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Os alunos das turmas do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, participaram, no transato dia 6 de fevereiro, no projeto «Cidade Biodiversa», em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE, Porto.

Os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escola Serafim Leite, em S. João da Madeira (Aveiro), participaram, pelo terceiro ano consecutivo, no projeto “Cidade Biodiversa”, em articulação, como vem sendo habitual, com a Autarquia de S. João da Madeira e o Centro Regional de Excelência do Porto.

Esta magnífica atividade proporcionada a estes alunos em concreto teve lugar no dia 6 de fevereiro, tendo, assim, usufruído de sessões de capacitação, nas quais adquiriram vastos conhecimentos sobre as espécies invasoras. A par desta iniciativa, os discentes tiveram, também, a oportunidade de realizar, no espaço exterior da escola sede, ações de identificação e de mapeamento das espécies invasoras existentes, aprofundando, deste modo, o seu saber em torno da temática e observando in loco tudo o fora transmitido na sessão teórica. Assim, fruto do trabalho de campo, foram registados focos de azedas (Oxalis pes-caprae L.), austrálias (Acacia melanoxylon R. Br.), penachos (Cortaderia selloana) e jarros (Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng.) que requerem futuras ações de controlo.

Era uma vez uma sementinha carregada de ideias que foi crescendo, com o intuito de alargar a Rede de Clubes de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e que, a passos largos, tem vindo a desenvolver-se, em estreita colaboração com os diversos parceiros educativos, na Escola Básica do Parque.

1, 2, 3 – Inauguração

A inauguração do Charco Pedagógico levou a comunidade serafina a festejar, no final do ano letivo transato, esta nova iniciativa que nos reenvia para o mundo da biodiversidade. A cerimónia contou com a presença especial dos coordenadores, Marisela Oliveira e Pedro Gual, do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, da Coordenadora da Ajudaris, da Diretora do Agrupamento, dos Encarregados de Educação e da restante «gente da casa». Além disso, não faltou a mascote do projeto, o «Verdolas».

Os olhos, segundo a sabedoria popular, são janelas para o mundo e, partindo desta ideia, os alunos do 9.ºA, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através da sua criatividade, capturaram a essência dos olhos dos animais, a fim de destacarem a importância da preservação das espécies.

Ao lado de cada obra, a exposição apresenta, num painel grandioso, factos e curiosidades que contextualizam cada espécie (pombo exótico galego, chita, bright-eyed frog, lémure de cauda anelada, ganso patola, gato doméstico, sapo tomate, arara azul, zebra e águia real), destacando as suas características únicas e as ameaças ambientais que enfrentam.

Este projeto, desenvolvido na disciplina de Oficina de Artes, em parceria com o programa Eco-Escolas, é um apelo à consciencialização, lembrando-nos de que não somos os únicos habitantes deste planeta.

Todos os anos, a 22 de abril, celebramos o Dia Mundial da Terra. É uma data assinalada pelas Nações Unidas, em 190 países, com o objetivo de sensibilizar toda a população para os problemas da poluição e para a importância da conservação da biodiversidade no nosso planeta, de modo a ser possível a preservação dos recursos naturais do mundo, sob o tema, em 2024, «Planeta versus Plásticos».

A Origem do Dia Mundial da Terra

Esta celebração remete-nos para o ano de 1968, quando o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos da América teve a iniciativa de organizar o Simpósio de Ecologia Humana, uma conferência ambiental a partir da qual os estudantes desse país tiveram a possibilidade de aprender mais sobre os efeitos da deterioração da biodiversidade na saúde humana, da parte de especialistas da área ambiental. Assim, a 22 de abril de 1970, teve lugar a primeira de muitas manifestações a favor da causa que contou com uma vasta mobilização, tendo aderido mais de 2.000 estabelecimentos de ensino.

Atualmente, várias regiões do mundo são afetadas por um problema ambiental: a poluição nas praias. Resíduos sólidos, esgotos e poluentes orgânicos provenientes de produtos químicos são algumas das principais fontes de contaminação que afetam, negativamente, a saúde dos ecossistemas marinhos, bem como a das comunidades que dependem dessas áreas, necessitando de viver com qualidade, ao contrário do que sucede, neste momento, à escala mundial.

Em 2022, tiveram lugar 55 campanhas de monitorização do lixo marinho, em 14 praias de Portugal Continental, destacando-se, no caso do distrito de Aveiro, no qual se situa o nosso Agrupamento, as praias da Barra (Ílhavo) e Furadouro Sul (Ovar). Os resultados destas campanhas permitem-nos ter uma ideia da situação atual destes locais, tal como a percentagem dos tipos de resíduos depositados, a saber: 88% plástico; 6% artigos sanitários; 1,8% papel ou cartão; 1,3% metal; 0,6% vestuário; 0,6% madeira; 0,5% artigos médicos; 0,4% barro e cerâmica; 0,3% vidro; 0,2% borracha.

Durante o ano letivo 2023/2024, a turma do 9.°C teve a oportunidade de viver experiências inesquecíveis de aprendizagem e de diversão. Através de diversas aulas, momentos de convivência, atividades e desafios, todos fomos capazes de aprofundar os nossos conhecimentos e adquirir competências importantes para a nossa vida.

Aprendemos a colaborar com os nossos colegas, a nunca desistir dos nossos objetivos e a investir em autoconhecimento, o que nos ajudará a fazer escolhas importantes para o nosso futuro.

Os nossos professores e colegas foram essenciais nesta jornada, fornecendo-nos apoio, orientação e incentivo, quando mais precisámos. Ao mesmo tempo, fizemos amizades e ligações que vamos levar para a vida.

A POESIA invade cada sala de aula e esta é uma das atividades de escrita concretizada pelos alunos do 12.º A, neste ano letivo, que passou, inicialmente, pela leitura atenta dos poemas, da autoria de Fernando Pessoa, na obra de homenagem a Portugal, «Mensagem».

Assim, «roubando» versos de alguns dos 44 poemas lusitanos, os jovens poetas construíram o teu próprio poema. Oxalá o nosso Pessoa tenha gostado desta ousadia!

No dia 8 de maio, a turma do 4.ºB da Escola Básica do Parque realizou uma visita de estudo à cidade de Guimarães. Visitaram três monumentos nacionais relacionados com as origens de Portugal: o Castelo de Guimarães, a igreja de S. Miguel (associada ao batizado de D. Afonso Henriques e o Paço dos Duques (Palácio Nacional mandado construir por D. Afonso), com visita guiada, tendo assistido, igualmente, a um teatro de marionetas com a representação da “Batalha de S. Mamede".

No final, os discentes tiveram a oportunidade de subir o Monte da Penha com 1700m, no teleférico (1º teleférico de Portugal),onde puderam apreciar do alto a beleza da cidade de Guimarães e a região circundante, terminando a visita com um almoço piquenique, no Santuário da Nossa Senhora da Penha.

A água pode criar paz ou desencadear conflitos.

Quando a água é escassa ou poluída ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso a este bem, a tensão entre comunidades e países pode aumentar.

O tema do Dia Mundial da Água de 2024 é “Água para a Paz”.

No passado dia 13 de maio, decorreu a 3.ª e última sessão de formação, no âmbito dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Esta última sessão contou com a presença dos alunos que desempenharam as funções de mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano) e subordinou-se ao tema “Duas mãos cheias de recursos”.

A formação decorreu em regime online e serviu para a apresentação de dez estratégias e plataformas que poderão ajudar os alunos, no futuro, a preparar melhor o seu estudo e a tornarem-se mais eficazes no cumprimento dos seus deveres como alunos e mentores. A seleção destas estratégias e dos recursos digitais apresentados foram da responsabilidade da professora coordenadora do projeto, Dina Sarabando, com o apoio técnico do docente Rui Gonçalves. De igual modo, foram apresentados alguns vídeos motivacionais para os mentores presentes, como forma de demonstrar e validar as ideias passadas ao longo da formação.

No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os quadros desse museu eram muito bons, o meu favorito era uma mulher a sorrir sentada numa cadeira reclinável, cujo sorriso era muito engraçado e as cores imitavam o antigo. Depois, vimos exposições de arte abstrata, das quais não gostei muito, assim como exposições de livros, esculturas, filmes de discos giratórios e até fios nas paredes.

De tarde, a parte mais interessante da visita, o teatro. O Teatro Sá da Bandeira, onde assistimos à representação da peça teatral «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, era muito bonito e detalhado, provavelmente, para dar um sentido mais nobre. Até os pilares tinham oiro, que era falso, mas, ainda assim, dava a sensação de luxo.

Em novembro de 2023, uma nova turma iniciou o seu percurso de 75 horas de formação, em Português Língua de Acolhimento, no nível A1. Oriundos de países como França, Itália, Argentina, Venezuela e Colômbia, inscreveram-se neste curso certificado, não só para aprender a Língua Portuguesa, mas também para conhecer toda uma cultura, contribuindo para a sua integração na sociedade portuguesa.

Ao longo da formação, para além do vocabulário e dos conteúdos estruturais do Português, fomos desvendando as tradições de Portugal: as cidades e os monumentos, a gastronomia nacional e regional, os eventos culturais, a cadência única da música (com destaque para o fado), os símbolos, as festividades que ecoam séculos de História e, é claro, os costumes de vida do povo português.

Crónicas

Jovens Repórteres

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