Saiu da escola, cheia de alegria, ritmo e, sobretudo, animação, a trupe dos 12º anos da Escola Secundária de Serafim Leite, dirigindo-se a Mafra para uma requintada visita de estudo.
Cantando desde as 6h da manhã, lá chegámos nós a Mafra, por volta das 10h da manhã. Mesmo lá, o ritmo não parou com djambés à mistura, pois foi aí que se verificou a união em algumas turmas. Depois desta onda de ritmo, fomos justificar o motivo que nos conduzira, neste dia, 25 de Fevereiro de 2011, a Mafra.

 

As turmas não andaram todas juntas, sendo, então, divididas em grupos diferentes. De manhã, um grupo foi ver a peça de teatro inspirada na obra de José Saramago, “Memorial do Convento”, e o outro foi visitar o Convento/Palácio/Basílica de Mafra. A nossa turma foi, na parte da manhã, visitar o Convento. A nossa ilustre guia explicou-nos as mais variadas circunstâncias e curiosidades relacionadas com o Convento de Mafra, a maioria das quais já nos haviam sido ensinadas pela docente Dina Sarabando, a nossa professora de Português. Começámos com uma introdução no exterior do Convento, entrando, posteriormente, para a Basílica e visitando os mais variados recantos do Palácio, como os quartos do Rei e da Rainha, as salas de jogos, de caça, amarela, de jantar, a biblioteca,…

E foi assim que acabou a nossa visita, na parte da manhã. Todas as turmas dirigiram-se, numa fase posterior, para a Escola de Infantaria de Mafra para “encher” a barriguinha. Nesta visita nunca esquecemos a boa disposição. E, após o almoço, algumas turmas foram assistir à peça “Memorial do Convento”, uma adaptação de Miguel Real e Filomena Oliveira muito bem elaborada, que contou com excelentes actores e um grande cenário, sendo a passarola a parte mais elaborada e bonita do cenário, na nossa singela opinião. A parte de que mais gostámos da peça foi a inicial, pois foi cómica, durante a qual se representaram várias situações das relações entre o Rei e a Rainha, tendo havido uma crítica a esse tipo de amor.


Chegou a hora de voltarmos para casa e, com muita pena, estava a acabar esta belíssima visita de estudo, mas a animação prolongou-se até à escola. Com cânticos, djambés e guitarras, chegaram os autocarros à escola. E foi assim que terminou esta grandiosa visita... A turma do 12º G, fascinada com a obra do Nobel, e após a visita a Mafra, sob sugestão da docente de Português, aquando do estudo do módulo 12, desfilou no Auditório do Centro Multidisciplinar Interactivo da nossa escola assumindo o papel das personagens mais significativas da peça: Baltasar Mateus (Vítor Oliveira); Blimunda Sete – Luas (Ricardo Santos); Bartolomeu Gusmão (Diogo Reimão); o rei D. João V (Diogo Sousa); a rainha D. Maria Ana (Renato Oliveira); Domenico Scarlatti (Cláudio Sousa); José Saramago (Rui Oliveira); Zé Pequeno (Tiago Resende).

Foi uma verdadeira viagem rumo ao século XVIII da qual os alunos não mais se esquecerão e, desta vez, ninguém caiu da passarola, mas sonharam bem alto …

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL