No dia 1 de maio, subiu ao palco dos Paços da Cultura a peça de teatro "Zaratustra", apresentada pelo grupo de teatro "A Troupe", que de há uns anos a esta parte se tem vindo a afirmar no panorama das atividades culturais da escola. A peça integrava-se no VII Festival de Teatro, que o projeto "Espaço Aberto" tem vindo a organizar com grande mestria.

A peça resulta de uma adaptação livre da obra "Assim falava Zaratustra", de Frederico Nietzsche. Zaratustra é "um homem que, depois de muitos anos em plena solidão, convivendo somente com a natureza e os animais, desce da montanha e encontra várias pessoas" interrogando-as sobre a sua existência, de modo a sugerir-lhes uma viagem ao seu interior. A peça vai alternando essa abordagem essencialmente individual, com momentos de confrontação de Zaratusta com grupos sociais a quem vai colocando outras questões e desafios. No final, conforme adaptação livre da encenadora, Zaratusta é conduzido ao manicómio por uma enfermeira, como um pobre louco que andasse vagueando pelo mundo. E afastou-se, incompreendido, o homem que, depois de anos a acumular sabedoria na sua caverna da montanha, resolvera descer e partilhá-la com os seus semelhantes: afinal, é muito ténue a linha que separa a loucura da sabedoria...

Depois de "Quem vê caras não vê corações" e a "A Mulher Sem Sombra", peças anteriores d' "A Troupe", este trabalho, além de não destoar da qualidade dos anteriores, constitui um aprofundamento de uma linha cénica orientada para o questionamento do ser humano, das contradições e das suas facetas. A servir essa mensagem, um grupo de atores de grande qualidade, com uma segurança de representação a cheirar a profissionalismo. De salientar também a presença de grupos etários muito distintos, o que augura um futuro promissor a esta Troupe.

Mesmo assim, no final, as lágrimas felizes da Profª Teresa Soares eram bem justificadas: mas elas traziam consigo a angústia de todos os encenadores dos grupos de teatro escolares – a vida académica dos atores não perdoa e, para o ano, não poderemos contar com todos. É pena! Este Zaratustra deixou-nos água na boca. Parabéns à encenadora, a todos os atores e a toda a equipa que fez este Zaratustra descer da montanha!

Elenco:

- 5º A – Daniela Silva, Diogo Cruz, Lígia Sá e Joana Laranjeira;

- 5ºB – Cíntia Bento;

- 7º B – Escola Bento Carquieija – Sofia Castro;

- 9ºB – Inês Correia;

- 10ºA – André Magalhães;

- 10º G – Andreia Pinho;

- 11º A – Ana Isabel, Andreia Figueiredo, Miguel Santos e Joana Nina;

- 11ºC - Ana Isabel;

- 11º F – Flávia Ferreira;

- 11º H – Álvaro Rocha, Andreia Figueiredo, Daniela Aguiar, João Almeida;

- 12º D – Eva Resende e Tiago Costa.

 Colaboradores: Alda Resende, Celeste Cerqueira e seus alunos


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL