Decorreu, na noite do dia 25 de abril de 2013, a cerimónia de abertura do VII Festival de Teatro de S. João da Madeira. Antes de a primeira peça subir ao palco dos Paços da Cultura, realizaram-se dois atos prévios: a apresentação, no átrio, de uma instalação artística denominada "Criatividade", tema do Festival, que esteve a cargo dos alunos do 10ºB, orientados pelo professor Paulo Duarte; depois, já na sala, a professora Elza Paiva chamaria ao palco o Presidente da Câmara em exercício, Ricardo Figueiredo, e a Diretora da Escola, Irene Guimarães, para uma breve cerimónia de abertura.

Durante a breve coreografia que serviu de introdução à instalação anteriormente referida, os alunos do 10ºB formaram um círculo, dentro do qual decorreram outras ações: poemas declamados pelo Tiago Costa do 12ºD - "O poema Original" de Ary dos Santos e "Portugal" de Jorge Sousa Braga – e uma peça de clarinete pelo Tiago Oliveira do 11ºC e 12º D.

A aluna Beatriz Moreira, Delegada de turma do 10ºB, contou-nos como foi planeada e realizada essa instalação:

No passado dia 25 de Abril de 2013, a turma do 10ºB preparou uma abertura diferente para o Festival de teatro, em parceria com o projeto Espaço Aberto, da Escola Secundária Serafim Leite, este ano alusivo ao tema 'criatividade'.

Partindo da ideia do professor Paulo Duarte, a turma realizou uma bola com cerca de 80cm de diâmetro, feita de papel de cenário amachucado e embrulhada com cordão. A turma reunira-se no dia 24 para a realizar.

Esta bola foi então exposta no próprio dia de inauguração, cerca de meia hora antes de começar o espetáculo do Diogo Infante.

As alunas Beatriz Moreira, Joana Ferreira, Cory Wenk e Cláudia Azinheira subiram ao 1º andar dos Paços da Cultura, por volta das 8.40 horas, onde aguardaram até às 9 para pendurar a bola na abertura para o átrio de entrada. Durante este período de espera, a Luciana Fernandes e a Beatriz Freitas recolheram o pano vermelho que envolvia a bola e colocaram a identificação na escultura.

Os restantes alunos (Marcela Sá, Mariana Deville, Jéssica, João Andrade, Andreia Azevedo, Patricia Alves) fizeram uma roda no local onde a bola foi pendurada e assim que esta atingiu a sua posição definitiva, afastaram-se apontando para ela. Seguidamente sentaram-se em torno desse espaço, onde o Bernardo Resende e a Elisabete colocaram um tapete vermelho vivo quadrangular. Foi nesse tapete que o Tiago Costa leu alguns poemas, enquanto o Tiago Oliveira tocava clarinete. E foi precisamente o clarinete do Tiago que conduziu o público até à sala de espetáculos.

 

O Festival de Teatro é uma iniciativa do projeto "Espaço Aberto", constituído por um grupo de professoras da nossa Escola. Esta sétima edição, incluirá a exibição de 12 peças, ao longo de 11 dias, duas das quais de grupos da escola: "Os Serafins", com a peça "A Viagem" e "Zaratustra", pelo grupo "Troupe".

A primeira peça a subir ao palco foi "Preocupo-me, logo existo!", com Diogo Infante, uma peça que recebeu um vasto aplauso do público que esgotava o auditório dos Paços da Cultura. Bom prenúncio para um Festival que se deseja animado e criativo.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL