Uma perspetiva distinta da Europa e do Mundo
No passado dia 22 de abril, entre as 10h00 e as 18h30, a Serafim Leite viveu mais uma nova experiência ao nível da participação do Agrupamento em projetos escolares que abraçam, simultaneamente, a Política e a Cidadania: a presença na atual edição do Open Day - Cimeira das Democracias, organizado, entre outras entidades, pelo Instituto de Estudos Políticos (Universidade Católica Portuguesa).


Este evento, devido às condições pandémicas atuais, realizou-se no formato online, através da plataforma Zoom. Neste ano, o 9.º desta iniciativa, o tema escolhido, para debate, foi "A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia" e contou com a participação dos alunos Ana Beatriz Machado (12.ºA), Diana Cardoso (12.ºA), Sofia Paiva (12.º B), José Pedro Santos (12.ºA) e Ricardo Mendes (12.ºA) que participaram como delegados do estado do Luxemburgo.
Segundo a universidade organizadora deste projeto, a Cimeira das Democracias “é um desafio académico, em que se convidam escolas de norte a sul do país a formar equipas constituídas por alunos e professores e a assumir o papel de uma delegação de um Estado democrático que representam numa grande “Cimeira das Democracias” imaginária, mas possível. Nessa Cimeira, os delegados apresentam uma “Declaração de Estado” e debatem os temas em foco escutando os pontos de vista de outros “Estados”, tentando – apesar de todas as divergências – chegar, através do diálogo, da boa argumentação e da negociação política a um consenso, ou seja, a uma Declaração conjunta.
O debate acontece, após uma apresentação inicial de cada Delegação, em Comissões Especializadas e, finalmente, numa grande Assembleia Geral com votações e perguntas de jornalistas.”
Na parte da manhã, a Sessão de Abertura foi transmitida em direto, no canal de Youtube do IEP, tendo sido presidida pelo antigo Presidente da Comissão Europeia (e ex-Primeiro Ministro de Portugal), Dr. José Manuel Durão Barroso, e contou com a participação da Dra. Elisa Ferreira (Comissária da UE) e do Embaixador Nuno Brito (Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia).
Após a intervenção de várias personalidades, procedeu-se à apresentação das delegações dos diferentes Estados participantes, durante a qual os nossos alunos representaram muito bem o seu país (há que não esquecer que a Serafim Leite, na pessoa dos seus delegados, assumiu o papel, durante todo o dia, de Escola Embaixadora do Luxemburgo), “medindo-lhe o pulso” à democracia através do “Barómetro da Democracia” e apresentando a sua declaração de Estado sobre a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Após o almoço retemperador, foi feita a transição dos delegados para as Salas das Comissões Especializadas nas quais se procedeu ao aceso debate sobre os seguintes temas:

- A Democracia e a Europa “Resiliente / Europa Social” (delegada Diana Cardoso);
- A Democracia e a “Europa Global” (delegada Sofia Paiva);
- A Democracia e a “Europa Digital” (delegado Ricardo Mendes);
- A Democracia e a Europa “Verde” (delegada Ana Machado);
- A Democracia e Governabilidade na União Europeia (delegado José Pedro Santos).

Terminado este debate, os Delegados regressaram à Sala da Assembleia Geral (sempre via zoom), na qual o Professor Doutor João Carlos Espada, diretor da Universidade Católica Portuguesa – IEP, ministrou uma aula aberta sobre o tema em discussão.
Já a finalizar o intenso dia de trabalhos, procedeu-se ao debate e à votação final.
Não é fácil criar consensos e mais difícil ainda se torna à distância, no entanto, foi uma experiência diferente, muito enriquecedora e que permitiu o contacto com uma realidade universitária diferente, com um projeto diferente, que nos deu muita luta e muito trabalho, mas foi um desafio amplamente superado pelos nossos valentes alunos que trabalharam afincadamente e de forma exemplar!
Só podemos dar os parabéns a estes cinco jovens que tão bem souberam representar o nosso Agrupamento e dar o corpo ao manifesto!

Para veres todas as fotos, clica na imagem seguinte.

AN cimeiras1

 

AN cimeiras2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL