O Qualifica é um certame de educação, formação, juventude e emprego que se realiza todos os anos, no nosso país. Este evento é organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e tem como objetivo promover a educação e a formação profissional, bem como aproximar as empresas e os empregadores dos potenciais candidatos. 

 Esta exposição é uma importante oportunidade para os jovens, estudantes e trabalhadores, que desejam desenvolver as suas competências e habilidades, conhecerem novas oportunidades de formação e emprego e obterem informações valiosas sobre o mercado de trabalho. Durante a feira, é possível participar em oficinas, workshops, palestras e outras atividades educativas, bem como conversar com representantes de empresas e instituições de ensino. 

Na passada quarta-feira, dia um de março, as turmas dos décimos segundos anos partiram rumo a Matosinhos. Pelas oito horas e trinta minutos, os alunos reuniram-se com as psicólogas Ana Santos e Manuela Fernandes, dos SPO, organizadoras do evento, e os professores acompanhantes, na entrada da escola, para fazerem a devida chamada e procederem ao início da viagem.

A viagem demorou cerca de uma hora e, quando chegámos, tivemos de aguardar a confirmação da nossa entrada, na portaria. Os alunos saíram dos autocarros, pegaram nos seus pertences e entraram no edifício da Exponor.

Antes de entrarem na zona onde se encontravam todas as mostras, os professores deram liberdade aos alunos para procurarem e questionarem em busca de novas informações, já que encontrariam muitas universidades, faculdades, institutos politécnicos, entidades de formação pós-secundária, saídas de emprego, entre outras representações. Solicitaram, também, aos alunos para se espalharem, sempre com cuidado e, ao meio dia em ponto, voltaram a reunir-se no mesmo local.

Dadas essas informações, os alunos foram percorrendo todas as zonas possíveis. Divertiram-se, recolheram informação, fizeram jogos, ganharam recompensas e vários panfletos e tiveram, igualmente, tempo para descansar.

Chegada a hora de ir embora, os alunos foram até ao local combinado e voltaram para os autocarros.

Na minha opinião, esta visita foi muito importante, pois consegui encontrar vários politécnicos com licenciaturas e CTeSP que me deixaram muito curioso e, ao mesmo tempo, com várias dúvidas sobre se hei de ou não prosseguir os meus estudos no Ensino Superior. Esta oportunidade ajudou-me, sem dúvida, a esclarecer muitas das minhas dúvidas, tornando-se muito enriquecedora para o meu conhecimento sobre várias portas de saída possíveis, no meu futuro. Apreciei muito a simpatia de todos, a vontade das pessoas e a forma como interagiram connosco.

Gostaria muito de voltar um dia, porque foi uma boa experiência.

Alunos da turma do 12.ºE (TIIGR e EAC)

testemunho pessoal de Edgar Silva

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL