No passado dia 6 de Abril, pelas 21 horas, decorreu, no Centro Multidisciplinar Interactivo da Escola, a iniciativa “M de Mulher”, no âmbito do Projecto Curricular da Turma A, do 12º ano.Neste sentido, foi abordado o tema da Violência contra a Mulher numa perspectiva de sensibilização para este flagelo social, que acaba por condicionar a vida em liberdade e em democracia de uma das metades da humanidade. |
Diversas práticas nocivas para a integridade física e psicológica da mulher, como o tráfico feminino, a mutilação genital e os crimes de honra, foram objecto de análise por parte dos alunos, que não quiseram deixar de apelar à tolerância zero no que respeita a actos hediondos, cometidos, muitas vezes, em nome da religião e de tradições milenares completamente obsoletas.
Fica aqui o apreço por estes alunos que, numa atitude louvável, quiseram alertar a comunidade escolar para esta realidade, tantas vezes ignorada ou polidamente camuflada. Citando as suas palavras: “A caminhada de afirmação da mulher como ser humano digno e dignificador ainda continua a ser feita, mas agora, felizmente, com a cumplicidade de muitos homens”. Acreditemos nas suas palavras, convictos de que os pequenos gestos também ajudam a mudar o mundo.