Finalmente, chegou o dia em que, novamente, os jovens deputados municipais dos diferentes agrupamentos se voltaram a encontrar, presencialmente, cara a cara, desde a última sessão da Assembleia Municipal Jovem do ano mais atípico que vivemos até hoje!
No passado dia 28 de abril, foi com grande alegria que os nossos sete magníficos serafinos se dirigiram à Torre da Oliva para reencontrar todos aqueles que, neste ano, partilham connosco a aventura deste projeto municipal.


A convite da Assembleia Municipal, iniciámos a nossa tarde, de forma diferente e muito interessante, com uma visita à exposição “A Liberdade passou por Aqui” que reúne, na Torre da Oliva, 60 fotografias já conhecidas sobre a Revolução dos Cravos e, ainda, imagens inéditas do fotógrafo Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril de 1974. Esta é a primeira exposição desta reportagem em telas de grande formato que, posteriormente, irão ser expostas em cerca de 50 outros concelhos nacionais. Tivemos o grato prazer e o privilégio de sermos acompanhados pelos Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Sequeira; pela Vereadora da Educação, Dra Irene Guimarães; pela Presidente da Assembleia Municipal, Dra Clara Reis e, ainda, pelo Vice-presidente, Eng. José Nuno Vieira.
Após este introito, deu-se início à sessão municipal: no Período Antes da Ordem do Dia, os jovens deputados colocaram questões de interesse geral ao Presidente da Câmara Municipal, tendo os nossos representantes elogiado a autarquia por todo o trabalho desenvolvido, ao longo deste ano, salientando a visita que acabava de nos ser oferecida e, igualmente, todas as iniciativas desenvolvidas na cidade, no âmbito da efeméride alusiva ao 25 de abril.
Foram, também, por nós lançadas questões, a que se juntaram outras emanadas dos restantes agrupamentos e às quais, de seguida, o Senhor Presidente da Câmara Municipal respondeu.
Seguiu-se o Período da Ordem do Dia, no qual se aprovou e votou a ata da 1.ª sessão. Uma vez que o Dr. Jorge Sequeira teve de se ausentar, por motivos de força maior, recebemos as informações relativas às propostas aprovadas, na última reunião, por parte do Senhor Vice-Presidente, que explicou o andamento e o entendimento dado, pela edilidade, às propostas emanadas desta Assembleia.
Após tais considerações, no ponto da ordem de trabalhos “Apresentação de questões / propostas subordinadas ao tema da AMJ”, apenas os deputados da Serafim Leite tomaram a palavra e colocaram questões. Para além de questionarmos a (falta de uma) presença mais revigorada das forças de segurança junto às escolas, nesta fase de desconfinamento, também mostrámos a nossa curiosidade e interesse em saber o que se passou com o extinto projeto wi-fi “Sanjonet” e se este poderá, novamente, tornar-se uma realidade na nossa cidade.
Após os trâmites finais, todos os intervenientes foram presenteados com um simpático lanche para a viagem e todos partimos para o nosso agrupamento com a certeza de mais uma missão cumprida. Mais uma vez, os nossos queridos alunos mostraram o seu valor e dão um excelente contributo à política ativa e responsável da nossa cidade. Parabéns, Serafinos!

 

Para veres todo o álbum, clica na imagem seguinte:

AN AMJ1 3º

 

AN AMJ 3º

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL