• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Neste dia dos Namorados, o amor anda no ar. Como complemento às atividades curriculares do PRESSE, os alunos foram desafiados a “Espalhar o amor” pela comunidade escolar.

Esta iniciativa privilegiou as demonstrações por atos de amor... amor num sentido amplo e projetado em várias dimensões.

Para espalhar o amor, os(as) participantes escreveram mensagens dirigidas a quem eles(as) queriam: amigos(as), professores(as), família, aquela pessoa que faz bater o coração mais forte. Além disso, espalharam corações, com mensagens, pela escola inteira!

Dando continuidade ao trabalho realizado pela APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos, os alunos do 4.ºB, da Escola Básica de Fundo de Vila, realizaram uma visita de estudo ao museu do calçado, a fim de cativar novos talentos para esta área tão importante na economia e desenvolvimento da nossa cidade, S. João da Madeira.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver como se produz ou constrói um sapato, desde o momento da sua conceção até ao produto final. Visualizaram, ainda, uma exposição histórica do calçado, desde os primeiros modelos até aos mais modernos, bem como algumas técnicas de fabricação e ferramentas utilizadas ao longo do tempo. 

No dia 21 de dezembro de 2023, a turma B, do 9.º ano, participou na atividade “Mesas de Natal”, promovida pela Associação de Estudantes.

A atividade permitiu o convívio entre todos, enquanto decorávamos a mesa com enfeites e comidas típicas do Natal. No nosso caso, como a turma tem alunos de várias nacionalidades, a mesa foi multicultural, decorada com iguarias de vários países e culturas diferentes, entre elas, a China, Angola, Brasil, Ucrânia, Bielorrússia e Portugal.

Esta foi, sem dúvida, uma forma de conhecer e reconhecer outras culturas e como estas celebram o Natal, além de termos tido a possibilidade de provar as delícias natalícias de diferentes países.

No transato dia 21 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no atual mandato, ao tema: «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

A sessão abriu com o testemunho dos agrupamentos escolares sanjoanenses que, através de uma representação cultural, deram a conhecer conteúdos tão enriquecedores de diferentes comunidades espalhadas pelo mundo. No caso da Serafim Leite, o aluno Mohammad Yusuf, do 11.º F, acompanhado pelos discentes Jéssica Ferreira (10.º D) e Rúben Marques (11.º C), revelou mistérios do seu país natal, o Afeganistão e, em particular, de Cabul, a capital e o local que o viu nasceu, assim como, em forma de homenagem ao seu pai, o grande herói que abriu caminho para uma nova vida em Portugal, por razões contrárias ao regime afegão, mostrou o grande talento de seu pai, um grande músico que continua a demonstrar o seu talento em terras lusitanas. Foi um momento de muito orgulho e que nos permitiu viajar no tempo e no espaço. Agradecemos ao Yusuf pelo seu testemunho e congratulamo-lo pela sua coragem.

Os alunos do 8.º ano do AESL participaram no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto. Assim, no dia 6 de fevereiro, decorreram sessões de capacitação, nas quais os alunos adquiriram vastos conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola sede.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais, em articulação com o Eco_Escolas, está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de conhecerem o ciclo do Pão.

A visita a estes equipamentos do Parque do Rio Ul, bem como a recriação do ciclo do pão, permitiu aos alunos constatar que as mós se movimentam através da força da água do rio Ul, moendo os grãos de milho e transformando-os em farinha com a qual, aliás, foram desafiados a fazer uma típica broa de milho. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora que ficará, certamente, na memória dos diferentes elementos dos grupos/turmas.

 

GlobalPao

Os alunos da Escola Básica de Fundo de Vila aderiram ao projeto "A Natureza é a Melhor Sala de Aula" (NSA), uma colaboração entre o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Na Natureza, as crianças têm a oportunidade de aprender a partir do ambiente natural, em especial dos espaços verdes da escola e arredores, através de atividades como cuidar da horta, semear, identificar diferentes plantas, desenhar no chão e muitas outras brincadeiras, explorando o que a natureza tem a oferecer.

O Carnaval é um festejo tradicional e muito valorizado pelos mais pequenos. Por isso, foi com muita alegria e brincadeira que os alunos da Escola Básica do Parque preencheram estes momentos em que a fantasia lhes permitiu ser o que tanto admiram ou que lhes apetece: das princesas às fadas, dos super-heróis aos animais, das profissões aos guerreiros.

Enfim, as crianças viveram momentos de intensa alegria, ingrediente fundamental para a concretização dos seus sonhos, na pele de um polícia, de um urso, de uma peça de Lego, de uma Cleópatra, entre outras circunstâncias que lhes permitiram voar rumo ao mundo da fantasia.

No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na escuridão da noite,

silencioso a espreitar,

Asas negras, na penumbra, a voar.

Guardião da noite, mistério a pairar,

Quem sou eu, na escuridão a encantar?

6A

R: Máquina fotográfica

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL