmente, a oportunidade de visitar a exposição patente na Biblioteca Escolar, “Querendo, quero o Infinito”, em torno da figura do Modernismo português, Fernando Pessoa, promovida pelos alunos universitários do movimento católico «Comunhão e Libertação», a qual esteve aberta ao público, em Lisboa, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023. Assim, os deputados da Serafim Leite, à exceção dos do 1.º ciclo, fizeram esta viagem pela poesia pessoana, tendo a mesma sido guiada pelos alunos do 11.ºC, do Curso de Línguas e Humanidades, através da qual todos experimentaram diferentes emoções, de acordo com as suas vivências e conhecimentos.

Envergando, de novo, a sua figura política, após a saudação efetuada pelos membros da Mesa e a explanação dos trâmites de funcionamento da Assembleia, os deputados cumpriram, rigorosamente, os seus deveres, seguindo, passo a passo, as diversas etapas da Sessão Escolar.

Assim, obedeceu-se ao momento da tomada de posse dos deputados e, de seguida, teve lugar a apresentação das medidas da autoria de cada uma das listas envolvidas, que serviram de base ao debate na especialidade. Ronda após ronda, as crianças e os jovens serafinos foram revelando os seus dotes argumentativos, na defesa das suas medidas, nos pedidos de esclarecimento de medidas concretas ou mesmo aquando da contra-argumentação em relação a determinadas intervenções. Acreditamos que todos, sobretudo os mais pequeninos, adoraram este momento em que todos se sentiram – com certeza - deputados a sério.

Não houve necessidade de um período de negociação, dado que, no decorrer do debate, os próprios deputados, crianças e jovens, iam propondo possíveis junções. É o sinal de que os ensinamentos políticos estão a dar os seus frutos, já bem definidos.

Contudo, chegava um dos momentos de maior responsabilidade e ansiedade: a votação em todas as medidas, uma a uma, através de braço no ar. Deste modo, as três medidas que receberam mais consenso e que constituirão o Projeto de Resolução Final da Serafim Leite são as seguintes:

* 1.º /2.º ciclos

- Junção da 1.ª medida da Lista C (4.º A_P) com a 3.ª medida da Lista B (4.º B_P) = 33 votos

- Junção da 1.ª medida da Lista T (3.º A_P) com a 2.ª medida da Lista Z (3.º B_P) = 29 votos

- Medida 3 da Lista T (3.º A_P) = 26 votos

- Junção da medida 2 da Lista R (5.º B) e da Lista C (4.ºA_P) = 25 votos

* 3.º ciclo/Ensino Secundário

- Medida 3 da Lista U (10.º A) = 33 votos

- Junção da 2.ª medida da Lista F (8.ºC) e da Lista V (12.º B) = 32 votos

- Medida 1 da Lista U (10.º A) = 26 votos

- Medida 1 da Lista V (12.º B) = 25 votos

Por fim e após a aprovação das medidas vencedoras, teve lugar um outro momento de igual importância: a eleição dos representantes efetivos que irão defender, na Assembleia do Conselho Geral, as medidas aprovadas, em cada ciclo de estudos. Posto isto, foram, entretanto, distribuídos os boletins por cada criança/jovem e cada um(a) selecionou, de acordo com a sua consciência, o(s) nome(s) do(s) deputado(s) da sua eleição. Depois de recolhidos os votos, viveu-se mais um momento de suspense, uma vez que todos aguardavam os resultados da contagem dos votos, por parte da Mesa da Presidência Escolar. Terminado este processo, deu-se a palavra à Presidente da Mesa que anunciou os vencedores:

- 1.º ciclo

* Dinis Pinho (4.º A_Parque) e Gabriel Pinheiro (4.º B_Fundo de Vila) – efetivos

** Joana Duarte (4.º B_Parque) - suplente

- 2.º ciclo

* Benedita Pereira (5.º B) e Duarte Silva (5.º A) - efetivos 

** Daniela Castro (5.º A) - suplente

- 3.º ciclo

* Lara Almeida (8.º C) e Rodrigo Silva (8.º A) – efetivos

** Rodrigo Pinto (8.º C) - suplente

- Ensino Secundário

* Rúben Marques (11.ºC), Mariana Martins (10.ºA) e Beatriz Moreira (12.ºB) - efetivos

** Lara Silva (12.ºA) - suplente

E foi desta forma que terminou a quarta edição deste projeto tão nosso. Esperamos que esta iniciativa continue a colher doces frutos e que os alunos, retemperadas as suas energias, abracem o projeto ainda com mais ideias em prol do seu Agrupamento. Até para o ano! Em outubro, terá lugar a apresentação da Recomendação Final, em sede do Conselho Geral. Por isso, ver-nos-emos, em breve!


 
 
 

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