• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Serafim Leite em destaque com projeto inovador sobre alterações climáticas

    Serafim Leite...

    O AESL destacou-se, mais uma vez, ao nível nacional, com um projeto inovador, na categoria do Ensino Secundário, o “Desafi'Arte”, uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Os protagonistas...
  • Serafim Leite na Assembleia da República

    Serafim Leite...

    «Novas tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens» Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»   Nos pretéritos dias 26 e 27 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o...

EPE...

  • Uma visita ao Museu do Brincar

    Uma visita ao...

    No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …). O entusiasmo foi muito grande, pois as...

3.º CEB...

  • UNITY & DIVERSITY

    UNITY & DIVERSITY

    O auditório do Centro Multidisciplinar Interativo da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi palco de mais um PEBI Final Show, desta vez,...

1.º CEB...

  • EB do Parque distinguida como

    EB do Parque...

    Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa...

SEC...

  • Construir pontes e viver novas culturas: a jornada FORA Erasmus 2024’25

    Construir...

    Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Sou mentor(a)! E agora?!

Os professores coordenadores dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando e Rui Gomes, dinamizaram, no dia 18 de dezembro, a segunda formação para os mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano), via «online».

Desta feita, a referida formação debruçou-se, desta vez, sobre um conjunto pertinente de dicas para uma melhor gestão e aplicação da função dos mentores, de forma a que a assumam com mais segurança, confiança e com um leque mais vasto de estratégias, facilitando, assim, a vida académica e social, sobretudo, dos seus mentorandos.

No dia 17 de janeiro, realizou-se um Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) para as turmas do 3.ºA e 3.ºB que frequentam a Escola Básica do Parque.

O Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) tem como principal objetivo ensinar como atuar numa paragem cardiorrespiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos e não só aos profissionais de saúde.

Foram horas e horas de ensaio! Aulas e aulas de ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma! Foram, assim, abordados os cinco conteúdos de Educação Musical, em sete canções natalícias portuguesas e do mundo. E, a 20 de dezembro, 4ª feira, pelas 18h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, concentraram-se pais, encarregados de educação, professores, alunos e outros membros da comunid

ade escolar que, em grande euforia, queriam festejar muitos Natais, aqui e agora, na casa comum - a Escola.

Ao som de “All I Want For Christmas Is You" de Mariah Carey, com um momento de dança protagonizado pelos alunos do 6.ºD e 5.ºB, começou o Concerto de Natal.

No dia 21 de dezembro de 2023, o nosso Agrupamento recebeu, pela 2.ª vez consecutiva, neste ano letivo, o grupo teatral «Sem Terra» que, desta vez, nos presenteou com uma representação ao encontro de duas obras do 10.º («Os Lusíadas») e do 12.º anos («Mensagem»), «Navegar este Mar e Outro».

Vejamos o testemunhos dos alunos dos 12.º A e B:

«Todas nós acompanhámos esta companhia de teatro, desde o início do Ensino Secundário, e achamos que consegue dinamizar, de uma maneira engraçada e educativa, as obras lecionadas, tornando-as mais apelativas e cativantes. É uma ótima forma de compreendermos melhor as obras e olharmos para elas de uma perspetiva diferente.

Novo ano civil e chegou o momento... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 8 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 8 podem ser consultados aqui: LINK 

Para o novo desafio, parte 9, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 10. Até lá!

No dia 6 de dezembro, fizemos uma visita de estudo ao Museu do Calçado em São João da Madeira. Durante a visita, aprendemos muitas coisas sobre a história do calçado, mas também tivemos a oportunidade de apreciar modelos de sapatos muito originais. Estes serviram-nos de inspiração para também criarmos os nossos próprios modelos de sapatos e até inventarmos histórias fantásticas.

Patiuni

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental.

Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Julgar sem conhecer vai do amanhecer até ao anoitecer. Infelizmente, esta é uma forma de preconceito que nos persegue desde os primórdios da Humanidade. Ninguém nasce preconceituoso, mas pode tornar-se dependendo dos valores incutidos no decorrer da vida.

Aceitar pessoas, independentemente da religião, da etnia, da filosofia de vida e da orientação sexual, exige de cada um de nós respeito, compreensão e tolerância. Na verdade, o sangue que corre nas veias de todos os seres humanos tem a mesma cor, mas não define quem somos. Essa tarefa fica para o caráter que determina a índole de uma pessoa, ao longo do seu percurso de vida.

A Síria é um país árabe que fica no Médio Oriente, na Ásia. A capital, Damasco, é a primeira capital e a mais antiga do mundo, desde há 11 mil anos e conta com a cidade mais antiga no mundo, Aleppo.

Ossíriosforamosprimeirosainventaraescritae acriaroalfabetougarítico,oprimeiro do mundo. Foram os sírios que descobriram os metais valiosos, especialmente o cobre, e que os utilizaram.

A de Ana Beatriz, que está sempre feliz!

A de Ana Magalhães, que nunca visitou Guimarães.

A de Ana Silva, que não conhecia a madressilva.

B de Bárbara Silva, que detesta ver as coisas que nem uma pocilga!

C de Carina Pinho, que gostava de ir visitar o Minho.

D de Daniel Oliveira, que comeu as peras diretamente da pereira!

No mês de dezembro, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade, desenvolvida no âmbito do projeto da Literacia Financeira. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiram as despesas necessárias e as supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL