• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • O Universo mais perto de nós

    O Universo mais...

    O Planetário veio à escola! No dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu uma visita muito especial: o planetário itinerante do Centro de Ciência Viva do Planetário do Porto. A atividade, promovida pelo grupo de professores de Física e Química, foi...
  • “Vozes do silêncio”

    “Vozes do...

    O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no dia 8 de dezembro, com a sua participação na Gala do “+ D”, com o objetivo de promover uma mensagem sobre diversidade,...

EPE...

  • As brincadeiras no Pré-Escolar

    As brincadeiras...

      O brincar é a forma mais completa e saudável da criança se desenvolver e expres sar. Assim, as crianças exploram e adquirem aprendizagens tanto sobre o mundo que as rodeiam como sobre elas próprias. O espaço exterior é um local privilegiado para a...

3.º CEB...

  • «Best in English» - 2024

    «Best in...

      No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional...

1.º CEB...

  • Vozes do silêncio

    Vozes do silêncio

    No dia 8 de dezembro, alguns alunos do 4.ºA e B, da Escola Básica do Parque, participaram na Gala do “+D, na Casa da Criatividade, em representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, como forma de assinalar o ”Dia Internacional das...

SEC...

  • FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR NO AESL

    FEIRA DE...

    Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dinamizou uma Feira de orientação profissional, direcionada, igualmente, para o Ensino...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Natal do Ensino Recorrente

    Natal do Ensino...

    Uma Celebração da Diversidade Cultural Ensino Recorrente (AESL) Na noite do dia 18 de dezembro, sob a organização da Associação de Estudantes e da...

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ano após ano, os alunos (crianças, jovens e adultos) embrenham-se em múltiplas iniciativas que os encaminham rumo a uma aprendizagem que tanto os enriquece, como pessoas, estudantes e cidadãos de um mundo que se avizinha cada vez mais complexo.

Deste modo, viajemos para «Uma Aventura Literária», em que os mais pequeninos, do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, e a Inês Amaral, do 12.º B, abraçaram um prémio nacional, nas provas de Escrita e de Desenho, respetivamente, inspirados na coleção «Uma Aventura», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O 4.º A alcançou, ainda, um outro prémio de escrita criativa, no concurso «Campeonato de Ciência e Escrita Criativa», a partir da experiência de medição do pH da água do Charco Pedagógico e da leitura de um livro da Coleção «Clube dos Cientistas», de Maria Francisca Macedo. Já nas «Olimpíadas da Cultura Clássica», com a mente nos mitos de Pandora, Céfalo e Prócris e, ainda, dos Titãs, os alunos Maria Silva (10.ºA), na vertente da Escrita Criativa, e os alunos Edgar Vilas-Boas, Leonardo Almeida, Cristiano Assunção e Cristiana Costa, na categoria Videoarte, obtiveram, respetivamente, o 3.º lugar e uma menção honrosa. E, na medida em que a leitura tanto engrandece os nossos pupilos, no concurso nacional «Read On», o Agrupamento bisou com os primeiros lugares obtidos, nas respetivas faixas etárias, pelos alunos Roberta Martins (12.ºA) e Tomás Sá (10.ºA), na categoria de Escrita Criativa, em torno do tema «Eu, cidadão em democracia». Por outro lado, no «Supertmatik», de Ciências Naturais, a aluna Daniela Castro (5.ºA), obteve, entre 6.624 alunos da CPLP, o 8.º lugar, destacando-se mais 9 alunos do Agrupamento que se posicionaram no TOP 50.

As crianças do Jardim de Infância do Parque tiveram mais uma saída memorável, desta vez, ao Exploratório-Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Os meninos foram exploradores ativos, desafiados a brincar e a explorar, através da física, da ótica e da luz.

Na sala “Cria Atividade”, recorrendo à sua imaginação e criatividade, com os diferentes materiais modulares à sua disposição, construíram e reconstruíram cenários espetaculares.

Porto: Cadeia de Relação e Famalicão & Casa de Camilo Castelo Branco

No dia 11 de janeiro de 2024, todos os Cursos Profissionais do 11.º ano, juntamente com os seus respetivos professores de Português, realizaram uma visita de estudo cuja primeira paragem teve lugar no Porto, com o intuito de se visitar a Cadeia de Relação. Após o conhecimento da história de amor por detrás deste histórico edifício, a segunda parte mais importante da visita foi, claramente, ver e entrar na Casa de Camilo Castelo Branco, o autor de «Amor de Perdição», em Famalicão.

 

Baião - Fundação Eça de Queiroz e Estação Ferroviária de Tormes (janeiro de 2024)

A visita de estudo começou por volta das 8h30. Na vila de Baião, convivemos e lanchámos, além de termos tirado fotos com a principal figura desta visita, Eça de Queiroz. Depois de mais ao menos uma hora de convívio com os nossos colegas, fomos em direção à casa de Fanny Owen, uma personalidade camiliana que inspirou um excelente livro de Agustina Bessa-Luís.

De seguida, visitámos a estação ferroviária de Tormes. A partir das 12h, fomos almoçar à Casa do Lavrador, uma zona com paisagens lindas. A ementa consistiu em canja, arroz de favas e frango frito, a primeira refeição de Eça, quando chegou a sua casa.

Depois de um excelente almoço, dirigimo-nos para a Fundação Eça de Queiroz, onde tivemos direito a uma visita guiada pelos representantes da mesma, a melhor parte da visita.

A partir da história “O Tesouro”, de Manuel António Pina, educadora e alunos conversaram sobre a Liberdade (“o tesouro”) e a “Revolução dos Cravos” e, para lembrar esse dia, combinaram elaborar um painel.

Assim, pediram a ajuda dos pais: fizeram o convite e foram conversando no WhatsApp, no grupo da sala 1. Os meninos iniciaram o trabalho na sala, os pais inscreveram-se para levar o painel para casa e foram bordando, colocando botões, corações, tecidos, colando bolas de lã e utilizando materiais diferentes. A diversidade foi uma mais-valia…e o painel ficou lindíssimo!

Porquê envolver os pais no propósito educativo do jardim de infância?

Durante este ano letivo, um grupo de crianças curiosas, simpáticas, alegres e enérgicas reuniu-se todos os dias, a turma do 1.º B, da Escola Básica do Parque.

Os laços de amizade foram florescendo e, dia após dia, era bonito vê-los crescer nas várias vertentes da vida. Viajámos pelas histórias, sonhámos enquanto íamos aprendendo a ler e a escrever e, a pouco e pouco, a magia ia acontecendo.

Vamos terminar o ano letivo com os corações cheios de gratidão e, certamente, levaremos lembranças preciosas!

As fotos desta nossa viagem espelham tudo o que sentimos.

A turma G, do 11º ano, envolveu-se, de forma ativa e empenhada, no desenvolvimento de atividades que promovessem a relação com os outros, construindo pontes capazes de unir alunos de São João da Madeira a Soga. No âmbito do tema “Eu com os Outros”, organizaram uma palestra alusiva ao mote SOGA: o amor não tem fronteiras. A palestra contou, assim, com a presença da voluntária e tesoureira da associação SOGA, a professora Manuela Miranda.

Após a palestra, os alunos demonstraram-se muito sensibilizados e empáticos com as crianças da ilha de Soga, tendo sugerido um projeto de âmbito solidário. Este foi batizado, pela turma, como “Projeto Escola Amiga de Soga” e o seu principal objetivo consistiu em contribuir para a melhoria das condições de vida da população que vive em pobreza extrema e para a manutenção do jardim de infância existente na ilha.

Nós viemos da escola

Uma visita, ao Centro, fazer.

Neste dia de primavera,

Fazemo-lo, com muito prazer!

 

Ternura, carinho e gratidão

Queremos a todos levar

Sabemos o quão foi difícil,

Por vezes, o sustento ganhar.

 

Em vocês vemos os nossos avós

Que ao país tanto deram.

Trabalharam, cuidaram da casa,

De tudo, alguns fizeram.

Os alunos do 1.º A, da Escola Básica do Parque, iniciaram o ano marcado por uma mistura de emoções e muitas expectativas, porque ansiavam aprender a ler. Mas, ao mesmo tempo, revelavam muito nervosismo por entrarem num mundo, um pouco, desconhecido.

No entanto, terminam o ano mais confiantes e orgulhosos do percurso que realizaram e das conquistas que alcançaram. Cada aluno deixou a sua marca especial, com as suas personalidades únicas e os seus talentos brilhantes. Que o próximo ano escolar traga novas oportunidades e momentos de alegria!

Ó ser humano, frágil criatura

Que, nas agruras da vida, se enreda.

Como um bicho da terra, que procura

Na luta constante, a sua vereda.

A vida é um sopro, uma chama a arder

Que, facilmente, se apaga no vento.

O bicho da terra, que se tenta defender,

Luta, com bravura, sem consentimento.

Os problemas surgem a esmo

E o ser humano, tão fraco e pequeno,

Vê-se diante de um abismo imenso.

Contudo, é na luta que mostra o seu valor…

Mesmo sendo um simples bicho,

Pode, também, vencer as adversidades com amor.

 

                                                                               10.ºG (poema realizado no âmbito do estudo da epopeia camoniana)

“As crianças vão compreendendo o mundo que as rodeia quando brincam, interagem e exploram os espaços, objetos e materiais. Nestas suas explorações vão percebendo a interdependência entre as pessoas e entre estas e o ambiente. Assim, vão compreendendo a sua posição e o papel no mundo e como as suas ações podem provocar mudanças neste. Uma abordagem, contextualizada e desafiadora ao Conhecimento do Mundo, vai facilitar o desenvolvimento de atitudes que promovem a responsabilidade partilhada e a consciência ambiental” Silva, I. e al (2016). OCEP. M.E./D.G.E., Lisboa.

Desde a construção do Charco Pedagógico à sua inauguração, no final do ano letivo passado, a curiosidade dos alunos da Sala 2, do Jardim de Infância do Parque, foi-se adensando e muitas foram as questões levantadas.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Outubro Rosa: um mês de consciência e esperança na luta contra o cancro da mama

    Outubro Rosa: um mês de consciência e...

    Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL