Finalmente, chegou o ansiado dia das eleições, no âmbito do “Parlamento de Jovens”, e o momento do veredito: 21 de janeiro!
Às 17 horas, terminava a “corrida” às urnas. Com a presença atenta e alvoroçada dos representantes das listas concorrentes, na Direção do nosso estabelecimento de ensino, procedeu-se à contagem dos votos. A sorte ditou a vitória para a Lista E, no Ensino Básico, liderada pelo aluno Rodrigo Matos (6.º D), com 67 votos, e para a Lista P, no Ensino Secundário, cujo cabeça de lista é o aluno Diogo Cruz (11.º A), com 73 votos. Parabéns aos vencedores e, para os restantes participantes, é necessário retirar as devidas ilações da experiência vivenciada neste ano, pois, no próximo ano, haverá novas oportunidades!


Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegaram, então, as Sessões Escolares da Serafim Leite, no Centro Multidisciplinar Interativo: a do Ensino Básico, no dia 23 de janeiro, e a do Ensino Secundário, no dia seguinte, 24 de janeiro. Em ambas foi-nos permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.
Após a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, partiram para a apresentação das suas medidas, de uma forma séria mas serena. A defender e a argumentar é que a gente do “Parlamento dos Jovens” se entende!
Os jovens deputados alegaram os seus melhores argumentos, em defesa das suas medidas, e analisaram as das outras listas, indo ao encontro de possíveis esclarecimentos e pontos fracos. E não era para menos, estão em causa assuntos deveras importantes para o futuro de cada um deles e de todos nós: o futuro do planeta! Se a geração atual continuar com os mesmos comportamentos desrespeitadores do oceano e do ambiente, ocorrerão mudanças climáticas drásticas e prejudiciais a todos nós. Urge uma intervenção musculada e coletiva que estes jovens preconizam!
E, assim, com toda a força persuasiva e uma luta constante, acesa por um clima de competição, cumpriu-se a primeira etapa deste encontro parlamentar.
Em ambas as sessões, cumpridas as rondas de inscrição impostas, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, pelos representantes da Serafim perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro.
Por fim, chegou, também, o momento mais ansiado por todos os participantes: a eleição dos três deputados que representarão a Escola, distritalmente - um sonho a ser alcançado apenas por três deputados de cada nível de ensino. Infelizmente, apesar do papel assumido por todos, ao longo da sessão, efetivamente, só três de cada uma das sessões podiam vencer!


Após a contagem dos votos, soaram, no Auditório do C.M.I., os nomes dos legítimos vencedores:


- no Ensino Básico: Bernardo Fonseca da lista G e do 8.º C (1.º efetivo), Mariana Santos (2.º efetiva) e Maria João Santos (suplente), ambas da Lista M e do 9.º C;
- no Ensino Secundário: Isa Soares, do 12.º A, da Lista A (1.ª efetiva), Sofia Paiva, do 10.º B e da Lista D (2.ª efetiva) e Samuel Silva do 11.º B e da Lista S (suplente).

No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, tivemos a satisfação de ver o sexo feminino a assumir-se como candidato predominante (afinal, a igualdade de géneros está a surtir efeito na política): no Básico, a deputada Eduarda Oliveira (8.º C), da Lista G, e no secundário a deputada Júlia Costa, da lista D (11.º B).
Um forte aplauso para todos os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção!
Os alunos propuseram, ainda, temas a serem debatidos, na próxima edição, tendo alcançado o maior número de votos as seguintes propostas: “Os animais: um ser a ser estimado?” (Básico) e “Legalização de substâncias psicoativas em ambientes controlados e ou para fins terapêuticos?” (Secundário).
Encerra, assim, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2018/2019, e agora é a vez de nos dedicarmos, seriamente, Coordenadoras e Deputados, à preparação do debate para a Sessão Distrital.
Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados brilhem, de novo, no palco parlamentar e que ergam bem alto o nome da nossa Escola.
Acreditamos em todos vós, sem dúvida!...

Cristina Correia e Dina Sarabando

 

Para veres todas as fotos, clica nas seguintes ligações:

Sessão escolar - Ensino básico

Sessão escolar - Ensino secundário

 

logos csessoes pj 19

 

AN repr basico

 

AN repre sec

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL