O culminar do projeto International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education

O projeto Erasmus+ 2019-1-SI01-KA229-060549_4 ICT II terminou. A última atividade decorreu na Áustria de 8 a 13 de maio.

Portugal esteve representado por alunos do Ensino Profissional de Programação e de Mecatrónica que se distinguiram pelas suas prestações colocando o AESL nos três primeiros lugares do pódio na competição internacional sobre Desenho 3D. Portugal competiu com a Áustria, Espanha, Eslovénia e República Checa. Mas, mais do que uma competição, esta foi uma oportunidade de crescimento académico e pessoal para todos os envolvidos!

Os alunos e professores do AESL tiveram oportunidade de conhecer Weiz, Graz e Viena. A atividade técnica da mobilidade decorreu em Weiz, na escola HAK – Young Business School, entidade acolhedora da mobilidade. Cidade industrial rodeada de verdes luxuriantes. Graz, a 30km de Weiz e a 2108 km de Lisboa, cidade cosmopolita deu a conhecer um dos maiores armeiros do mundo. Viena, visitada no último dia, já de regresso a Portugal, cidade rica na sua herança cultural, patrimonial e histórica foi a “cereja em cima do bolo” de uma semana repleta de diferenças! Uma das que mais impressionou a comitiva portuguesa foram os horários das refeições. Almoço às 11h e jantar às 17h. Em Portugal, com uma diferença horária de uma hora, significava almoçar à hora do pequeno almoço e jantar à hora do lanche!

Além da preparação para a competição e da competição, os alunos participaram, ainda, no Workshop "We make Games", que culminou com a elaboração, em grupo, de um jogo. Neste contexto, entre outros, os alunos combateram ciberterroristas e desenvolveram estratégias de regresso a casa no espaço europeu.

A comitiva teve oportunidade de visitar a Zotter Schokolade, fábrica de chocolate, que permitiu uma viagem ao mundo do chocolate, onde todos puderam experimentar tanto chocolate quanto o que conseguissem comer... ninguém ficou indisposto! Desde as origens, passando pelo processo de fabricação do chocolate, até à prova do produto, nas diferentes fases e finalizado, este foi, indubitavelmente, o ponto mais saboroso da semana!

No Castelo de Riegersburg, situado numa colina lindíssima, perceberam-se superstições num ambiente de bruxaria e assistiu-se, numa arena exterior, a um Show de Aves de Rapina. Impressionantes pelas suas dimensões, rapidez e mergulhos espetaculares no ar as águias, grifos, abutres e corujas tanto impressionaram, como assustaram.
Na Steirerkraft Kernothek, que produz óleo de sementes de abóbora, sementes de abóbora com vários sabores, feijão besouro e várias variedades de vinagres, observaram-se os mecanismos de extração de sementes e os processos de fabrico do óleo, atuais e anteriores.

Os participantes no projeto ERASMUS+ ICT II foram, ainda, agraciados com uma visita à grande empresa Siemens Energy GmbH em Weiz, onde se produzem transformadores para diversas aplicações e produtos de alta tensão e que emprega 2200 pessoas. Nesta empresa, observou-se a linha de montagem de transformadores de várias dimensões com potências de 20 MVA a unidades bem acima de 1.000 MVA, e 20 kV a 1.100 kV que são feitas sob medida. Os Transformadores desempenham um papel crucial para alcançar uma transição energética bem-sucedida. Que grande oportunidade!!!

Esta atividade de ICT II pautou-se por ser predominantemente focada em conteúdos programáticos das áreas da informática e da eletrónica. Permitiu visualizar e pôr em prática, em contexto real, num país diferente do nosso, os conteúdos dos programas lecionados em contexto de sala de aula (trabalhar com o Thinkercad, criar jogos, ver uma linha de montagem e de fabrico de vários produtos) foi um privilégio. Tudo isto enriquecido com visitas culturais num grupo multicultural constituído por vários membros de países diferentes. Foi uma experiência inesquecível! Experiência que deveria ter continuidade na opinião de todos os intervenientes.

ICTII1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL