Foi com incomensurável entusiamo e alegria que, no pretérito dia 19 de abril, os nossos alunos Maria Sá e Bernardo Fonseca (10.º A), Maria Eduarda Oliveira (10.ºB) e Dinis Costa (6.ºB), entraram, presencialmente, na nossa estimada escola-sede, a fim de participarem na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. E porquê?
Múltiplas razões justificavam o sorriso destes jovens:
. o regresso ao ensino presencial (Ensino Secundário) bem como o retorno a algo parecido com a tão saudosa azáfama do Parlamento de outros tempos, ditos “normais”;
. todo o trabalho que havia sido encetado, no ano anterior, iria, finalmente, ter continuidade, pondo à prova, um vez mais, a excelente capacidade argumentativa dos nossos jovens deputados e, ainda, porque a sede desta sessão foi a Biblioteca do nosso Agrupamento, uma vez que a nossa aluna, Maria Eduarda Oliveira, alcançara, no respetivo concurso, a Presidência da Mesa e, por essa razão, assumiria esse cargo, acompanhada da Vice-Presidente (da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré) e da secretária (da Escola Secundária José Estêvão). Os restantes membros provindos da DGEstE também estiveram presentes para dar o devido apoio técnico e logístico.
Assim sendo, logo pela manhã, estiveram, virtualmente, presentes, na abertura da sessão, a deputada convidada para esta sessão, Dra. Joana Sá Pereira, bem como o Sr. Presidente do Município de S. João da Madeira, Dr. Jorge Vultos Sequeira, que a todos deu as boas-vindas e nos desejou um excelente trabalho parlamentar. Esta parte da ordem de trabalhos contou, ainda, com as representantes da DGEstE e do IPDJ, Dr.ª Cristina Oliveira e Dr.ª Catarina Durão, respetivamente.
Após a resposta dada às inquirições da assembleia de deputados, dirigidas à ilustre deputada, passou-se ao debate na generalidade - amplamente participado – em torno do tema “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”, que, como sabemos, havia transitado do ano letivo anterior, devido à paragem a que pandemia nos obrigou.
Já nas comissões, o referido tema foi vivamente debatido, tendo o Bernardo Fonseca sido eleito porta-voz da sua comissão, a 3.ª. A pausa para almoço foi mais do que merecida e foi, assim, possível retomar-se o fôlego para os trabalhos da tarde, tendo a Serafim Leite conseguido incluir uma medida no Projeto de Recomendação Final que será enviado para a sessão nacional e que, desta feita, representará o Círculo Eleitoral de Aveiro.
E, para terminar em beleza, o deputado serafinense, Bernardo Fonseca, foi eleito porta-voz do círculo de Aveiro, na Sessão Nacional, que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho. O nosso Agrupamento será, igualmente, representado pela deputada Maria Sá e pelo jornalista Dinis Costa.
Temos a certeza de que a Sessão Nacional quer e aguarda a chegada dos deputados da Serafim Leite, pois conhece o trabalho e o entusiasmo que os move nesta causa!
Para veres todas as fotos desta animada sessão, clica em
Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens» (Básico)