Primeiros Passos
Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacou a deputada Beatriz Barbosa, do 11.ºA), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 10 de janeiro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e, em breve, à escala europeia, através do projeto «Euroscola».
Apresentação das listas candidatas
Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pelas professoras Dina Sarabando e Elsa Martins. Assim, no referido dia, após a interrupção natalícia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», em ambos os ciclos de estudo.
Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (10 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (5 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas no mundo da Educação, isto é, o seu próprio mundo. Esta não é, como o revelaram, uma tarefa fácil, mas os alunos da Serafim sabem elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma Escola melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados, miúdos e graúdos, mostraram que, devido ao seu caráter interventivo, estariam à altura do desafio.
Campanha e Eleições Eleitorais
A próxima etapa – a campanha eleitoral – permitiu uma maior consciencialização, por parte da comunidade estudantil, relativamente à temática vigente e, sobretudo, a cada uma das medidas de intervenção plasmadas em cada um dos programas eleitorais. Assim, entre os dias 11 e 15 de janeiro, os alunos da Serafim Leite, candidatos a jovens deputados, foram desenvolvendo, durante este período, as suas campanhas, de forma bem aguerrida, através de um leque distinto e criativo de atividades propagandísticas, física e virtualmente, animando o ambiente escolar e procurando convencer os colegas a um voto simpático a favor da sua lista.
Campanha à parte, chegou o desejado dia das eleições, agendadas para o dia 18 de janeiro, iniciativa que se estendeu durante todo o dia, à qual se seguiu a contagem dos votos, na Direção do Agrupamento. Assim, com a presença atenta e ansiosa dos representantes das listas concorrentes, os votos foram contados e as contas efetuadas, concluindo-se que as listas mais influentes foram, no Ensino Básico, a Lista S, liderada pela aluna Benedita Pereira (5.º B), com 64 votos, e a Lista M, no Ensino Secundário, liderada por Rúben Marques (11.ºC), com 150 votos. No entanto, ninguém ficou triste nem havia motivos para tal, porque, de acordo com o método d’Hondt, todas as listas candidatas seriam representadas, na Sessão Escolar, pelos seus dignos representantes, em número ditado pelos votos recebidos. Portanto, todos estavam, efetivamente, de parabéns pelo seu natural envolvimento e pelas conquistas alcançadas neste desafio democrático.
Sessão de debate com o Deputado Porfírio Silva
Um dia depois da agitação própria das eleições, todos os candidatos a deputados do Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, estavam ansiosos por conhecer (e outros por rever) o Sr. Deputado da Assembleia da República, Porfírio Silva, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, cuja presença simpática já havia sido notada em anos anteriores.
Assim, às dez horas e trinta minutos, teve início a referida sessão de debate com o deputado socialista, apresentada pela aluna Beatriz Barbosa, da Comissão Eleitoral Escolar, tendo o mesmo sido, assim como toda a plateia, presenteado com um momento digno da temática do programa, muito ao encontro das conquistas advindas da Revolução dos Cravos. Deste modo, como introito, viajámos no tempo, rumo ao passado, recordando grandes vultos de Abril, músicas, canções e poesia, através da “performance” musical da aluna Rita Almeida, do 10.ºA, que nos maravilhou, a partir da sua flauta transversal, com um “medley” composto por três composições emblemáticas: “Grândola Vila Morena” (de Zeca Afonso), “E depois do adeus” (de Paulo de Carvalho) e a “Marcha - 25 de abril”. Ainda nesta ambiência, ouvimos a declamação do aluno Edgar Vilas-Boas, do 12.º B, a partir de versos de Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena.
Tomaram, de seguida, a palavra a Diretora do Agrupamento e o Dr. Porfírio Silva que nos proporcionou uma viagem sentida ao mundo da Democracia, desde os tempos mais remotos.
Entusiasmados, mas disciplinados, os alunos aguardavam o momento adequado para questionarem o deputado, quer sobre o assunto dos trabalhos deste ano, quer sobre o funcionamento da AR, a realidade nacional ou mesmo as suas opções políticas. Deste modo, da profusão de conhecimentos e de vivências que o deputado foi desvendando, tendo por base as questões efetuadas pelos deputados do Agrupamento, salientamos a necessidade de uma maior valorização da Educação Pré-Escolar; a dificuldade sentida no país no que respeita à habitação e, neste sentido, a urgência do estabelecimento de acordos com parceiros sociais; a subida constante do salário mínimo (na ordem dos 70%) e não do médio (cerca de 32%); a posição contrária a uma disciplina que verse a Literacia Financeira, devido à carga horária e ao facto de os conhecimentos subjacentes entrarem no domínio da Educação para a Cidadania; a necessidade de uma melhor organização no SNS, cuja situação piorou com a pandemia; os riscos atuais que a Democracia corre, sendo necessário um maior investimento na informação, para que esta não falhe; a desvalorização da carreira dos professores, a falta de docentes e o fecho de cursos superiores, cujas situações têm de ser resolvidas; o insucesso dos alunos causado, muitas vezes, pelas condições socioeconómicas, defendendo, por isso, um programa familiar de apoio aos alunos dentro da escolaridade obrigatória.
Esta foi, sem dúvida, uma manhã agradável, educativa e produtiva em que todos saímos a ganhar com tudo o que fomos ouvindo e opinando.
Sessões Escolares
Apurados os 31 deputados, do Ensino Básico – 2.º e 3.º ciclos - e do Ensino Secundário, chegou rapidamente o dia 25 de janeiro, programado para a Sessão Escolar do Ensino Básico, e o dia 26 de janeiro, consagrado ao Ensino Secundário, nas quais foram eleitos os deputados que defenderiam ambos os Projetos de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.
Consolidada a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, de forma séria e serena, em prol de uma verdadeira causa política e social, revelaram os seus mais consistentes argumentos em defesa das suas medidas. E, por outro lado, analisando as medidas das outras listas, solicitaram os devidos esclarecimentos face às dúvidas sentidas e apontaram, educada e ponderadamente, as respetivas fragilidades contidas em cada medida. Pese embora as salutares divergências «partidárias», o certo é que todos se mostraram unidos no objetivo comum de debelar o tema da Educação, a sua realidade.
Em ambas as sessões e após as diversas rondas de debate, os jovens políticos elegeram as três medidas que passaram a constituirão o Projeto Final de Recomendação do Agrupamento, que foi, posteriormente, defendido, pelos seis representantes da Serafim, três em cada ciclo de estudos, perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro. Desta feita, a contagem dos votos subjacente à eleição dos deputados ditou que os legítimos vencedores eram os seguintes:
- no Ensino Básico: Isabela Mateus, 8.º C (Lista C) – 1.ª Deputada Efetiva; Leonor Lima, 6.º A (Lista L) – 2.ª Deputada Efetiva; Maria Manuel Neves, 7.º C (Lista E) – Deputada Suplente que, mais tarde, veio a ser substituída pelo Deputado Rodrigo Silva, do 8.º A e da Lista A;
- no Ensino Secundário: Rúben Marques, 11.º C (Lista M) – 1.º Deputado Efetivo; Cláudio Silva, 12.º B (Lista T) – 2.º Deputado Efetivo; Lara Oliveira, 12.º A (Lista X) – Deputada Suplente.
No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, no Básico, foi eleito o deputado Rodrigo Silva, do 8.º A (Lista A) e, no Secundário, a deputada Mariana Martins, do 10.ºA (Lista U).
Encerrou, assim, desta forma, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2023’2024. Uma outra meta teria lugar: o grande debate da Sessão Distrital!
Concurso para a Presidência da Mesa da Sessão Distrital
No dia 28 de fevereiro, decorreu mais uma etapa do “Parlamento dos Jovens”, o Concurso para a Mesa da Presidência da Sessão Distrital, em que os representantes do nosso Agrupamento prestaram provas, em Aveiro, no Instituto Português do Desporto e da Juventude: o Rodrigo e a Mariana, nos Ensinos Básico e Secundário, respetivamente.
Os jovens serafinos revelaram, na verdade, um evidente entusiasmo, dedicação e firmeza, aquando das suas prestações orais e de leitura, tendo sabido honrar a sua Escola. Embora nenhum dos deputados tenha sido eleito para um dos cargos da Mesa da Sessão Distrital, fica a certeza do trabalho efetuado e a promessa de continuarem a trabalhar em prol dos valores que defendem.
Sessões Distritais do Ensino Básico
Cientes das suas responsabilidades enquanto cidadãos, unidos na construção de um futuro mais risonho, sobretudo, ao nível da Educação, os alunos Isabela Mateus, Leonor Lima e Rodrigo Silva, vencedores da Sessão Escolar do nosso Agrupamento, participaram, expectantes e entusiasmados, no dia 18 de março, no Centro de Artes de Águeda, na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens».
Decorrida a Sessão Solene de Abertura, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado da Assembleia da República, Hugo Oliveira, as quais foram colocadas pela aluna representante da Serafim, Leonor Lima, e pelos deputados das restantes 44 escolas. Posteriormente, passou-se ao debate na generalidade, após a apresentação das medidas de cada projeto, a cargo da Isabela Mateus e do Rodrigo Silva, no qual os nossos deputados conseguiram defender as suas medidas, com desenvoltura e de forma informada e segura, evidenciando preparação em todas as etapas, embora esta sessão, em particular, como há muito não sucedia, tornou quase impossível a concretização de um debate profícuo e mais próximo, atendendo ao número elevado de escolas participantes.
Ainda da parte da manhã, reuniram-se as comissões perspetivadas, numa fase embrionária, para preparação do debate na especialidade. Após um excelente almoço, proporcionado pela Câmara Municipal da cidade de Águeda, as escolas retomaram os trabalhos, no período da tarde.
O debate em plenário teve por base o Projeto de Recomendação mais votado nos trabalhos da manhã, tendo merecido algumas considerações, por parte dos deputados, de forma a favorecer o referido projeto, em nome do Círculo Eleitoral de Aveiro, embora esta missão não tenha sido bem sucedida, fruto, já, do cansaço manifestado pelos jovens deputados. Após este momento, foram declarados os nomes dos deputados eleitos à Sessão Nacional, cuja sorte, desta vez, não coube ao AESL.
Apesar deste resultado, a participação direta e ativa, a intervenção consciente e responsável na resolução de questões prementes do nosso tempo, num debate verdadeiramente democrático, constituiu um excelente exercício de formação e de participação política e cívica dos nossos alunos.
Sessão Distrital_Passaporte para a Sessão Nacional (Ensino Secundário)
Já no dia 19 de março, teve lugar, no Cineteatro de Estarreja, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens» do Ensino Secundário, na qual participaram os deputados eleitos para o efeito: Lara Oliveira (12.ºA), Rúben Marques (11.ºC) e Cláudio Silva (12.ºB).
Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, o Deputado Rui Vilar (PSD), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja (João Alegria), a Delegada Regional de Educação do Centro (Cristina Oliveira) e a Diretora Regional do Centro do IPDJ (Catarina Durão), tendo a sessão sido assessorada por Inês Mota, da Assembleia da República.
Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado convidado, conduzidas pelas 32 escolas, sendo que, no nosso caso, a questão foi efetuada pela deputada Lara Oliveira. Passou-se, posteriormente, ao debate na generalidade que contou, numa primeira fase, com a apresentação das medidas eleitas no Agrupamento, a que se seguiu o período mais aceso, no qual os nossos deputados souberam solicitar esclarecimentos, elogiar e criticar, tendo por base os projetos das outras escolas participantes. Destacou-se, nesta fase do debate, o facto de o nosso Agrupamento ter apresentado um Projeto de Recomendação que mereceu aplausos da assembleia.
A verdade é que os deputados serafinos conseguiram envolver-se, de forma entusiasta e empenhada, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral, na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na sua posição na respetiva comissão e, sobretudo, na eleição do nosso Agrupamento, mais uma vez, para a Sessão Nacional, tendo alcançado um dos lugares meritórios.
Assim, os nossos deputados, entre os oito eleitos à Sessão Nacional, bisaram a sua conquista neste projeto, tendo merecido, sem dúvida, o nosso aplauso, uma vez que tão bem souberam representar a sua Escola!