O dia 4 de Junho foi o dia “MAIS SERSAFIM!”. Durante mais de 12 horasnonstop, a Escola teve a oportunidade de mostrar à comunidade algum do bom trabalho que nela se produz e de apreciar  realizações, opiniões e experiências vindas do exterior. A Escola e a aprendizagem também são isso:  Dar e Receber.

 

 

A manhã foi essencialmente preenchida com mostras de alguns trabalhos da área de Electricidade/Electrónica, um torneio de voleibol e com participações individuais (exposições e workshops). O que mais captou a atenção dos presentes foi a exibição de artes marciais chinesas. Segundo o Prof. Augusto Pinto, responsável do Clube Kung Fu Serafim, "esta foi a primeira demonstração de atletas do Clube Kung Fu Serafim (Associação de Estudantes da Escola Serafim Leite) conjunta com atletas da Shaolin Si, três dos quais integram as selecções nacionais. A colaboração interinstitucional, que se espera continuada, visou facilitar a estreia dos atletas do Clube Kung Fu Serafim com menos de seis meses de prática de Artes Marciais Chinesas. Procura-se assim, através destas iniciativas de cooperação, elevar a qualidade técnica e o potencial desportivo dos atletas de ambas as instituições."

A escola pôde ainda contar com a presença de Jorge Basto Sobreira, Manuel Londreira e Fernando Batista que, em áreas da sua especialidade, procuraram transmitir algum do seu saber e da sua experiência. Entretanto, na sala 44, o jovem fotógrafo Diogo Pereira levava a cabo um workshop de fotografia, dando a conhecer conceitos básicos da fotografia e mostrando também alguns aspectos técnicos mais avançados desta arte.

Após o almoço, servido pelos membros da Associação de Pais e animado pela presença do Grupo de Concertinas Museu Regional de Cucujães, os amantes de música puderam desfrutar da presença dos grupos”Epic failure”, “ChildMind”, “The Paper Ash”, “Distant Ship” e “Soul of Anubis”.

A meio da tarde, esteve presente o Sr. Presidente da Câmara que visitou várias zonas e actividades, tendo manifestado interesse em contribuir para que a Escola possa alargar a sua oferta formativa ao nível dos cursos de especialização tecnológica (CET). Teve ainda a oportunidade de visitar os espaços da Universidade de Aveiro e uma exposição de trabalhos de pintura da ex-aluna Renata Pascoal.

Pelas 20 horas, procedeu-se à entrega dos prémios de vários concursos: o Concurso Nacional de Leitura, o Concurso Ler em Várias Línguas (Português|Francês|Inglês), e Peddy Paper, promovidos pela Biblioteca e pelo Departamento de Línguas e ainda o concurso “Foto Caminhada”, organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESSL. Esta cerimónia decorreu ao ar livre, no palco junto à Associação de Estudantes, acompanhada por muitos dos premiados e seus familiares.

Após o jantar, mais uma vez servido pela Associação de Pais, foi o tempo da música e do teatro no auditório do CMI. A sessão foi aberta pela Directora da Escola, que elogiou o trabalho realizado pela Associação de Pais, pela Associação de Estudantes e pela Turma do 11º H, sob a coordenação do Prof. João Mesquita. Agradeceu igualmente a todos os que, de uma forma ou de outra, participaram e colaboraram na iniciativa “Mais serafim!”. Ao lado da Directora encontrava-se a Presidente do Conselho Geral, Profª Isabel Fontoura, que centrou a sua intervenção no facto de esta ter sido uma oportunidade quase única de juntar todos os sectores da Comunidade Escolar. A mesma professora continuou em palco, mas então para outra actividade: a música do Grupo de Fados do Canto Novo, constituído por ela própria e pelos professores Paula Gaio e Alírio Oliveira, que obtiveram várias vezes as palmas da assistência, tanto no acompanhamento dos fados mais “corridos”, como no aplauso final.

A noite terminou em beleza com a actuação do grupo de teatro “A Troupe”, e a peça “Quem vê caras não vê corações”. Numa actuação sem falhas, os pupilos da Profª Teresa Soares deram uma lição de bom teatro e de bons princípios. No campo dos princípios, ficou o elogio da humildade, da persistência e da honestidade; no campo do Teatro ficou o testemunho de um grupo de jovens actores que sabem o que estão a fazer e que pisam o palco com inegável qualidade e segurança.

Deseja-se que nos próximos anos se prossiga com esta iniciativa, nestes ou noutros moldes, porque ela é uma mais-valia no agregar de vontades e de sectores da Comunidade que, apesar de muitas vezes estarem fisicamente próximos, nem sempre conseguem realizar o ENCONTRO que se deseja.

Parabéns aos organizadores do “MAIS SERAFIM”!

 

Fotos: Tânia Valente, José Luís Monteiro, Augusto Pinto, Celestino Pinheiro.

Manhã e tarde

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

Noite: Fados e Teatro

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">