Finalmente, chegou o dia em que, novamente, os jovens deputados municipais dos diferentes agrupamentos se voltaram a encontrar, presencialmente, cara a cara, desde a última sessão da Assembleia Municipal Jovem do ano mais atípico que vivemos até hoje!
No passado dia 28 de abril, foi com grande alegria que os nossos sete magníficos serafinos se dirigiram à Torre da Oliva para reencontrar todos aqueles que, neste ano, partilham connosco a aventura deste projeto municipal.


A convite da Assembleia Municipal, iniciámos a nossa tarde, de forma diferente e muito interessante, com uma visita à exposição “A Liberdade passou por Aqui” que reúne, na Torre da Oliva, 60 fotografias já conhecidas sobre a Revolução dos Cravos e, ainda, imagens inéditas do fotógrafo Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril de 1974. Esta é a primeira exposição desta reportagem em telas de grande formato que, posteriormente, irão ser expostas em cerca de 50 outros concelhos nacionais. Tivemos o grato prazer e o privilégio de sermos acompanhados pelos Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Sequeira; pela Vereadora da Educação, Dra Irene Guimarães; pela Presidente da Assembleia Municipal, Dra Clara Reis e, ainda, pelo Vice-presidente, Eng. José Nuno Vieira.
Após este introito, deu-se início à sessão municipal: no Período Antes da Ordem do Dia, os jovens deputados colocaram questões de interesse geral ao Presidente da Câmara Municipal, tendo os nossos representantes elogiado a autarquia por todo o trabalho desenvolvido, ao longo deste ano, salientando a visita que acabava de nos ser oferecida e, igualmente, todas as iniciativas desenvolvidas na cidade, no âmbito da efeméride alusiva ao 25 de abril.
Foram, também, por nós lançadas questões, a que se juntaram outras emanadas dos restantes agrupamentos e às quais, de seguida, o Senhor Presidente da Câmara Municipal respondeu.
Seguiu-se o Período da Ordem do Dia, no qual se aprovou e votou a ata da 1.ª sessão. Uma vez que o Dr. Jorge Sequeira teve de se ausentar, por motivos de força maior, recebemos as informações relativas às propostas aprovadas, na última reunião, por parte do Senhor Vice-Presidente, que explicou o andamento e o entendimento dado, pela edilidade, às propostas emanadas desta Assembleia.
Após tais considerações, no ponto da ordem de trabalhos “Apresentação de questões / propostas subordinadas ao tema da AMJ”, apenas os deputados da Serafim Leite tomaram a palavra e colocaram questões. Para além de questionarmos a (falta de uma) presença mais revigorada das forças de segurança junto às escolas, nesta fase de desconfinamento, também mostrámos a nossa curiosidade e interesse em saber o que se passou com o extinto projeto wi-fi “Sanjonet” e se este poderá, novamente, tornar-se uma realidade na nossa cidade.
Após os trâmites finais, todos os intervenientes foram presenteados com um simpático lanche para a viagem e todos partimos para o nosso agrupamento com a certeza de mais uma missão cumprida. Mais uma vez, os nossos queridos alunos mostraram o seu valor e dão um excelente contributo à política ativa e responsável da nossa cidade. Parabéns, Serafinos!

 

Para veres todo o álbum, clica na imagem seguinte:

AN AMJ1 3º

 

AN AMJ 3º

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro

    Nov 30, 2022

    Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história “Tomé, O Gaio Semeador”. Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas!!), o Tomé,[…]

  • Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo»

    Nov 27, 2022

    Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo» No dia cinco de novembro de dois mil e vinte e dois, realizou-se a apresentação/debate da obra «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo», da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, livro selecionado para o Plano Nacional de[…]

  • Concurso Juvenes Translatores

    Nov 25, 2022

    Concurso Juvenes Translatores Os nossos alunos foram selecionados para participarem neste concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia. Com o objetivo de promover a aprendizagem de línguas e a tradução, a Biblioteca associou-se a esta iniciativa, no dia 24 de[…]

  • Boa prática reconhecida pela RBE

    Nov 24, 2022

    Boa prática reconhecida pela RBE As Bibliotecas Escolares do AESL foram reconhecidas por terem uma boa prática com valor para ter a honra de ser publicada no blogue da RBE. Acessos: 12

  • Livros novos na Serafim Leite

    Nov 23, 2022

    Livros novos na Serafim Leite Chegaram livros novos à Biblioteca da Serafim Leite. Anda ver as novidades e leva o teu preferido! Acessos: 18

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL