SESSÃO DISTRITAL

Com a Primavera a dar os primeiros passos em mais um ciclo anual, também, no dia 16 de março, um ano depois, as nossas atividades do «Parlamento dos Jovens» começaram a florir e a retomar o tão desejado ritmo a que, sempre, a nossa Escola se (e nos) habituou!


Apesar do contexto ainda de “estado de emergência”, os jovens deputados Sofia Paiva (12.ºB), Samuel Silva (1.º ano de Economia) – efetivos - e José Santos (12.º A) – suplente - deslocaram-se à nossa querida escola-sede, a fim de participarem na Sessão Distrital deste evento nacional, por videoconferência (Zoom), neste projeto nacional, representante do Círculo Eleitoral de Aveiro, sob o tema (que advém do ano letivo anterior): “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO - como garantir o respeito e a igualdade?”.
Que alegria podermos regressar àquele espaço que nos traz a esperança de que, em breve, poderemos voltar a uma rotina mais próxima do “normal”!
Por outro lado, a nossa jovem deputada, Diana Cardoso (12.º A), chegava a Aveiro, ao edifício do Instituto Português do Desporto e da Juventude, para abraçar mais um desafio no âmbito deste projeto: presidir à Mesa da Assembleia Distrital, coordenando toda a sessão, por via remota!
Apesar de a tecnologia aproximar distâncias reais, todos sentiram falta da presença física, calorosa e buliçosa dos jovens deputados, do frenesim e da movimentação que se vivia nesta ocasião sempre tão aguardada por todos.
Contudo, o entusiasmo e a adrenalina da participação em defesa das nossas medidas falam sempre mais alto, os nossos alunos deram o seu melhor e isso materializou-se de várias formas: nas intervenções seguras, bem preparadas e estruturadas dos nossos deputados e da nossa Presidente da Mesa, na vitória do nosso projeto de recomendação aprovado no debate na generalidade (como já tinha sido, previamente, anunciado na sessão de preparação), na função de porta-voz da 1.ª comissão, por parte da deputada Sofia Paiva e, posteriormente, na eleição do nosso Agrupamento, a 1.ª entre as 4 eleitas, e dos nossos deputados, para participar, nos dias 14 e 15 de junho, na Sessão Nacional, na Assembleia da República.
Uma vez mais, não nos cansamos de o fazer, damos os parabéns aos nossos dedicados deputados serafinos que tão bem souberam representar o seu Agrupamento e o seu concelho!! Até à nacional! Assim seja!

Cristina Correia e Dina Sarabando

Para veres todas as fotos, clica na imagem seguinte:

AN logo abertura

 

logo colagem

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]