Bom ano letivo de 2020/2021
Boas Festas!
Recolha seletiva de resíduos.
Eco-Agrupamento 2020
TGPSI - SandSpace
Dia mundial da alimentação.
Exposição "Artes e ofícios" 2020
"Ecos do passado", "Serafins"
AESL 2019

Constrói-se História nas salas da Serafim
No dia 11 de outubro, feriado municipal de S. João da Madeira, porque é a data em que se celebra a criação do concelho, vão ser realizadas várias ações culturais em que participarão diversas turmas do nosso Agrupamento. As comemorações decorrerão sob o lema “Celebrar a nossa História” e evocarão circunstâncias e factos significativos da História deste concelho, fundado em 1926. Fomos ver como estão a trabalhar as nossas turmas.

 cartaz1


Numa viagem pela escola, fomos encontrando professores e alunos empenhados em pôr de pé estruturas e objetos a integrar no núcleo expositivo "Artes e Ofícios" que ficará, durante dois meses, à disposição do público, no Fórum Municipal. Além disso, foram-nos chegando seis reportagens fotográficas, que publicamos no final desta reportagem.

 

8ºD - E a magia acontece!AN 8D

 

 

 

O 8.º D também está a fazer memória do património do nosso concelho.
Uma cidade mágica... cartolas que destacam os detalhes especiais de uma cidade única - S. João da Madeira.
Os alunos trabalham com muita arte, desempenhando com responsabilidade e engenho o seu ofício de cidadãos empenhados.


E a magia acontece!

 

 

 

 

8ºC - Conversas de sapatos

AN 8C1Numa das salas dos monoblocos, encontramos os alunos do 8ºC mergulhados em desenhos de sapatos, lápis de cor e cartolinas, tentando captar, da forma mais perfeita possível, o modelo de um sapato que se encontrava exposto no quadro.

A delegada de turma, Carina Santos explica-nos tudo: O trabalho consiste em recriar uma história que lemos na aula de Português do ator Pedro Bandeira, intitulada “Conversa de sapatos”. A partir desta história, iremos, com os nossos criativos trabalhos, elaborados com a ajuda dos nossos professores de Português, Susana Silva e visual Nuno Raminhos, montar uma exposição. Com este trabalho, aprendemos que é importante dizer não ao consumismo e ao desperdício e dizer sim à reciclagem e à partilha. Cada sapato abandonado no lixo conta histórias gloriosas passadas com os seus donos.”

A Lara é de opinião que “a principal vantagem é podermos ler várias histórias novas e aprender a fazer coisas diferentes. E também ajuda na parte de Educação Visual e no trabalho em grupo, porque desenhamos e pintamos muito. Depois, podemos levar amigos e familiares a ver a nossa Exposição, lá na Câmara Municipal”.

Para a Filipa Paiva “é uma oportunidade de sermos mais criativos na disciplina de Português e não só nas disciplinas de Artes”.

 

 9ºA - Botas, chapéus e arame.

AN 9A1

 


Mesmo ao lado, na sala 43, encostadinha ao Ginásio, encontramos o 9ºA, com o professor Fernando Andrade, numa enorme azáfama, até porque estavam a chegar as cadeiras novas, aquelas que enroscam para subir e desenroscam para descer, ou vice-versa.

Ali, os materiais mais comuns ali eram a rede metálica, o papel de jornal e a cola.

O delegado de turma, Eduardo Almeida, explica-nos a razão: “O nosso trabalho é fazer uma bota e um chapéu, com revistas e jornais colados com cola branca. No interior, há uma rede de arame. Estamos a reutilizar materiais, nesta recriação de objetos ligados ao património industrial de S. João da Madeira.”

 

 

 

 

 12ºB - Variações para um lápis Viarco


AN 12B1Lá mais em cima, a sala 15 está entregue ao 12ºB, onde o professor Abílio orienta os alunos na recriação de outro símbolo da indústria sanjoanense.

A Marta Coelho explicou-nos tudo direitinho. “No âmbito das disciplinas de Desenho e Português, a turma do 12ºB, do curso científico humanístico de artes visuais, está a colaborar no projeto Celebrar a nossa História. Estamos a explorar a forma de um lápis da Viarco. Partindo da forma básica do lápis, cada aluno começa por realizar um esboço, imaginando uma estrutura ou desenho. Depois, passamos à construção do projeto em maiores dimensões.”

E como têm corrido o vosso trabalho?

Apesar de alguns contratempos, normais em todos os projetos, penso que posso falar nem nome da minha turma: é bastante aprazível voltar à realização de grandes e desafiantes projetos como este. Meter as mãos na tinta novamente, mesmo com as condições atuais de distanciamento, une-nos como turma, ajuda-nos a desenvolver as nossas ideias do papel para a realidade e a crescer como pessoas.

 

 

 

Além da exposição, que estará patente na Câmara Municipal (por dois meses), e de uma rábula a propósito da temática da nossa exposição (na manhã do dia 11), será levado ao palco o espetáculo "Ecos do passado", que está a ser preparado pelo nosso Agrupamento, pelo grupo teatral "Os Serafins. As sessões serão às 17.30 e 21.30, devendo os bilhetes ser levantados na Casa da Criatividade, ou nos Paços da Cultura.

Reportagens fotográficas recebidas ao longo da semana.

Para veres como estão a trabalhar as nossas turmas, clica em

 

8ºC "Celebrar a nossa História": Conversando com sapatos.

8ºD - "Celebrar a nossa História" - E a magia acontece!

 9ºA "Celebrar a nossa História" - Tudo em grande!

12ºA "Celebrar a nossa História" - Amostra octaedral.

12ºB - "Celebrar a nossa História" - Variações de um lápis Viarco e outros.

12ºC "Celebrar a nossa História" - Vagueando pelo ar, com as Artes e Ofícios.

 

Às restantes turmas que estão a trabalhar no projeto: quando quiserdes fazer chegar até nós notícias das vossas atividades, estamos disponíveis para publicar. Bom trabalho!

 

E a inestimável produção dos "Serafins".

serafins

 

 

PROGRAMA 

 

Domingo - 9h30, no Fórum Municipal:
Inauguração / visita a exposições:


- Artes e Ofícios | Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
- Emigração | Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior
- História | Agrupamento João da Silva Correia
- Indústria | Centro de Educação Integral·

 

Rábula das Artes e Ofícios – Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite·

 

Celestino Pinheiro


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 34 visitantes e 0 membros em linha