O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite tem um novo jornal. Desta vez, trata-se do jornal da Associação de Estudantes, batizado com o curioso nome de "Chá das Quintas". "Das quintas", porque sai àa quintas-feiras; o "chá" é uma bebida agradável estimulante, com um nome bastante polissémico, que também pode significar "remoque indireto, reparo repreensivo". Portanto, este chá tem todas as condições para desempenhar um papel importante no envolvimento dos alunos na vida da escola. Pela nossa parte, estamos abertos a toda a colaboração possível. O  Regulamento, do "Chá", pode ser consultado em "continuar".

REGULAMENTO DO PROJETO

"A TUA.AE - Chá das Quintas"

Serve o presente regulamento para divulgar a todos os estudantes o modo de funcionamento do projeto da Associação de Estudantes "A TUA.AE - Chá das Quintas".

1. O Projeto

Com o intuito de acompanhar de forma mais próxima a vida dos estudantes na escola sede do AESL (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite), nasceu o jornal "A TUA.AE - Chá das Quintas". Este é um projeto a levar a cabo pela Associação de Estudantes, durante todo o ano letivo, e foi aprovado na primeira reunião da sua Direção. O presente regulamento destina-se a assegurar o bom funcionamento do projeto em questão.

2. Responsáveis pela coordenação e sustentabilidade do projeto

A responsabilidade pelo desenvolvimento e sustentabilidade deste projeto cabe a toda a equipa da Associação de Estudantes, estando a sua supervisão e coordenação a cargo da seguinte equipa editorial:

Frederico Alves (12ºG - Presidente da Direção),

Manuel João Rocha (12ºA - Presidente da Assembleia Geral)

Mariana Silva (12ºA - 3ª vogal do Conselho Fiscal)

3. Secções do Jornal

O Jornal é composto por cinco secções, a saber:

I. Prefácio Editorial – breve introdução sobre temas mais candentes;

II. Notícias – destinada a dar destaque às notícias e acontecimentos inerentes à Associação de Estudantes e ao próprio funcionamento da escola.

III. Crónicas do "Super-Homem" – rubrica permanente da autoria de um ex-aluno da Serafim Leite atualmente a estudar na Universidade e que pretende dar a conhecer alguns aspetos da sua experiência;

IV. Bar do Zeca – espaço humorístico e não só.

V. Perdidos – espaço exclusivo dos estudantes, onde a redação, seguindo critérios de bom senso, irá selecionar e responder às mensagens submetidas via correio eletrónico pelos nossos leitores.

4. Funcionamento e Condições

O projeto tem o seu início no dia 7 de Novembro de 2013, não estando prevista a data da sua cessação. O jornal é divulgado, de forma gratuita, nos locais previstos no ponto 5, a todos os estudantes da escola sede do AESL.

Os alunos podem e devem participar ativamente na elaboração do jornal, através do endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Apenas serão consideradas as participações identificadas com nome e turma. Sempre que essas colaborações suscitem dúvidas quanto à sua origem, a equipa editorial solicitará a certificação presencial de autoria.

Está previsto o apoio da direção do agrupamento, no sentido de garantir as condições necessárias, nomeadamente um espaço de exposição/afixação de materiais e apoio na impressão de cópias para afixação.

A elaboração e redação do jornal serão regularmente acompanhadas pelo professor Celestino Pinheiro, que desempenhará funções de aconselhamento e supervisão.

5. Edição e divulgação

O "Chá das Quintas" é um jornal de periodicidade semanal, editado às quintas-feiras, mas passível de atualização diária.

O jornal terá duas formas de edição:

- Jornal em suporte de papel ou cartolina, afixado em 2 locais estratégicos da escola: placar do polivalente (corredor do bar) e junto à sede da Associação de Estudantes.

- Sempre que possível, edição digital divulgada através do Facebook e enviada via correio eletrónico a todos os estudantes que o solicitem.

Escola Sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite,

São João da Madeira,

1 de novembro de 2013

O Presidente da Associação de Estudantes:

A Diretora do Agrupamento: