• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Observação Noturna

    Observação...

    Na noite de 29 de setembro, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite viveu um momento muito especial a partir da realização da atividade “Observação Noturna”, que contou com uma forte participação dos alunos das turmas do 7.º ano e dos...
  • AESL participa no «Dia Mundial do Professor»

    AESL participa...

    Na senda das comemorações do Mês do Professor, promovidas pela ASSP, de S. João da Madeira, os alunos do 8.º A (Leonor Lima), 11.º A (Afonso Tavares e Dinis Costa) e 12.º A (Diana Tavares, Enzo Gomes, Gabriel Trindade, Martim Rodrigues e Rita...

EPE...

  • Semana da Alimentação na EB do Parque: uma celebração de saúde, diversão e aprendizagem

    Semana da...

    A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma...

3.º CEB...

  • O Espaço foi à Escola!

    O Espaço foi à...

    No dia 31 de outubro, o CMI da Escola Secundária Dr. Serafim Leite recebeu a Dr.ª Bárbara Soares para uma palestra muito especial intitulada...
  • ORTOGRAFÍADAS EM AÇÃO NO AESL

    ORTOGRAFÍADAS...

    Destaque para a Língua Portuguesa  O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no...

1.º CEB...

  • Sessão de Teatro

    Sessão de Teatro

    Os alunos da turma do 2.º A, da Escola Básica de Fundo de Vila, tiveram o privilégio de receber a mãe de uma aluna, que se disponibilizou para apresentar uma peça de teatro sobre o livro “Perigoso”, o qual promove valores como a amizade e a empatia...
  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre Gil, do corpus literário do Ensino Secundário, o qual foi representado pela companhia “Prof&Trolls”, ineditamente, constituída por professores de variadas áreas e por músicos do Conservatório da Lousada.

A peça iniciou por volta das 15h30, após uma verdadeira azáfama na montagem do cenário, dos adereços e dos figurinos, e teve a duração de cerca de 1h30 minutos, durante a qual não faltou comicidade, interação com o público, um cenário à maneira vicentina e uma banda ao vivo que viajou no tempo, a fim de nos trazer as letras evocadas na farsa vicentina, ali mesmo, no palco da Serafim Leite.

No geral, todos os alunos apreciaram e muito a peça, até porque nos deu a conhecer melhor (e de uma maneira mais divertida) a obra de Gil Vicente, tendo compreendido, ao vivo, tudo o que o dramaturgo quis transmitir ao público do seu tempo. Foi, sem dúvida, mais uma oportunidade oferecida pela escola e, concretamente, pelas professoras de Português, que se tornou inesquecível para todos, alunos e professores.

Este foi, na nossa ótica, um espetáculo de teatro que primou pela sua singularidade, tendo o público respondido, de forma efusiva, às tiradas cómicas dos atores, sobretudo de Pero Marques e do Moço. 

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Sou mentor… e agora? O que fazer? 

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de formação destinada aos cerca de 50 alunos mentores inscritos, embora tenham apenas participado 4 dezenas de mentores. Este programa foi concebido para apoiar os alunos do AESL que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), em todos os ciclos de ensino, e os alunos recém-chegados ao 5.º e ao 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, proporcionando-lhes um acompanhamento mais próximo e enriquecedor.

A formação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 14h15, tendo reunido os jovens mentores num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade face a esta nova perspetiva de se encarar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com toda a atenção e dedicação, os alunos ouviram a palestrante, interagiram ativamente e aceitaram os desafios propostos. A sessão adjacente ao Programa de Mentoria, como já se tornou hábito, serviu, deste modo, não só para esclarecer dúvidas, mas também para fortalecer a perceção da relevância do novo papel dos mentores, o qual terá um impacto direto na integração e no bem-estar dos colegas que acompanharão.

No dia 28 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura, sendo que a temática desta fase recaiu em obras camonianas, as quais deram a conhecer, a miúdos e graúdos, quem foi este génio da Línguas e da Literatura nacionais. Assim, os oito alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, teve lugar na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, decorreu nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal; a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo; e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva. Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Lorena Lopes e Guilherme Galdino); 2.º ciclo (Daniela Castro e João Madeira); 3.º ciclo (Davi Lima e Matilde Resende); Secundário (Isabelle Góes e Leonor Maia).

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, decorreu, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, mais uma edição da Semana UBUNTU, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

O evento, dinamizado por professores da referida escola, previamente capacitados por formação dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), conta com a participação de trinta e um alunos do 9.º ao 11.º anos. Ao longo da semana, os estudantes são desafiados a conhecer a filosofia Ubuntu e a trabalhar os cinco pilares subjacentes: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora, através de atividades práticas e momentos de reflexão.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, para além da Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, que reforçaram a importância desta iniciativa na formação dos jovens da comunidade.

A Semana UBUNTU, que tem decorrido com grande entusiasmo, por parte dos participantes, permitirá a continuidade das atividades e a disseminação da filosofia UBUNTU entre os alunos e restante comunidade escolar.

Esta experiência, que já demonstrou ter um impacto positivo nos jovens em edições anteriores, continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem e de crescimento pessoal, promovendo uma cultura de entreajuda e liderança baseada em valores humanos.

A equipa formadora agradece à Câmara Municipal e à Direção da escola todo o apoio e colaboração sem o qual seria impossível dar continuidade a este projeto.

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

No dia 12 de fevereiro de 2025, no âmbito do estudo do som, na disciplina de Física e Química, os alunos participaram numa atividade prática e inovadora: a Terapia das Taças Tibetanas. Esta experiência surgiu de uma parceria entre a biblioteca da escola e as professoras de Físico-Química, proporcionando uma abordagem experimental e sensorial ao tema.

A atividade permitiu que os alunos explorassem conceitos como a propagação do som, as ondas sonoras, a frequência e a ressonância, de uma forma envolvente. Sob a orientação da professora Raquel Santos, mestre de nível 4 nesta terapia, os alunos puderam observar como as vibrações das taças tibetanas geram sons específicos e interagem com a matéria, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.

Além do aprofundamento dos conhecimentos científicos, a atividade destacou, também, os benefícios terapêuticos do som, promovendo o equilíbrio e o bem-estar. A experimentação aliou a ciência e o relaxamento, demonstrando como diferentes áreas do conhecimento podem convergir para proporcionar experiências educativas enriquecedoras.

A atividade foi um verdadeiro sucesso, permitindo aos participantes consolidar os seus conhecimentos e experimentar o poder do som na prática. Momentos como este reforçam a importância de metodologias inovadoras no ensino, tornando a aprendizagem mais motivadora e eficaz.

Na nossa escola, aprendemos com experiências que fazem a diferença!

No dia 26 de fevereiro, decorreu, no IPDJ de Aveiro, mais uma sessão para o apuramento dos elementos que, no próximo dia 18 de março, farão parte da Mesa da Presidência da Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», na atual edição, no âmbito do Ensino Secundário.

Assim, na senda do meritório trabalho desenvolvido, aquando das provas de seleção (apresentação pessoal, motivação da candidatura, leitura e questionário em torno do regimento da iniciativa parlamentar), foi eleita, enquanto Presidente da Mesa da Sessão Distrital, a aluna Victória Cavalcante, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em representação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o que, a todos, nos enche de orgulho pelas competências demonstradas e pelo magnífico lugar alcançado.

Por conseguinte, a jovem deputada eleita, agora, enquanto Presidente de Mesa, será a responsável máxima pela liderança dos trabalhos que decorrerão, no próximo 18 de março, no Centro de Artes de Águeda, na respetiva Sessão Distrital.

Parabéns à Victória e à Isabela que nos acompanhou nesta aventura tão distinta!

Prémio Reportagem - «Parlamento dos Jovens»

 

No transato dia 20 de fevereiro, foram divulgados, por parte da Assembleia da República, os resultados do Prémio Reportagem inerentes ao «Parlamento dos Jovens» e foi com um incomensurável orgulho que o Agrupamento tomou conhecimento de mais um prémio alcançado, no âmbito desta iniciativa. 

Assim, a aluna Lara Oliveira, atualmente, a frequentar o 1.º ano de Direito, ex-aluna do 12.º A (no ano letivo 2023’24), foi uma das premiadas, no Ensino Secundário, com a obtenção do 2.º lugar, ao nível nacional, na categoria multimédia - https://jovens.parlamento.pt/Documents/SECUNDARIO_Deliberacao_Juri_PREMIO_REPORTAGEM_2023_2024.pdf, a partir da criação de uma extraordinária reportagem, de acordo com o tema “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Mais do que um projeto político, o «Parlamento dos Jovens» permite que todos os jovens tenham a possibilidade de revelarem a sua mestria em relação aos inúmeros desafios impostos pela sociedade, tomando, assim, consciência do poder da sua voz e de tudo aquilo de que são capazes em prol de uma cidadania mais ativa. 

Um bem-haja a toda a equipa serafina que deu o melhor de si, na edição anterior, e a todos que continuam a apostar neste projeto que se tornou uma marca do/no nosso Agrupamento. Em especial, os mais sinceros parabéns à jovem deputada e repórter, Lara Oliveira, pela proeza alcançada!

No dia 13 de fevereiro, os alunos das turmas A e B, do 7.º ano, tiveram a oportunidade de participar na atividade "Oficina do Papel Reciclado", realizada no Parque do Rio Ul, no âmbito do Projeto Educativo Municipal

Esta experiência educativa proporcionou uma abordagem prática relativamente ao conceito da reciclagem, na qual os alunos aprenderam a transformar papel usado em novas folhas recicladas ou pequenas lembranças, promovendo a preservação das árvores e a poupança de água. Para além do impacto ambiental positivo, esta oficina permitiu consolidar aprendizagens essenciais de Físico-Química, no que toca ao tema Materiais e Energia.

A atividade foi conduzida, com grande entusiasmo, pela Engenheira Marta, a quem deixamos o nosso sincero agradecimento pela explicação clara e pelo excelente acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos.

Momentos como este reforçam a importância de se aprender através da prática, despertando o interesse dos alunos pela ciência e pelo meio ambiente!

Renata Marques

No passado dia 4 de fevereiro, a sala 3, do Jardim de Infância da Escola Básica do Parque foi ao centro de saúde, no âmbito do projeto “Centro de Saúde dos Pequeninos “, com o seu peluche/boneco preferido. Assim, fomos recebidos pela enfermeira Mariana que nos apresentou o segurança do centro e a secretária que fornece as informações a todos os utentes. A visita prosseguiu no último andar onde, em conjunto com mais duas enfermeiras, os alunos foram divididos em três grupos. Rotativamente, cada grupo foi à dentista (subimos e descemos na sua cadeira), a um gabinete médico e ao centro de saúde dos pequeninos. Aqui, cada um, junto da secretária, fez a devida inscrição e foi à médica (que auscultou, mediu a tensão, viu os ouvidos e a garganta…) e, no fim, à enfermeira. Mediante o que cada um de nós referia que se passava com o seu boneco, era receitado um remédio diferente, mas a todos tinham de dar muitos miminhos aos seus bonecos. Seguimos para a enfermeira que colocou pensos e forneceu os respetivos remédios. Por fim, de novo na Secretaria, foram colocadas as vinhetas na prescrição. Eis o que disseram duas das crianças: “Gostei de ir ao médico dos pequeninos, porque estive a dar remédio ao meu bebé “; “Gostei mais de dar o xarope, porque a cauda da minha cobra tinha partido. A enfermeira queria pôr gesso, mas não deixei, porque, depois, não conseguiria tirar”. Esta foi uma visita muito interessante e todos ficaram contentes. Os profissionais foram muito simpáticos e, agora, já não há tanto medo de ir ao senhor doutor.

 

Os alunos do 11º C, orientados pela professora de Inglês, Dina Paiva, foram convidados a juntarem-se ao projeto eTwinning “Learn to Learn”, envolvendo 9 países e 11 escolas, nomeadamente, Turquia, Grécia, Itália, Espanha, Ucrânia, Polónia, Roménia, Eslovénia e, claro, Portugal, em nome do nosso Agrupamento!

Um dos maiores objetivos deste projeto eTwinning é consciencializar os nossos alunos para as inteligências múltiplas e para as diferenças individuais na aprendizagem, ou seja, mostrar-lhes o quanto são corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.

Esta consciencialização pelos métodos mais adequados para uma aprendizagem mais individualizada e autónoma será estimulada por uma partilha de experiências e discussões entre pares, promovendo, simultaneamente, as competências linguísticas em língua inglesa e as competências digitais, incluindo a utilização de ferramentas web 2.0.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL