A mobilidade que reúne os cinco países unidos em prol de duas causas (teatro e migração) – Áustria, Portugal, Noruega, La Reunion (França) e Espanha – deu mais um passo numa semana que se revelou diferente (19 a 23 de abril) e memorável.

 

Nem todos chegaram ao nosso país, na véspera da mobilidade em terras lusitanas, pelo que os franceses tiveram a oportunidade de assistir, no dia 16 de abril, ao espetáculo dos Serafins, «A Cor da Minha Alma», na Casa da Criatividade, na senda do Festival de Teatro.

Assim, no dia 19 de abril, foi dado o sinal para o início da 3.ª mobilidade, no âmbito deste Erasmus, cuja receção teve lugar no átrio da nossa escola, onde, mais uma vez, professores e alunos se (re)viram.

A semana foi sendo preenchida com momentos que ficarão, com certeza, gravados na mente de todos os envolvidos. Ninguém mais esquecerá os nossos afamados «coffe breaks», nos quais púnhamos a conversa em dia e ríamos, saboreando distintos petiscos da nossa terra. Esta é, sem dúvida, uma das mais-valias deste projeto europeu: o convívio e o mútuo conhecimento.

O teatro é o elo que une todas as pessoas envolvidas neste programa e, nesse sentido, não faltaram as oficinas dramáticas dedicadas ao movimento, à concentração, à confiança, à voz, às emoções, à dança, à música e a tantos outros elementos que transformam o teatro num mundo tão mágico. As câmaras fotográficas e os nossos olhos testemunharam a alegria, o gosto, o empenho e a curiosidade bem presentes em todos os alunos e professores que, de forma tão espontânea, se entregaram a todas as atividades previamente programadas.

Claro que, enquanto país anfitrião, houve, igualmente, tempo para darmos a conhecer alguns cantinhos do nosso município, do nosso distrito e de outros locais do nosso país.

Assim, todos visitaram lugares carismáticos de S. João da Madeira, como o Fórum Municipal, o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria e a Torre da Oliva, assim como percorremos as ruas de Aveiro, por terra e por água. Sim, pudemos apreciar diferentes locais da Veneza de Portugal a partir de uma viagem de moliceiro. Os Passadiços do Paiva não foram esquecidos e calcorreados, mesmo pelos menos corajosos, e os doces conventuais de Arouca foram saboreados com todo o requinte. O Porto foi também um dos locais de eleição e, através de um longo passeio pedonal, os nossos companheiros de terras estrangeiras foram vislumbrando os pormenores que fazem desta cidade uma das mais belas, ao nível europeu.

O retrato final de toda esta mobilidade está, com certeza, pincelado de cores alegres, de sorrisos, de abraços e de uma missão plenamente cumprida, profissional e pessoalmente. São estes momentos que ficam para a vida, são estes momentos que nos fazem ter orgulho do nosso país e de toda a família SERAFIM LEITE!

Resta-me agradecer a todos os que tornaram estes dias possíveis e tão especiais. A Serafim Leite provou, mais uma vez, a sua garra e o seu gosto em receber os seus e os outros. Todos os dias têm de ser fantásticos e estes não foram exceção!

Dina Sarabando

Os dias em imagens!

Dia 16

 meus dia16


Dia 19

meus dia19


Dia 20

meus dia20


Dia 21

meus dia21


Dia 22

meus dia22


Dia 23

meus dia23


 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL