Foi com incomensurável entusiamo e alegria que, no pretérito dia 19 de abril, os nossos alunos Maria Sá e Bernardo Fonseca (10.º A), Maria Eduarda Oliveira (10.ºB) e Dinis Costa (6.ºB), entraram, presencialmente, na nossa estimada escola-sede, a fim de participarem na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. E porquê?


Múltiplas razões justificavam o sorriso destes jovens:
. o regresso ao ensino presencial (Ensino Secundário) bem como o retorno a algo parecido com a tão saudosa azáfama do Parlamento de outros tempos, ditos “normais”;
. todo o trabalho que havia sido encetado, no ano anterior, iria, finalmente, ter continuidade, pondo à prova, um vez mais, a excelente capacidade argumentativa dos nossos jovens deputados e, ainda, porque a sede desta sessão foi a Biblioteca do nosso Agrupamento, uma vez que a nossa aluna, Maria Eduarda Oliveira, alcançara, no respetivo concurso, a Presidência da Mesa e, por essa razão, assumiria esse cargo, acompanhada da Vice-Presidente (da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré) e da secretária (da Escola Secundária José Estêvão). Os restantes membros provindos da DGEstE também estiveram presentes para dar o devido apoio técnico e logístico.
Assim sendo, logo pela manhã, estiveram, virtualmente, presentes, na abertura da sessão, a deputada convidada para esta sessão, Dra. Joana Sá Pereira, bem como o Sr. Presidente do Município de S. João da Madeira, Dr. Jorge Vultos Sequeira, que a todos deu as boas-vindas e nos desejou um excelente trabalho parlamentar. Esta parte da ordem de trabalhos contou, ainda, com as representantes da DGEstE e do IPDJ, Dr.ª Cristina Oliveira e Dr.ª Catarina Durão, respetivamente.
Após a resposta dada às inquirições da assembleia de deputados, dirigidas à ilustre deputada, passou-se ao debate na generalidade - amplamente participado – em torno do tema “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”, que, como sabemos, havia transitado do ano letivo anterior, devido à paragem a que pandemia nos obrigou.
Já nas comissões, o referido tema foi vivamente debatido, tendo o Bernardo Fonseca sido eleito porta-voz da sua comissão, a 3.ª. A pausa para almoço foi mais do que merecida e foi, assim, possível retomar-se o fôlego para os trabalhos da tarde, tendo a Serafim Leite conseguido incluir uma medida no Projeto de Recomendação Final que será enviado para a sessão nacional e que, desta feita, representará o Círculo Eleitoral de Aveiro.
E, para terminar em beleza, o deputado serafinense, Bernardo Fonseca, foi eleito porta-voz do círculo de Aveiro, na Sessão Nacional, que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho. O nosso Agrupamento será, igualmente, representado pela deputada Maria Sá e pelo jornalista Dinis Costa.
Temos a certeza de que a Sessão Nacional quer e aguarda a chegada dos deputados da Serafim Leite, pois conhece o trabalho e o entusiasmo que os move nesta causa!

 

Para veres todas as fotos desta animada sessão, clica em

Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens» (Básico)

 

AN PJ Basico

 

AN PJ Basico1

 

AN PJ Basico2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL