Endereço, agora publicamente, os Parabéns! aos alunos do Agrupamento da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, dos 10º A, 11º A, 11º B, que participaram, no dia 22 de maio, na Sessão Plenária, de apresentação do Projeto BEST – Universidade Católica Portuguesa (centro regional do Porto), junto de S. Exa., o Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Prof. João Grancho. A sessão contou com a presença de várias personalidades importantes no panorama da reflexão de natureza bioética em Portugal, nomeadamente o Professor Doutor Daniel Serrão e Walter Osswald.

Uma das conclusões retiradas da reflexão deliberativa que pudemos construir em grupo, apresentada na Sessão plenária, foi a de que a concepção tradicional de corpo (ainda) rege a prática científica e clínica da Medicina contemporânea, nomeadamente no que se refere ao tratamento e/ou cura da dor e do sofrimento, falando-se hoje de uma 'medicina sem corpo'. Em pleno século XXI, o médico deve partir, doravante e antes de mais, da concepção de que o corpo doente do seu paciente é um corpo-vivido; fazendo-o altera as regras de relacionamento terapêutico e de escuta na situação clínica, existentes até ao séc. XX.

As sementes foram (são) lançadas por estes alunos... e a 'colheita' desse labor intenso e paciente virá, certamente, a seu tempo em prole de um sociedade que queremos como solidária e justa, onde o direito e o exercício da cidadania mergulhem no sentimento de defesa da pessoa naquilo que ela tem de único: a sua singularidade irredutível na experiência sentida, autêntica, da verdade e do sentido do mundo.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL