• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • «Celebrar Abril» - Homenagem aos heróis de Abril (1974) e da Greve dos Sapateiros (1943)

    «Celebrar...

    Mais um ano e novas demonstrações do AESL, no âmbito do projeto “Celebrar Abril”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira, que procurou, de novo e de forma criativa, revelar os valores subjacentes à Revolução dos Cravos que,...
  • Um dia, em Sintra, com Eça de Queirós

    Um dia, em...

    Situada nas colinas refrescantes da serra, Sintra surgiu, radiante e encantadora, diante dos nossos olhos, na manhã do dia 27 de fevereiro. Não foi um dia como tantos outros. Quem diria? Fomos recebidos por um anfitrião de peso, uma daquelas...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • Um saltinho a Tormes…

    Um saltinho a...

    No passado dia 24 de abril, as turmas dos 11.º anos, dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, organizaram uma visita de...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

À descoberta do turismo industrial,

Exploramos testemunhos sem idade!

Num processo mecânico e artesanal,

Visitamos os lápis da nossa cidade!

Com a grafite e outros pigmentos,

Desenhamos em toda a parte

e damos cor aos tons cinzentos!

Na Viarco, sentimos o poder da ARTE!

Novo semestre letivo, novo desafio "Quem é Quem?". Agora, já podes saber as respostas do desafio n.º 4 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 4 podem ser consultados aqui: LINK 

Para o novo desafio, parte 5, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 6. Até lá!

 

O nosso Agrupamento teve a oportunidade, no caso dos alunos do Curso Científico-Humanístico, 10.º e 11.º anos, de Ciências e Tecnologias, a uma palestra da Dr.ª Paula Ferreira, investigadora no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, subordinada à temática dos nanomateriais.

Bonecas articuladas:

 

Algumas desengonçadas,

Pintadas, recortadas, montadas.

Ficaram muito engraçadas!

No dia 2 de fevereiro, aquando da pausa letiva, uma equipa da Serafim Leite, composta por 10 elementos, respondeu ao desafio lançado pela Associação de Jovens «Ecos Urbanos», em parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a EAPN («European Anti Poverty Network»), a maior rede europeia de Organizações Não-Governamentais, tendo realizado uma formação de educação não-formal, inserida nas temáticas da interseccionalidade e do discurso de ódio. A equipa era constituída por quatro professoras (Dina Sarabando, Lídia Sousa, Manuela Balseiro e Susana Silva), três auxiliares de Educação (Adriana Ferreira, Ana Isabel Silva e Fernanda Gomes), um elemento da Associação de Estudantes do Ensino Secundário (Cláudio Silva, do 11.º B), uma psicóloga (Ana Ramos) e um elemento da Associação de Pais (Ângela Resende). 

No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, todos os deputados escolares do Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, apresentaram as suas ideias e dúvidas e interrogaram o Deputado Hugo Oliveira sobre questões relacionadas com a Saúde Mental, o funcionamento da AR, a realidade nacional e mesmo sobre as opções políticas do Deputado do PS com assento na Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro.

No dia 27 de janeiro, os alunos do segundo ano da escola de Fundo de Vila participaram na atividade inerente ao ciclo do pão, que decorreu na Casa do Forno, no Parque do Rio Ul.

Il se dit que Valentin était un romain qui vivait au 3ème siècle sous l’Empereur Claude II, surnommé Claude le Cruel. Ayant beaucoup de mal a recruter ses soldats, Claude se dit alors que les foyers, les femmes et les enfants de ses hommes en était la cause, et pris ainsi la décision d'interdire les mariages. Mais un prêtre continua tout de même de célébrer des mariages : le prêtre Valentin.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL