Finalmente, após a paragem forçada a que a quarentena nos havia obrigado, conseguimos, no dia 13 de maio, proceder, no âmbito da mais recente iniciativa da Serafim Leite, «O Parlamento na Serafim», à apresentação das listas candidatas, bem como à divulgação das respetivas medidas de atuação do referido projeto do nosso caro Agrupamento!


Além da formação e da ação da habitual assembleia, na qual foram debatidas as ideologias dos jovens deputados serafinos, desta vez em prol do seu estabelecimento de ensino, pondo a render as competências já adquiridas em outros projetos similares, o «nosso» parlamento contou com uma novidade que se revelou um sucesso: o inédito «Encontro de Ideias» com a Diretora do Agrupamento!
Sim, na passada quinta-feira, ocorreram às 14h15 (Ensino Básico) e às 15h30 (Ensino Secundário) as sessões que marcaram o reinício dos trabalhos. Foi com grande satisfação, entusiasmo, dedicação, concentração e bom humor que, novamente, os nossos pequenos e grandes oradores voltaram a pisar o auditório, já em presença, embora de máscara (mas «não há bela sem senão»), a fim de mostrarem que gostam, efetivamente e sem margem para dúvidas, da nossa Escola, que se interessam, que querem ser ouvidos, que querem ser (um) a voz ativa e que querem, acima de tudo, fazer parte do futuro do AESL!
E o certo é que as suas expectativas não saíram frustradas: a nossa Diretora, Dr.a Anabela Brandão, aguardava-os para ouvir todas as suas propostas, para acompanhar cada gesto, cada pergunta, cada inquietação e cada dúvida que, abertamente, iam ecoando no CMI, naquela tarde tão proveitosa.
Desde o 5.º ao 12.º anos, todos os alunos se sentiram acolhidos e, mais do que tudo, sentiram que a sua opinião, os seus mais ínfimos desejos, para uma melhor vida escolar, foram tidos em consideração e este é, com certeza, o espírito do nosso Agrupamento!
Da discussão das diferentes visões, nascerá o rumo e o trilho certo, para que toda a comunidade escolar sinta que está no “seu” Agrupamento, identificando-se e participando, vivamente, no que é o seu dia a dia e naquela que é, sem dúvida, a sua segunda casa.
Foi proposto e argumentado um variado leque de medidas, fruto quer da reflexão e visão de futuro, quer das necessidades, diariamente, sentidas pelos nossos jovens deputados. Estas medidas irão a escrutínio, nos próximos dias 9 e 11 de junho, nas respetivas Sessões Escolares, do Ensino Secundário e do Ensino Básico, respetivamente.
Ninguém ficou indiferente a este original acontecimento: Diretora, alunos e professores presentes saíram com um sentimento de pertença ainda mais forte e com vontade de trabalhar, ainda com mais afinco, para tornar o nosso Agrupamento mais acolhedor e eficiente! Mais à nossa medida!
Parabéns a todos os alunos participantes, porque não restam dúvidas de que são o melhor futuro da Serafim, após as obras!

Cristina Correia e Dina Sarabando

Para veres as fotos das duas sessões, clica em:

"Parlamento da Serafim" - Assembleia do Ensino Básico.

"Parlamento da Serafim" - Assembleia do Ensino Secundário.

 

Para leres as perguntas e as respostas, clica em:

Perguntas dos alunos e respostas da diretora. 

 

 

AN futuro obras

 

AN assembleia sec


Blogue da Biblioteca Escolar

  • 2.º Encontro Nacional AFC no Europarque

    May 25, 2022

    2.º Encontro Nacional AFC no Europarque A Rede de Bibliotecas Escolares está presente no 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular, que decorre nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Biblioteca do AESL também lá está. Acompanhe o “2.º[…]

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

  • Narrativas gráficas

    May 3, 2022

    Narrativas gráficas A exposição das narrativas gráficas e dos marcadores de leitura elaborados pelos alunos dos três agrupamentos de S. João da Madeira já está patente na galeria da Biblioteca Municipal da nossa cidade. Vem visitá-la e ver o trabalho dos nossos[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL