Numa iniciativo que visou a sensibilização dos alunos dos cursos profissionais – Técnico de Comércio e Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade – o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dinamizou, no dia 24 de outubro, a visita de estudo ao Centro de Congressos de Lisboa, local onde se realizou o evento "eShow Lisboa 2013", uma oportunidade única para conhecer em primeira mão os melhores fornecedores de serviços e tecnologia para o sector online.

 

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promove visita ao eShow | Feira e Congresso Internacional de E-commerce, Marketing Online, Hosting & Cloud e Social Media

A revolução digital intensifica as tendências da globalização, diminui as fronteiras geográficas e aumenta a confiança no comércio online.

Lisboa faz parte do maior circuito internacional de eventos sobre negócios na internet.

 

A visita iniciou-se com um workshop promovido pela "Amen Portugal ", a qual faz parte do Grupo Dada, líder europeu em registo de domínios, alojamento, e-commerce e soluções de presença online.

 Foi assim que, pelas 10:20, os visitantes da ESSL assistiram a uma demonstração sobre a utilização do back-office da loja online, a qual incluía a criação de 1 produto, 1 cliente, 1 método de pagamento, 1 método de entrega e, a colocação da encomenda.

Percorrendo o espaço dedicado aos expositores foi possível encontrar empresas de diferentes setores de atividade:

     • Marketing, comunicação e publicidade .

     • Software de gestão e comercial (e-commerce).

     • Serviços de logística e transporte.

     • Plataformas e métodos de pagamento.

     • Agências de performance, de net afiliação e de comparação de preços.

     • Serviços de Internet.

     • Monitorização, certificação e desenvolvedores de confiança.

Mais do que uma feira de comércio eletrónico e marketing digital, o eShow Lisboa é um novo caminho, todo um mundo de oportunidades e criatividade que promete incentivar a cooperação empresarial e a superação de desafios. Já não é possível que as empresas descurem estes valores, referentes a 2012:

     • 5, 22 milhões de portugueses estão na internet (2,5 mil milhões a nível mundial).

     • Existem cerca de mil milhões de compradores online.

     • Realizaram-se mais de 850 mil milhões de euros em compras online, no mundo, dos quais 300 mil milhões foram na europa.

     • 65% é a percentagem de internautas pesquisam online antes de comprar offline,

     • Aproximadamente a mesma percentagem de portugueses passa pelo menos uma hora por dia no facebook.

     • Um pouco menos, 2,9 milhões, ainda que em crescendo, é o número de portugueses que utiliza a internet móvel.

     • Na internet, o Português é a 3ª língua mais falada das línguas ocidentais e a 5ª do mundo.

Investir em marketing digital deixou de ser opcional para se tornar obrigatório a qualquer empresa, enquanto fator de diferenciação.

O evento representa uma oportunidade para todos aqueles que queiram aumentar as suas competências digitais e conhecer as recentes tendências, soluções estratégicas e serviços da economia digital.

É também a oportunidade para as empresas portuguesas venderem os seus produtos e serviços aos milhões de consumidores e empresas que utilizam a internet em todo o mundo.

Para os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, representou a oportunidade única de ficar a conhecer algumas das empresas mais prestigiadas no que diz respeito ao desenvolvimento da economia digital, permitiu deduzir a importância e as vantagens da internet para as empresas e contribuiu para conhecer uma ampla rede de parceiros comerciais que podem dar suporte aos negócios, através de softwares e de serviços que permitem aumentar a qualidade e eficiência das atividades ligadas à distribuição e aos pagamentos.

O autor: João Mesquita