Bom ano letivo de 2020/2021
Ciclo de Conferências Astronomia
Dia da amizade
Bandeira eco escolas EB do Parque
Eco-Agrupamento 2020
TGPSI - SandSpace
Euroscola
Exposição "Artes e ofícios" 2020
"Ecos do passado", "Serafins"
AESL 2019

Constrói-se História nas salas da Serafim
No dia 11 de outubro, feriado municipal de S. João da Madeira, porque é a data em que se celebra a criação do concelho, vão ser realizadas várias ações culturais em que participarão diversas turmas do nosso Agrupamento. As comemorações decorrerão sob o lema “Celebrar a nossa História” e evocarão circunstâncias e factos significativos da História deste concelho, fundado em 1926. Fomos ver como estão a trabalhar as nossas turmas.

 cartaz1


Numa viagem pela escola, fomos encontrando professores e alunos empenhados em pôr de pé estruturas e objetos a integrar no núcleo expositivo "Artes e Ofícios" que ficará, durante dois meses, à disposição do público, no Fórum Municipal. Além disso, foram-nos chegando seis reportagens fotográficas, que publicamos no final desta reportagem.

 

8ºD - E a magia acontece!AN 8D

 

 

 

O 8.º D também está a fazer memória do património do nosso concelho.
Uma cidade mágica... cartolas que destacam os detalhes especiais de uma cidade única - S. João da Madeira.
Os alunos trabalham com muita arte, desempenhando com responsabilidade e engenho o seu ofício de cidadãos empenhados.


E a magia acontece!

 

 

 

 

8ºC - Conversas de sapatos

AN 8C1Numa das salas dos monoblocos, encontramos os alunos do 8ºC mergulhados em desenhos de sapatos, lápis de cor e cartolinas, tentando captar, da forma mais perfeita possível, o modelo de um sapato que se encontrava exposto no quadro.

A delegada de turma, Carina Santos explica-nos tudo: O trabalho consiste em recriar uma história que lemos na aula de Português do ator Pedro Bandeira, intitulada “Conversa de sapatos”. A partir desta história, iremos, com os nossos criativos trabalhos, elaborados com a ajuda dos nossos professores de Português, Susana Silva e visual Nuno Raminhos, montar uma exposição. Com este trabalho, aprendemos que é importante dizer não ao consumismo e ao desperdício e dizer sim à reciclagem e à partilha. Cada sapato abandonado no lixo conta histórias gloriosas passadas com os seus donos.”

A Lara é de opinião que “a principal vantagem é podermos ler várias histórias novas e aprender a fazer coisas diferentes. E também ajuda na parte de Educação Visual e no trabalho em grupo, porque desenhamos e pintamos muito. Depois, podemos levar amigos e familiares a ver a nossa Exposição, lá na Câmara Municipal”.

Para a Filipa Paiva “é uma oportunidade de sermos mais criativos na disciplina de Português e não só nas disciplinas de Artes”.

 

 9ºA - Botas, chapéus e arame.

AN 9A1

 


Mesmo ao lado, na sala 43, encostadinha ao Ginásio, encontramos o 9ºA, com o professor Fernando Andrade, numa enorme azáfama, até porque estavam a chegar as cadeiras novas, aquelas que enroscam para subir e desenroscam para descer, ou vice-versa.

Ali, os materiais mais comuns ali eram a rede metálica, o papel de jornal e a cola.

O delegado de turma, Eduardo Almeida, explica-nos a razão: “O nosso trabalho é fazer uma bota e um chapéu, com revistas e jornais colados com cola branca. No interior, há uma rede de arame. Estamos a reutilizar materiais, nesta recriação de objetos ligados ao património industrial de S. João da Madeira.”

 

 

 

 

 12ºB - Variações para um lápis Viarco


AN 12B1Lá mais em cima, a sala 15 está entregue ao 12ºB, onde o professor Abílio orienta os alunos na recriação de outro símbolo da indústria sanjoanense.

A Marta Coelho explicou-nos tudo direitinho. “No âmbito das disciplinas de Desenho e Português, a turma do 12ºB, do curso científico humanístico de artes visuais, está a colaborar no projeto Celebrar a nossa História. Estamos a explorar a forma de um lápis da Viarco. Partindo da forma básica do lápis, cada aluno começa por realizar um esboço, imaginando uma estrutura ou desenho. Depois, passamos à construção do projeto em maiores dimensões.”

E como têm corrido o vosso trabalho?

Apesar de alguns contratempos, normais em todos os projetos, penso que posso falar nem nome da minha turma: é bastante aprazível voltar à realização de grandes e desafiantes projetos como este. Meter as mãos na tinta novamente, mesmo com as condições atuais de distanciamento, une-nos como turma, ajuda-nos a desenvolver as nossas ideias do papel para a realidade e a crescer como pessoas.

 

 

 

Além da exposição, que estará patente na Câmara Municipal (por dois meses), e de uma rábula a propósito da temática da nossa exposição (na manhã do dia 11), será levado ao palco o espetáculo "Ecos do passado", que está a ser preparado pelo nosso Agrupamento, pelo grupo teatral "Os Serafins. As sessões serão às 17.30 e 21.30, devendo os bilhetes ser levantados na Casa da Criatividade, ou nos Paços da Cultura.

Reportagens fotográficas recebidas ao longo da semana.

Para veres como estão a trabalhar as nossas turmas, clica em

 

8ºC "Celebrar a nossa História": Conversando com sapatos.

8ºD - "Celebrar a nossa História" - E a magia acontece!

 9ºA "Celebrar a nossa História" - Tudo em grande!

12ºA "Celebrar a nossa História" - Amostra octaedral.

12ºB - "Celebrar a nossa História" - Variações de um lápis Viarco e outros.

12ºC "Celebrar a nossa História" - Vagueando pelo ar, com as Artes e Ofícios.

 

Às restantes turmas que estão a trabalhar no projeto: quando quiserdes fazer chegar até nós notícias das vossas atividades, estamos disponíveis para publicar. Bom trabalho!

 

E a inestimável produção dos "Serafins".

serafins

 

 

PROGRAMA 

 

Domingo - 9h30, no Fórum Municipal:
Inauguração / visita a exposições:


- Artes e Ofícios | Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
- Emigração | Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior
- História | Agrupamento João da Silva Correia
- Indústria | Centro de Educação Integral·

 

Rábula das Artes e Ofícios – Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite·

 

Celestino Pinheiro


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 36 visitantes e 0 membros em linha